Logo Água de Cheiro

Saiba como usar o FGTS para abrir uma franquia 

Abrir uma franquia requer um investimento inicial e o FGTS pode ser uma das fontes para conseguir esse recurso. Saiba mais no blog.
FGTS

Quem trabalha no regime CLT sabe que todo mês uma parte do salário vai para o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS). Porém, o que nem todo mundo sabe, é que esse fundo pode ser utilizado para abrir um negócio próprio, incluindo investir em uma franquia. 

Um dos desafios dos empreendedores é arcar com o investimento inicial, sem contar o período para que a nova unidade comece a se tornar rentável. Com isso, nos últimos anos, o FGTS tem funcionado como uma porta de entrada no mercado de franquias. 

Isso abre um leque de possibilidades de investimento mesmo para quem não tem muito dinheiro guardado. Além do investimento inicial, o FGTS pode ser utilizado na reforma do estabelecimento, no caso de quem já é franqueado, e na aquisição de equipamentos. 

O benefício ainda pode ser usadopara a geração de capital de giro, algo de extrema importância para a sustentabilidade de qualquer negócio. 

O que é o FGTS? 

O FGTS é um direito garantido aos trabalhadores em regime CLT com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa. O fundo é uma reserva paga mensalmente pela empresa ao seu colaborador e corresponde a 8% do seu salário. 

Este valor não é descontado do salário do trabalhador, sendo pago integralmente pela empresa. No entanto, esse benefício só pode ser sacado em situações específicas, como em caso de demissão sem justa causa. 

O recurso é depositado pela empresa em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal, que é vinculada ao contrato de trabalho. Alguns casos em que o saque do benefício é permitido são: 

  • Aquisição da casa própria;
  • Pagamento de imóvel financiado;
  • Demissão sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Fechamento da empresa que o trabalhador atua;
  • Necessidade pessoal devido a emergências;
  • Dependentes ou herdeiros após a morte do beneficiário.

Existe uma modalidade também conhecida como “saque-aniversário”, no qual os trabalhadores podem sacar parte do valor do FGTS no mês do aniversário, mas abrem mão do saque em caso de demissão sem justa causa. Neste caso, o indivíduo recebe apenas a multa de 40% do FGTS. 

Para saber o seu saldo do FGTS, basta fazer uma consulta no site da Caixa. Para ter acesso, é necessário informar o número do NIS/PIS, que pode ser encontrado no Cartão Cidadão e na Carteira de Trabalho. Há também um aplicativo do FGTS no App Store e Google Play. 

Vale a pena investir o FGTS no franchising? 

Para abrir uma franquia é necessário um investimento inicial, que pode vir de empréstimos bancários, de um sócio ou de capital próprio. O FGTS se enquadra nesse último caso e tem como vantagem o fato de não haver incidência de juros.

No entanto, é importante ressaltar que dificilmente o valor do FGTS será suficiente para cobrir o investimento inicial, mas pode ser utilizado para abater parte do valor e reduzir os custos. 

Como utilizar 

O primeiro passo é conferir o quanto você tem de saldo do FGTS. Depois disso, o futuro franqueado precisa se atentar às regras para o saque do benefício, que está condicionado a regras bastante específicas. 

Essa etapa do processo é importante para evitar qualquer imprevisto que possa barrar a utilização do dinheiro. 

Depois disso, o empreendedor deve pesquisar por franquias que se encaixam no seu perfil, o valor que precisará ser desembolsado e o segmento em que deseja atuar lhe dará o retorno financeiro desejado. 

Outra dica é ficar atento às notícias que envolvem o FGTS. Durante a pandemia, por exemplo, uma medida provisória liberou o saque emergencial do benefício. Portanto, algumas ações no futuro podem alterar as condições para o saque. 

Leia mais aqui para saber como fazer o planejamento financeiro da sua franquia. 

Invista na Água de Cheiro 

Agora que você já sabe como utilizar o seu FGTS para abrir uma franquia, que tal investir na marca pioneira no mercado de beleza no Brasil? 

Ao longo de 47 anos, a Água de Cheiro criou diversos clássicos da perfumaria brasileira, contando com um amplo portfólio de marcas nacionais e internacionais.

São diversos modelos de franquias disponíveis, com investimentos que variam de R$ 117 mil a R$ 184 mil. A lucratividade estimada é de 14% a 18% e o tempo previsto para o retorno do investimento inicial é de 24 a 36 meses. 

Conheça mais sobre as franquias da Água de Cheiro clicando aqui

ÚLTIMAS

SEJA FRANQUEADO E FAÇA PARTE DA REDE DE FRANQUIAS COM 47 ANOS DE TRADIÇÃO

(Este canal é exclusivo para candidatos a adquirir franquias Água de Cheiro, se você deseja ser um revendedor de produtos clique aqui)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Leia também