Ter um negócio próprio é o sonho de muitos empreendedores e um dos principais caminhos para alcançar esse objetivo é investir em franquias. Para se dar bem neste mercado, no entanto, será necessário ter um bom planejamento e gestão.
Alguns desafios que os empresários enfrentam são a abertura, custos iniciais e demora no retorno do investimento. Nesse sentido, as franquias ganham muitos adeptos por serem opções mais seguras, já que o empreendedor tem acesso a uma marca consolidada e a todo o know-how do franqueador.
É importante ressaltar que o primeiro passo desse processo é escolher uma franquia que combine com você. Isso envolve pesquisa de mercado, estudo do público-alvo, entre outros fatores.
Confira no blog de franquias da Água de Cheiro algumas dicas para iniciar uma gestão empresarial na franquia.
O que é gestão empresarial?
A gestão empresarial integra todas as áreas de uma empresa. A definição está associada ao conjunto de ações e estratégias que são aplicadas ao negócio.
Isso exige um profundo conhecimento sobre a organização e habilidades de gerenciamento, comunicação e a promoção de soluções.
Uma boa gestão empresarial é importante para diminuir os custos operacionais, otimizar processos e cuidar da saúde financeira do negócio.
Por outro lado, caso a empresa não adote estratégias eficientes, poderá apresentar problemas como: descontrole financeiro, dificuldade de atrair e fidelizar clientes e alta rotatividade de funcionários.
Segundo um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a má gestão é considerada a segunda principal causa de falência de empresas em todo o Brasil.
Como iniciar a gestão
Não existe uma fórmula mágica para gerenciar uma franquia, mas tudo vai depender do esforço e do conhecimento do gestor. Conheça alguns hábitos que vão ajudar o empreendedor a ter uma gestão empresarial de qualidade.
Planejamento
O planejamento é a etapa mais importante para a abertura de um negócio. Neste processo, o empreendedor deve ter um objetivo estratégico definido, prazos para serem realizados e uma estimativa de custos.
Contemple as metas de curto, médio e longo prazo e considere os pontos fortes e fracos da marca. Lembre-se de respeitar sempre as normas do franqueador. Não faça modificações sem antes ter o aval.
Monitore métricas
Com o planejamento definido, o próximo passo é acompanhar de perto se cada ponto estabelecido está sendo cumprido. Para isso, o gestor precisará estar antenado aos indicadores de desempenho.
As métricas elevam a eficácia, produtividade, qualidade e lucro da organização. Além disso, se encontrar problemas para atingir determinadas metas, é possível fazer alterações no caminho para que o objetivo ainda seja alcançado.
Controle de caixa
As despesas e ganhos do franqueado devem estar previstos no planejamento, porém é essencial que o controle financeiro da empresa seja feito diariamente para não ficar no vermelho.
Fique atento aos prazos de pagamentos (salários, produtos, fornecedores, taxa de franquia). Caso não seja possível cobrir as despesas somente com as vendas dos produtos, considere contratar um financiamento e inclua as parcelas nas previsões de pagamento dos próximos meses.
Leia mais aqui para entender como funciona o lucro de uma franquia.
Oportunidades
Mesmo que a franquia tenha um público cativo definido em cada região, nada impede o empreendedor de expandir o mercado em que está atuando e buscar novos consumidores.
Quanto maior for a afinidade do empresário com o segmento em que ele está atuando, mais facilidade terá em promover novas ações. Novamente, ações específicas precisam ter o aval do franqueador, mas o franqueado pode levar sugestões.
Participe dos treinamentos
É dever fundamental de todo franqueado participar dos treinamentos e capacitações oferecidas pelo franqueador, mesmo que o empresário seja experiente.
Um franqueador já passou por diversas experiências, positivas e negativas, e poderá mostrar um modelo que equilibre a gestão da franquia. Essas ações também servem de oportunidade para que o franqueado conheça mais a fundo a marca e continue se capacitando para melhorar ainda mais a gestão.
Invista na Água de Cheiro
Não perca a oportunidade de investir na 1ª marca de beleza de franquias do Brasil.
A Água de Cheiro possui uma história de 47 anos de sucesso. A franquia é a ideal para quem deseja crescer no movimentado mercado de perfumaria e beleza.
Os modelos disponíveis possuem investimento inicial que varia de R$ 114 mil a R$ 184 mil, com lucratividade estimada de 14% a 18%. Se você quer saber mais sobre as franquias, clique aqui.