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Trajetória e evolução: a história do franchising no Brasil e no mundo

Repleta de sucesso, a história do franchising no Brasil e no mundo demonstra a evolução do empreendedorismo.
história do franchising

Setor que vive um período de ouro, tendo atingido R$ 240,6 bilhões de faturamento em 2023 no Brasil, com um crescimento de 13,8% em relação ao ano anterior, a história do franchising no mundo percorre os últimos séculos. 

Atualmente as franquias estão presentes em diferentes setores do comércio de praticamente todos os países do mundo, com algumas marcas sendo globalmente conhecidas em virtude de produtos e serviços de qualidade, estratégias de marketing eficientes, expansão estratégica, inovação contínua, além de outros aspectos positivos.

A origem e a história do franchising é rica em narrativas e repleta de curiosidades, demonstrando a evolução do empreendedorismo ao longo dos séculos.

O blog da Água de Cheiro apresenta o panorama histórico desse modelo de negócios a seguir.

A igreja e o início da história do franchising

Palavra derivada do francês “franchisage”, onde “fran” significa a concessão ou autorização de um privilégio, o sistema do que viria a ser o franchising tem como gênese um modelo rudimentar de relação entre os senhores feudais – proprietários de unidades territoriais – e a Igreja Católica, na Europa, durante o período da Idade Média

Como essa era uma forma de capitalização que rendia lucros, novas unidades de igrejas seguiam sendo implementadas pelo Vaticano em outras cidades espalhadas pelo mundo.

A história do franchising moderno

O nascimento do “franchising moderno” tem um ponto de partida.

Em 1850, durante o início da Segunda Revolução Industrial e da colocação dos Estados Unidos como potência industrial, a fabricante de máquinas de costura Singer Sewing Machine Company passou a atribuir licenças de uso da marca, por meio de uma taxa de licenciamento, sendo pioneira nesse processo.

Além da marca, a companhia repassava métodos de negócio aos comerciantes independentes que estavam interessados em revender os produtos, disposta a aumentar o número de vendas. 

Esses comerciantes também eram os responsáveis por ensinar aos compradores a como manusear as máquinas de costura.

Momentos importantes do franchising

Outros momentos importantes para o franchising mundial nas décadas seguintes foram:

  • Em 1891, nos Estados Unidos, surge Martha Matilda Harper, mais antiga das redes de franquias de serviços. A rede chegou a ter mais de 500 unidades de salões de beleza espalhadas pelos Estados Unidos, Alemanha e Escócia;
  • Em 1898, a General Motors iniciou a expansão de seus pontos de venda, criando o conceito de “concessionária de veículos”;
  • A Coca-Cola, na mesma época, criou a sua primeira franquia de fabricação e disponibilizou licenças para produção e comercialização dos refrigerantes em outros locais;
  • Em 1925, surge nos Estados Unidos, a A & W Root Beer, primeira cadeia de restaurantes de escala nacional destinada à comercialização de lanches e refeições.

Um dos marcos para a evolução do franchising no século XX foi o pós-Segunda Guerra Mundial. 

Muitos soldados norte-americanos, ao voltarem das trincheiras europeias, decidiram apostar no modelo de franquias e tornarem-se seus próprios patrões.

É da década de 1950, o surgimento das mais famosas redes de franquias de fast- food que hoje estão espalhadas por todo o mundo, com destaque para o Burger King, fundado em 1954 e com mais de 15 mil lojas, e o McDonald’s, com 41 mil lojas. 

Com o passar do tempo e a necessidade de representação do modelo de franchising no relacionamento com os governos e a indústria, surgiu na década de 1960 a International Franchise Association (IFA). 

A história do franchising no Brasil

Com o estabelecimento do mercado de franquias nos Estados Unidos e em muitos países da Europa, não demorou para que essa ideia chegasse ao Brasil.

Foi na década de 1950 e 1960, com as escolas de idioma, que surgiram as primeiras franquias brasileiras, mas ainda a passos lentos e com estrutura reduzida.

A partir dos anos 70, marcas de diversos segmentos, como de vestuário e perfumaria, passaram a adotar o modelo de franchising.

Na década seguinte, houve o “boom” das franquias, com a popularização dos shopping centers pelas cidades grandes e médias do Brasil, expandindo o mercado com vários nomes conhecidos do varejo e do setor de alimentação. 

Com o movimento do franchising ganhando força no Brasil, em 1987, foi fundada a Associação Brasileira de Franchising (ABF), com o objetivo de organizar a atividade. 

O crescimento acelerado do franchising no país e a organização por meio de uma entidade trouxeram a necessidade da criação de uma legislação para reger o contrato de franchising e outros assuntos atrelados a esse modelo de negócio.

A Lei nº 8.955/1994, chamada de Lei de Franquias, potencializou ainda mais a adesão do franchising no Brasil. Em 26 de dezembro de 2019, foi sancionada a nova lei de franquias nº 13.966/19. 

A eficiência das redes de franquias brasileiras fez delas um produto de exportação para o resto do mundo, expandindo a presença internacional de marcas brasileiras em 16%, em 2022.

São 213 marcas presentes em 126 países, conforme relatório da ABF.

Água de Cheiro: sucesso no franchising brasileiro

A história do franchising no Brasil tem na Água de Cheiro e em toda a sua trajetória um dos seus principais pilares. 

Uma das franquias de maior sucesso do segmento de perfumaria, com mais de 200 lojas, a Água de Cheiro surgiu em 1976 e, a partir dos anos 1980, com uma rede de distribuição ampla, ganhou o mercado nacional.

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