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As soft skills mais importantes para um líder de franquia 

Ser líder de uma empresa é uma tarefa de enorme responsabilidade e requer habilidades extras além da formação. Conheça algumas delas.
líder

Dizem que o resultado de uma equipe é o reflexo de seu líder. No mundo do franchising pode-se dizer que essa afirmação é verdadeira, já que a figura de liderança tem um papel importantíssimo para o sucesso do negócio. 

Em cenários onde existem diversos candidatos com formações acadêmicas semelhantes, as soft skills são habilidades que fazem a diferença entre os candidatos a uma vaga de emprego, por exemplo. 

Para os empreendedores, as soft skills são necessárias para motivar as equipes e desenvolvê-las também nos colaboradores a longo prazo. Todo esse conhecimento gera benefícios para o franqueado. Confira algumas dicas para aprimorar essas habilidades. 

O que são soft skills? 

O termo soft skills tem origem na língua inglesa e é utilizado por profissionais de recursos humanos para definir habilidades que não estão diretamente ligadas às capacitações técnicas de um profissional. 

Em outras palavras, são habilidades que não se aprendem em cursos técnicos ou em faculdades. Apesar disso, esses conhecimentos são essenciais para o mundo dos negócios. 

As principais soft skills para um profissional são: inteligência emocional, criatividade, pensamento crítico e resiliência. Outras que merecem destaque são: 

  • Saber se adaptar a mudanças;
  • Facilidade para trabalhar em grupo; 
  • Conseguir lidar com o estresse; 
  • Ter uma boa comunicação; 
  • Ser atencioso. 

Todas essas habilidades se referem a questões comportamentais e competências difíceis de se medir. Afinal, não é possível dimensionar o quanto uma pessoa é empática e como ela afeta o ambiente? 

Essas habilidades só são percebidas após um período de convivência. No entanto, algumas empresas tentam identificar essas habilidades por meio de dinâmicas em processos seletivos. 

Como desenvolver as soft skills 

As soft skills não são adquiridas por meio de uma formação, mas sim através de práticas no dia a dia. Uma das mais importantes é a comunicação. No franchising, ela ocorre em duas frentes. A primeira entre franqueado e franqueador. Já a segunda, entre franqueado e colaboradores. 

Essa comunicação interna precisa ser efetiva para evitar ruídos e mal-entendidos. Pense que o relacionamento com o franqueador será de vários anos, portanto é de interesse comum que esta parceria tenha uma relação saudável. 

A comunicação não é apenas falada. Se for se comunicar com os colaboradores/franqueador por e-mail ou mensagens, procure escrever corretamente para que todos compreendam o que está sendo passado. 

Tenha mais organização nos processos realizados dentro da franquia criando uma tabela de tarefas que precisam ser realizadas e estabelecendo prioridades. Nesta mesma linha, tente usar a criatividade para solucionar possíveis problemas. 

Você pode, por exemplo, fazer um brainstorming com os colaboradores e integrá-los ao processo, fazendo com que eles fiquem motivados. 

Você pode conferir aqui uma lista de livros que vão ajudar na gestão de uma franquia. 

Habilidades de um líder 

Liderar é uma habilidade que poucos conseguem ter e para que a franquia alcance todas as metas traçadas, o líder precisa ser um bom motivador. Neste sentido, o gestor deve inspirar os colaboradores e ter uma comunicação assertiva. 

Ao colocar as soft skills em prática, o líder deve levar em conta alguns aspectos. 

Feedback 

Como falamos, a comunicação assertiva é a chave para persuadir os colaboradores. Uma ação para desenvolver essa soft skill é dar feedback para as tarefas realizadas. 

O líder deve saber como criticar o desempenho da equipe caso o desempenho esteja abaixo do esperado, sem humilhar ninguém. 

Lembre-se de que nem tudo são críticas e cobranças. O líder também deve elogiar e valorizar as habilidades dos funcionários quando a performance for positiva e cobrar deles feedbacks a respeito da sua gestão, para que possa identificar pontos que possam ser aprimorados. 

Humildade 

Assim como todo profissional, o líder também comete erros. No entanto, uma virtude importante é saber reconhecer que errou ao invés de apontar o dedo para os outros ou buscar outras pessoas para responsabilizar. 

 Gerenciamento de crise 

É inevitável que o franqueado enfrente em algum momento dificuldades com o negócio. Para manter os colaboradores motivados, é importante saber como passar por esse momento de crise. 

Para isso, simplifique algumas tarefas, otimize as operações e encoraje a equipe. Manter a confiança mesmo em momentos difíceis ajuda a inspirar os funcionários e faz com que a unidade consiga superar as crises. 

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