Manter um padrão de qualidade é um dos maiores desafios de uma rede de franquias. Para alcançar esse objetivo, uma das técnicas adotadas pelas franqueadoras é a implantação de uma cultura organizacional.
Esse conceito contempla valores, crenças e comportamentos que movem a empresa e que devem ser compartilhados por todos os seus membros. Essas características são importantes para a formação de uma identidade.
Manter uma cultura organizacional ajuda a franquia a atrair investidores, ter retenção de talentos e faz com que o sistema operacional da rede funcione adequadamente. Confira no blog como disseminar esse conceito para os colaboradores.
O que é uma cultura organizacional?
Quando falamos em cultura organizacional de uma empresa, estamos nos referindo à maneira como a empresa trata os seus parceiros, colaboradores e clientes e conduz os seus negócios.
Esse tipo de cultura incentiva os colaboradores e os departamentos a trabalharem com metas, a monitorarem resultados e darem conta das respectivas demandas.
Vale ressaltar que a cultura organizacional vai se moldando com o passar do tempo. Algumas marcas seguem fiéis ao que foi estabelecido pelo seu fundador, enquanto outras vão se adaptando às necessidades frequentes do mercado.
Tipos de cultura organizacional
Cada franquia possui sua própria identidade e, consequentemente, a sua própria essência. Conheça agora os principais tipos de cultura organizacional.
Papéis
Neste conceito, cada colaborador possui o seu próprio papel. A maioria dos processos internos são democráticos, porém existe pouca inovação, já que os funcionários desempenham sempre as mesmas tarefas.
Cultura de tarefas
Esse tipo de cultura tem como foco a realização de tarefas, com base na contratação de profissionais capacitados e o fechamento de negócios com franqueados com bons requisitos.
Esse modelo costuma ser bem aceito por valorizar a criatividade e ser mais flexível. As franquias que adotam esse tipo ainda contam com avaliadores de desempenho, para posteriormente analisar os dados e identificar oportunidades de melhorias.
Cultura de pessoas
Aqui há uma grande relação entre a própria gestão e a franquia. O foco passa a ser estimular o trabalho em equipe, a criatividade. Essa visão enxerga os colaboradores como peças-chave para o sucesso da marca.
Cultura de poder
A cultura de poder possui uma gestão centralizada e que vem sendo pouco a pouco desestimulada no mundo corporativo. O principal motivo é o fato dessa cultura estimular um ambiente competitivo entre os franqueados, ao invés de fazê-los trabalhar em equipe para fortalecer a marca.
Como desenvolver uma cultura organizacional
O primeiro passo para desenvolver uma cultura organizacional é conquistar o engajamento de todos os colaboradores. É preciso que eles comprem a ideia, explicando os motivos dela ser tão importante para a marca.
Com os colaboradores engajados, o gestor poderá implantar novos passos na criação dessa cultura.
Defina metas
Para saber se um departamento ou a empresa está tendo um bom desempenho, é preciso ter uma base de referência. Essa base pode ser o desempenho no ano anterior, mas também pode consistir em metas futuras.
Ao definir os objetivos, eles devem ser estratégicos, porém realistas. Além disso, eles devem ser mensuráveis para que seja possível acompanhar os resultados ao longo do tempo.
Leia mais aqui para saber como implantar uma gestão empresarial na franquia.
Faça avaliações de desempenho
Nas empresas em que há uma cultura organizacional estabelecida, há a realização de avaliações de desempenho com certa periodicidade. Os gestores de cada área definem quais vão ser os métodos e os critérios para avaliar os colaboradores.
Alguns exemplos são: conhecimento, criatividade, produção, alcance de metas individuais, etc.
Promova a capacitação profissional
Para que os funcionários alcancem uma produtividade cada vez maior, é necessário que você ofereça a eles meios para que possam desenvolver suas competências técnicas e comportamentais.
Promover treinamentos, dar feedbacks com sugestões de melhorias e criar planos de capacitação profissional são algumas ações que podem ser realizadas. A empresa ainda pode oferecer cursos ou palestras com o objetivo de ampliar ainda mais o conhecimento dos colaboradores.
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