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Estratégias de marketing: 5 dicas para sua loja física 

Assim como todo negócio, as franquias precisam de ações de divulgação para atrair clientes. Confira algumas dicas de estratégias de marketing
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A propaganda é a alma de todo negócio. Você com certeza já ouviu essa frase, que expressa a importância de uma boa divulgação para provocar o desejo de consumo nos clientes. É neste contexto que entram as estratégias de marketing

Assim como qualquer negócio, as franquias têm a necessidade de realizar ações de marketing. O que difere é que elas precisam seguir regras estabelecidas pela franqueadora em relação ao tipo de comunicação, linguagem e aplicação de logo. 

Esse é, inclusive, um dos motivos dos franqueados pagarem uma taxa conhecida como fundo de publicidade, que é utilizada para desenvolver campanhas de divulgação da marca com o objetivo de beneficiar toda a rede. 

Porém, o franqueado pode levar ideias para o franqueador e pedir autorização para determinadas ações no âmbito local. Por isso, separamos algumas dicas que podem ser aplicadas para melhorar a estratégia de divulgação da sua loja física da Água de Cheiro. 

O mercado de perfumarias 

Segundo dados da Euromonitor, o Brasil é o terceiro país que mais vende perfumes e cosméticos. Ainda de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene  Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado registrou um aumento de 17,4% nas exportações no ano passado. 

Esses dados demonstram que perfumes e cosméticos estão entre os segmentos que mais despertam interesse de compradores. Apesar do interesse, nem sempre os consumidores são suficientemente atraídos para as novidades do mercado de beleza. É aí que entra o papel do marketing.

Confira algumas estratégias básicas que podem ser aplicadas na loja: 

Bom atendimento é marketing 

Ser bem atendido é um gosto universal de todos os clientes, seja qual for o segmento. Portanto, esta é uma área fundamental que o franqueado precisa investir e nem é preciso autorização do franqueador para isso. 

Quando a loja oferece um atendimento de qualidade, contribui para a experiência do consumidor. Com isso, aumentam as chances desse consumidor retornar no futuro e indicar a unidade para amigos e familiares. 

Tente sempre se colocar na perspectiva do cliente e identificar possíveis pontos para melhorar. Em seguida, ofereça treinamento aos colaboradores, de como eles devem agir desde o momento em que o consumidor está olhando na vitrine até  quando ele está realizando o pagamento. 

Agrupe produtos de um mesmo nicho 

Uma estratégia comum para produtos de uma mesma marca é agrupar produtos que vão interessar o mesmo público. Monte uma apresentação visual interessante e reúna em categorias que podem ser experimentadas pelos visitantes da loja. 

Uma estratégia de marketing interessante é aproveitar as datas sazonais para criar diferentes apresentações. Por exemplo, no Dia dos Namorados, quem procura uma fragrância para o parceiro(a), pode ir direto no grupo de perfumes para pessoas românticas, energéticas, fortes ou calmas. 

Outra possibilidade é separar por diferentes públicos: masculino, feminino, infantil, idosos, etc.

Deixe produtos pequenos perto do balcão 

O momento em que o cliente está indo em direção ao balcão para efetuar o pagamento é uma oportunidade de aumentar o ticket médio da venda. É nesta ocasião que há a possibilidade de ele olhar pela loja e levar outro item. 

Isso ocorre porque é mais fácil persuadir o consumidor no momento em que ele já está no balcão para o pagamento. Pincéis de maquiagem e miniaturas de perfumes são perfeitos para esse momento.

Outra aposta interessante é colocar os produtos que estão em promoção para que o consumidor possa aproveitar as ofertas. 

Ofereça conteúdo útil 

O conceito de oferecer conteúdo útil está muito relacionado ao marketing digital, mas pode também ser aplicado nas lojas físicas. Um exemplo é disponibilizar informações sobre as famílias olfativas para que o consumidor tenha mais clareza no momento de escolher a fragrância. 

Outro exemplo é o ritual noturno de skincare que muitas pessoas almejam fazer. Essas informações foram disponibilizadas em panfletos ou em QR codes na loja. 

Espaços instagramáveis 

As pessoas adoram tirar fotos de lugares reais e bonitos. No marketing para produtos de beleza isso se torna ainda mais importante, por estar justamente lidando com a beleza e bem-estar. 

Invista em um ambiente agradável e com potencial para atrair as “blogueirinhas” da vida real. Além de fazer os seus clientes felizes, essa estratégia pode gerar uma propaganda espontânea para o seu negócio nas redes sociais. 

Seja um franqueado Água de Cheiro 

Agora é hora de você colocar em prática essas dicas de estratégias de marketing na sua unidade da Água de Cheiro

Venha fazer parte de um dos mercados mais lucrativos do Brasil com a marca pioneira em franquias de perfumaria e beleza. 

A Água de Cheiro conta com opções de investimentos de R$ 114 mil a R$ 184 mil, com lucratividade prevista entre 14% a 18% e retorno do investimento estimado entre 24 a 36 meses. 

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