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Público amplo no Brasil torna perfumarias atrativas para investimentos

Quase 80% dos brasileiros consomem as fragrâncias, se tornando o segundo maior mercado mundial de perfumarias.
Público amplo no Brasil torna perfumarias atrativas para investimentos

Quando um empresário está pesquisando sobre um determinado segmento para investir, costuma levar vários fatores em consideração, entre eles, o potencial de crescimento daquele setor e a gama de clientes que ele pode ter acesso. Poucos ramos possuem um mercado tão amplo e com público diverso quanto às perfumarias no Brasil. De acordo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o país é o segundo maior mercado mundial de perfumes.

Os dados mostram que 78% dos brasileiros consomem as fragrâncias, índice superior ao da Europa (50%) e dos Estados Unidos (30%). Além de englobar uma parcela considerável da população, os perfumes chamam a atenção pela diversidade dos consumidores, já que há produtos direcionados desde crianças até idosos.

Crescimento

Após o período turbulento da pandemia, as perfumarias vivem atualmente um momento de crescimento. Segundo a Abihpec, o superávit da corrente de comércio internacional da indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apresentou aumento de 30,9% no primeiro quadrimestre de 2023, em relação ao mesmo período de 2022, atingindo a marca de US$ 29,2 milhões.

Nos quatro primeiros meses do ano, o setor cosmético acumulou US$ 289,3 milhões em exportações, fazendo deste o melhor desempenho do setor nos últimos 10 anos. As projeções para o futuro são otimistas. De acordo com a pesquisa Stativista, publicada na revista Valor Econômico, o mercado de perfumes e cosméticos deverá somar uma expansão anual de 6,3% até 2027.

Franquias e mercado nacional

Uma característica marcante das perfumarias brasileiras é o fato de 93% do mercado ser dominado por marcas nacionais, segundo os dados do instituto alemão GfK. Entre os fatores que levaram ao aumento de produtos fabricados dentro do país estão o aumento dos investimentos em inovação e a alta do dólar. O segmento contribui anualmente com quase R$ 16 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

O modelo de franquias abrange uma parcela considerável do mercado. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) inclui as perfumarias no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar em sua pesquisa de desempenho realizada a cada três meses. A última publicação, em setembro de 2023, revelou que o setor registrou um aumento de 6% no número de unidades.

Em questão de faturamento, o ramo de beleza é o líder entre as franquias. Foram R$ 13,3 bilhões no segundo trimestre de 2023, um aumento de 15,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os valores também representam 24,5% do faturamento total do franchising nacional, que atingiu R$ 54,2 bilhões neste segundo trimestre.

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Os números mostram que as perfumarias vivem um bom momento no cenário nacional, se tornando uma opção atrativa para quem tem interesse em investir em franquias.

Reconhecida pela qualidade de seus cosméticos e fragrâncias, a Água de Cheiro foi a precursora no mercado de franquias de beleza no Brasil. Com 47 anos de tradição, a empresa oferece um amplo portfólio com marcas de produtos nacionais e internacionais.

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