Investir em franquia é uma das formas mais seguras de abrir um negócio. Isso porque produto, serviço e marca já foram testados no mercado.
Contudo, antes de colocar o dinheiro em um novo empreendimento, muitas dúvidas podem surgir durante essa caminhada.
Neste texto, o blog de franquias da Água de Cheiro preparou uma lista de livros sobre gestão e franquias que podem ajudar a esclarecer dúvidas e ter insights valiosos para o novo negócio. Vamos lá!
Livros sobre franquia para se inspirar
1 – Franquias: Tudo o que você precisa saber
O livro escrito por Arlan Roque tem como objetivo levar o leitor de forma prática, simples e com linguagem acessível, a vivência de praticamente quinze anos de convívio e experiência com franqueados, franqueadores e pessoas ligadas a esse tão fascinante sistema de negócios, que gera tantas oportunidades.
2 – Guia do Franqueado
De Paulo César Mauro, o Guia do Franqueado analisa com profundidade como você pode ser bem-sucedido por meio deste moderno sistema de distribuição de produtos e serviços. O leitor, segundo ele, saberá se autoanalisar para verificar se também tem condições de ser um vencedor liderado por um franqueador.
O livro também orienta os franqueados a entenderem melhor o sistema, suas responsabilidades e seus direitos, assim como os dos franqueadores. O objetivo do livro é minimizar os erros e facilitar a decisão de vida ou de investimento já que é baseado em uma experiência de mais de 25 anos de Paulo César como consultor, de três anos como franqueado e de mais de 20 como franqueador.
3 – Franquias brasileiras: estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização
Pedro Melo e Tales Andreassi apresentam, nesta obra, estudos de casos com importantes redes de franquias brasileiras, como a Água de Cheiro. Um livro abrangente sobre o sistema de franchising, envolvendo temáticas atuais com profundidade.
4 – Franquias vencedoras: erros e acertos na gestão estratégica do negócio
Escrita por José Fugice e Nadia Korosue, esta obra mostra o maravilhoso e desafiador mundo das franquias.
O objetivo deste livro é fazer o leitor sair do lugar comum, da zona de conforto, e ajudar a evitar que seu sonho se transforme em um pesadelo. Foram abordados no livro as principais razões do fracasso na gestão de um sistema de franquias.
5 – Gestão Estratégica do Franchising: como construir redes de franquia de sucesso
De Adir Ribeiro, Leonardo Marc, Mauricio Galhardo e Luis Gustavo Imperatore, o livro mostra que não há receitas prontas para o crescimento e sustentabilidade do franchising e que integrar toda a cadeia de negócios se torna imperativo para a conquista do sucesso.
A obra tem como objetivo manter toda a rede alinhada, fazendo o franqueador pensar macro e em longo prazo e o franqueado pensar micro – sua unidade, região e curto prazo, porém, com uma certa dose de audácia e visão para elevar o grau de profissionalismo em um sistema que cresce a taxas significativas.
6 – Gestão do Ponto de Venda: Os papéis do franqueado de sucesso
Dos mesmos autores de Gestão Estratégica do Franchising, voltado a empresas que desejam estabelecer uma estratégia de franquias, o livro Gestão do Ponto de Venda explora as boas práticas, caminhos e exemplos de franqueados que executam com excelência a gestão de seus negócios, nas áreas de finanças, pessoas e vendas. A obra apresenta soluções práticas para franqueados atingirem o sucesso.
O livro é indicado tanto para redes franqueadoras que pretendem apoiar a transformação de seus franqueados em empresários quanto para os próprios franqueados, que gerenciam uma ou mais unidades, ou ainda para empresários independentes que pretendem aperfeiçoar a gestão de seu negócio.
Para aprender mais sobre franquia e gestão, continue navegando pelo nosso site.