Mercado de beleza: um panorama do setor em 2024

Segundo um levantamento realizado pela TCP Partners, o mercado da beleza terá um crescimento médio anual de 5,7% até 2025. Ou seja, ao longo deste ano, as perspectivas são muito positivas.

Há alguns anos, o setor se estabeleceu como um dos maiores no Brasil. Afinal, o país é o quarto maior mercado de beleza do mundo, de acordo com o último levantamento realizado pela empresa Euromonitor International. 

Pensando nisso, o blog de franquias da Água de Cheiro traz algumas percepções importantes sobre o setor em 2024

Vamos nessa?

Os números devem continuar surpreendendo

Uma matéria da Cosmetic Innovation apontou que o mercado global de cosméticos foi avaliado em US$ 313,22 bilhões em 2023.

Ao que tudo indica, o setor deve faturar cerca de US$ 417,24 bilhões até 2030, com uma taxa de crescimento anual de 4,2% durante esse período. Já um relatório da McKinsey prevê que o setor deve atingir o faturamento de U$ 580 bilhões até 2027.

O mesmo levantamento da TCP Partners apresentou que, em 2022, a indústria brasileira de cosméticos e produtos de higiene pessoal reuniu 3.396 empresas, exportou R$ 4,1 bilhões e gerou uma receita bruta no valor de R$ 54 bilhões.

Quando falamos em Brasil, segundo a Statista, a venda de produtos de higiene pessoal e cosméticos no Brasil alcançou R$ 124,5 bilhões em 2021 e pode ultrapassar os R$ 130 bilhões em 2026.

Desse modo, as expectativas para 2024 seguem altas, principalmente por conta de tendências que chegam e que se consolidam dentro do mercado de beleza

E vale lembrar que essa expansão está relacionada à integração dos cosméticos no estilo de vida moderno, que passou a priorizar cuidados com a pele, cabelos e maquiagem em prol do bem-estar

Quais são as tendências do mercado de beleza para 2024?

Com o aumento do autocuidado e a crescente procura por itens que auxiliam na melhora do bem-estar, o mercado de beleza se volta, principalmente, a esses dois pilares.

Mas mais que isso, os consumidores têm priorizado resultados. De acordo com uma pesquisa da Mintel, 81% dos brasileiros concordam total ou parcialmente que as marcas de beleza devem fornecer mais evidências científicas que confirmem os resultados prometidos. 

Algumas das principais tendências que devem dominar o mercado de beleza em 2024 são:

Autocuidado e saúde

A tendência de autocuidado cresceu significativamente nos últimos anos. Atualmente, os consumidores buscam, por meio de produtos de beleza, encontrar uma rotina de cuidados que melhore a qualidade de vida e o bem-estar.

Por isso, não surpreende que uma das tendências que deve dominar o setor ao longo do ano é a “neuro glow” que, segundo o Sebrae, “propõe uma abordagem abrangente da beleza na qual os consumidores estão priorizando o bem-estar para melhorar a saúde física e mental”. 

A ideia do “neuro glow” é que o cuidado com a beleza também pode ser uma maneira de aliviar o estresse e encontrar um equilíbrio entre beleza, saúde física e mental

Cada vez mais, beleza e saúde se encontram no mesmo patamar dentro deste setor, e esse comportamento deve se consolidar ainda mais durante o ano de 2024. 

Tecnologia como aliada

Também de acordo com a previsão do Sebrae, outra tendência que vem forte neste ano é a “Belez-IA” (IA – Inteligência Artificial), que, como o nome sugere, tem relação com a tecnologia

É esperado que os feedbacks dos clientes nas redes sociais sejam considerados para o desenvolvimento de novos itens, os quais podem ser adaptados às necessidades dos consumidores

Segundo o Sebrae, “por meio da análise de dados, identificação de padrões e geração de insights, a inteligência artificial (IA) ajuda a acelerar o desenvolvimento de novos produtos e a criar meios para acessá-los”. 

Aromatização em alta

Outra tendência que deve dominar o mercado é a aromatização individual. As pessoas vão buscar fragrâncias que refletem a personalidade.

Durante o período de pandemia, os perfumes passaram a ser um elemento de prazer individual, ou seja, deixaram de ser utilizados para agradar aos outros. 

Essa abordagem continuou evoluindo nos anos pós-pandemia, com a Geração Z, em especial, explorando combinações de aromas e notas contemporâneas para comunicar sua identidade, sentimentos e origens.

Com mais de 11 bilhões de visualizações, a hashtag #PerfumeTok se tornou um espaço de descoberta olfativa, destacando marcas de fragrâncias modernas

Essa tendência se estende, também, para produtos de banho e hidratação, como: shampoos, cremes para a pele, sabonetes, etc. 

Busca por preços mais acessíveis

O setor de produtos denominado “masstige”, que proporciona uma mescla de qualidade, preços acessíveis e vantagens para a pele, está conquistando adeptos

Isto é, cada vez mais, as pessoas têm considerado o custo-benefício dos produtos de beleza, com os preços se tornando um dos pilares definitivos para a realização da compra

Água de Cheiro alinhada com as tendências!

Sempre atenta ao consumidor e preocupada com as necessidades específicas do público, a Água de Cheiro busca inovações para seu portfólio.

Não à toa, em 2023, anunciou um investimento milionário para uma linha exclusiva de maquiagem, chamada “Attractive Colors”, que conta com 19 produtos para olhos e boca. 

Mas, além disso, a Água de Cheiro já tem um amplo portfólio de perfumaria, com marcas nacionais e internacionais

Outra tendência que sempre foi prioridade da Água de Cheiro é atender ao público com preços acessíveis. Isso faz a diferença na hora do consumidor realizar a compra. Alta qualidade e custo-benefício são dois pilares essenciais para consolidar e estabelecer boa relação com os clientes

Como mostram os dados do setor dos últimos anos e a previsão para os próximos, o mercado de beleza só tende a crescer – e você pode fazer parte dessa história se tornando um franqueado da Água de Cheiro

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