Investimento em franquia: um guia sobre como se planejar 

Como se planejar antes de investir

Analisar a capacidade de investimento, a quantidade de tempo que terá para se dedicar ao negócio e a afinidade com o ramo escolhido e a marca são alguns passos que fazem parte do planejamento necessário antes de investir em uma franquia.

O setor cresce. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que, no terceiro trimestre de 2023, o faturamento do setor de franchising passou de 

R$ 56,256 bilhões para R$ 62,676 bilhões se comparado ao mesmo período de 2022. 

Os setores de saúde, beleza e bem-estar se destacaram, ficando em segundo lugar, com receita 13,7% maior na comparação entre os meses pesquisados. 

Neste artigo, o blog de franquias da Água de Cheiro orienta sobre como se planejar antes de investir em uma franquia. 

Planejar antes de investir

O investidor escolhe uma franquia para investir por ser um modelo já testado e consolidado no mercado. Dessa forma, o franqueado paga por um know-how, por reproduzir um modelo de sucesso e pelo direito de uso de uma marca reconhecida no mercado. 

O Sebrae orienta que são muitos os fatores que devem ser observados antes de assinar o contrato com uma franqueadora. 

Entre eles estão: analisar sua capacidade de investimento; quais são as habilitações exigidas; quantidade de tempo que terá disponível para dedicar-se; disponibilidade na sua região; afinidade com o ramo de negócio e com a marca e pontos que considere importantes, como o reconhecimento da marca.

Organizando as finanças

Quando o assunto é dinheiro, o primeiro passo é ter a certeza de quem tem capital suficiente para iniciar o negócio e mantê-lo até que ele se torne rentável.

O cálculo de quanto se deve ter para fazer um investimento seguro deve levar em conta “o investimento inicial informado pelo franqueador, por meio da circular de oferta de franquia (COF) e o tempo previsto para que a empresa atinja o ponto de equilíbrio operacional”, orienta o Sebrae.

Também é preciso considerar o capital de giro. Isso para que o novo negócio tenha recursos suficientes para arcar com os compromissos, além de uma reserva de capital para sustentar-se enquanto não puder fazer retiradas da empresa sem o risco de deixá-la descapitalizada.

Lembre-se de verificar com a franqueadora sobre a rentabilidade do negócio, assim como lucratividade e tempo de retorno.

Saúde financeira da franquia

O futuro franqueado pode (e deve) pedir para a franqueadora a Circular de Oferta de Franquia (COF). 

Na COF, o investidor consegue as informações comerciais, financeiras e jurídicas da franquia.

A lei prevê que a COF seja entregue ao franqueado até dez dias antes da assinatura de qualquer contrato ou taxa. 

Contudo, além da circular, o investidor deve verificar a regularidade fiscal e tributária da empresa. Isso pode ser feito ao conferir as certidões negativas federal, estadual e municipal de onde se encontra a sede da franqueadora. 

Ainda é possível verificar se existem problemas financeiros devido ao não pagamento de produtos ou serviços contratados. Basta, por meio de referências comerciais, falar com fornecedores ou prestadores de serviços.

Por fim, é possível verificar na internet ou conversar com atuais ou ex-franqueados sobre a marca e utilizar as informações na entrevista, que será feita com o franqueador.

 Água de Cheiro: um investimento seguro

A Água de Cheiro, empresa há mais de quatro décadas no mercado brasileiro, comercializa linhas próprias e produtos fashion brands mundialmente conhecidos. 

São produtos marcantes, com qualidade renomada e que proporcionam ao cliente final uma nostalgia com as fragrâncias.

A Água de Cheiro trabalha para atender aos mais diversos perfis de consumidores.  Pluralidade e multiculturalidade fazem parte da história da marca.

Venha fazer parte da rede de franquias que tem suporte do Grupo Rothenberger. Para saber mais, clique aqui.

ÚLTIMAS

SEJA FRANQUEADO E FAÇA PARTE DA REDE DE FRANQUIAS COM 47 ANOS DE TRADIÇÃO

(Este canal é exclusivo para candidatos a adquirir franquias Água de Cheiro, se você deseja ser um revendedor de produtos clique aqui)

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

leia também