Ao decidir investir em um novo negócio, você pode se deparar com dois termos bastante utilizados: franquia e licenciamento.
Apesar de apresentarem algumas semelhanças, eles são bem distintos e indicados para perfis diferentes de investimento.
Neste texto, você entenderá a diferença entre eles para ter uma decisão certeira na hora de investir em um novo negócio. Vamos nessa?
O que é licenciamento?
De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL), “licenciamento é o direito contratual de utilização de determinada marca, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada, que pertença ou seja controlada por terceiros, em um produto, um serviço ou uma peça de comunicação promocional ou publicitária”.
O licenciamento é concedido temporariamente, mediante uma compensação financeira. No Brasil, esse pagamento é conhecido como royalty. Quando se fala em personagens, celebridades e obras artísticas, o termo indicado é copyright, equivalente a direito autoral (moral e patrimonial).
O Brasil está entre os seis países com maior faturamento em licenciamento de marcas do mundo. Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá estão entre os mais expressivos.
É um segmento que tem crescido em terras brasileiras. O faturamento de 2023, segundo a ABRAL, foi de pouco mais de R$ 23 bilhões. Um crescimento de 5% em relação ao ano de 2022.
Vamos a um exemplo!
Disney, Marvel e DC Comics são marcas bastante licenciadas em todo o mundo. Big Brother Brasil e MasterChef, licenciados pela Endemol Shine Group, também fazem parte desta lista.
Você já viu uma mochila com a estampa do Mickey ou uma camiseta com o Pateta? Esses produtos são licenciados.
O que isso quer dizer?
Uma empresa produtora de mochilas e camisetas comprou a licença da Disney para estampar os personagens nos produtos. Isso é licenciamento.
Benefícios do licenciamento
São vários benefícios, entre eles:
- Reconhecimento do público-alvo;
- Diferenciação em relação aos concorrentes;
- Rentabilidade através de margens mais altas pela força da marca;
- Entrada facilitada nos canais de distribuição;
- Fortalecimento da marca da empresa;
Mas atenção! No licenciamento, você não terá o mesmo nível de suporte que terá com uma franquia. Isso sem contar que a empresa dona da marca pode licenciar a propriedade intelectual para outras empresas, o que irá aumentar a concorrência.
O que é franquia?
Já a franquia é um sistema que envolve a autorização para empreendedores, chamados de franqueados, a utilizarem a marca da empresa. Tudo é regulamentado pela lei 13.966/19, conhecida como Lei de Franquia.
Este modelo opera como uma reprodução controlada de um negócio que já foi testado no mercado e está estabelecido. É basicamente uma cópia do negócio já existente.
Aqui o franqueado deve oferecer os mesmos produtos ou serviços, mantendo a mesma identidade visual e reputação, contudo em locais diferentes.
Existem grandes marcas que seguem o modelo de franquia que você já deve conhecer, por exemplo, a Água de Cheiro.
No modelo de franquia, a franqueadora, dona da marca, dá todo suporte ao franqueado, como: treinamento, estratégias de marketing e fornecimento de produtos e serviços, por exemplo. A orientação é contínua.
Para entender as principais obrigações entre franqueado e franqueador, clique aqui.
Vamos a um exemplo!
A Água de Cheiro é uma empresa que optou pelo franchising. Isso quer dizer que ela oferece ao franqueado todo suporte para o funcionamento da unidade.
As lojas seguem um mesmo padrão de cores, tamanhos, oferecendo os mesmos produtos.
O que isso quer dizer?
Você pode ir a uma loja Água de Cheiro na capital paulista, no Rio de Janeiro ou em qualquer outra cidade do Brasil que irá encontrar os mesmos produtos com o mesmo padrão de atendimento.
Benefícios da franquia
- Iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado;
- Contar com o apoio do franqueador;
- Existência de um plano de negócio;
- Maior garantia de melhor participação no mercado;
- Melhor planejamento dos custos de instalação;
- Economia com propaganda;
- Independência jurídica e financeira;
- Possibilidade de pesquisa e desenvolvimento.
Mercado de franquias em expansão
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou que o mercado de franquias acelerou no 1º trimestre de 2024. Se comparado a 2023, o aumento foi de 19,1% com um faturamento que ultrapassou a casa dos R$ 60 bilhões.
Os dados apontam que foram abertas 4,3% mais operações e encerradas 1,9%, resultando num saldo positivo de 2,4%.
Água de Cheiro: uma excelente oportunidade para empreender
A Água de Cheiro é uma franquia que já faz parte da vida dos brasileiros há 47 anos.
Após o primeiro contato, a abertura da loja é feita em aproximadamente 90 dias, sendo o período de negociação feito em 30 dias e as obras da loja em até 60 dias.
O investimento para abrir uma franquia da Água de Cheiro é de R$ 115 mil a R$ 185 mil, com um faturamento anual de R$ 500 mil. O retorno do valor investido gira em torno de 18 e 24 meses.
São quatro modelos para o franqueado: a loja premium, a loja pop, o quiosque e o contêiner. Para saber mais sobre o investimento, clique aqui.