As tendências para as perfumarias em 2024

Perfume

As perfumarias fecharam 2023 em alta. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), as exportações do setor entre janeiro e dezembro atingiram o valor recorde de US$ 911,2 milhões, uma alta de 17,4%.

Ainda de acordo com a ABIHPEC, as fragrâncias se destacaram com um crescimento expressivo de quase 39% nas exportações e ocuparam a sexta posição no ranking geral da Associação. Já nas importações, os perfumes foram o carro-chefe e atingiram a cifra de US$ 23,4 milhões.

As movimentações internacionais comprovam que 2023 foi um ano positivo para as perfumarias. Mas qual o futuro do setor? Confira algumas tendências para o mercado em 2024.

Sustentabilidade

Soluções verdes são tendências em todas as áreas e nas perfumarias não é diferente. Além de repensar as embalagens e vidros utilizados, as empresas estão focadas em tornar os ingredientes mais sustentáveis.

Conhecida como química verde, essa nova onda tenta alinhar o melhor das flores e frutos ao poder dos sintéticos, que são capazes de potencializar e aumentar a performance dos óleos vegetais. Isso também evita a procura por insumos raros ou animais.

Novas tecnologias nas perfumarias

Outra característica comum em vários segmentos e que também afetará as perfumarias é a utilização de novas tecnologias. No caso, as ferramentas de inteligência artificial, principalmente, deverão ganhar ainda mais espaço em 2024.

A indústria conta hoje com uma plataforma onde os perfumistas podem combinar diversas fragrâncias disponíveis em uma biblioteca para formar uma nova. Depois de escolhidas, o robô faz uma amostragem na hora.

Algumas empresas apostam em uma tecnologia chamada Phylira que trabalha na combinação de algoritmos de machine learning para sugerir fórmulas novas. Além disso, ela pode cruzar dados gerados para encontrar e gerar frascos com mais chances de agradar ao público.

Perfumes multissensoriais

O olfato está totalmente conectado com os sentimentos. Ele é o único sentido que tem uma ligação direta com o sistema límbico dentro do cérebro, que é o sistema de emoções e memórias. Por isso, muitas pessoas sentem um cheiro e se lembram de um momento ou uma pessoa específica.

Por conta disso, há uma tendência de desenvolvimento de perfumes mais sensoriais. Além do aroma na pele, essas fragrâncias têm o potencial de mexer com as emoções como acalmar ou até mesmo fazer com que uma pessoa se sinta mais sensual.

Uma tecnologia, inclusive, utilizada na indústria, aposta em uma inteligência artificial com foco na neurociência. O objetivo é criar perfumes que possam melhorar a autoconfiança do usuário e até mesmo estimular a atenção.

Foco na geração Z

A geração Z, que corresponde às pessoas nascidas entre 1995 e 2010, está cada vez mais ganhando poder de compra e tem chamado a atenção da indústria.

Por isso, é importante estar cada vez mais atento às características dela. Por exemplo, para eles, as divisões binárias de produtos para homens e produtos para mulheres não fazem sentido. Cada um utiliza o que quiser de forma livre.

Essa geração também tem mais acesso à informação e se importa com ela. Além disso, são os que mais consomem os produtos por meio de compras online, ou seja, o segmento deverá fortalecer ainda mais as estratégias de e-commerce.

Isso não vai necessariamente afetar os pontos físicos de venda, já que no setor de perfumes, as pessoas gostam de testar o produto antes de comprar.

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Agora, que você sabe as tendências das perfumarias para 2024, que tal investir em uma franquia com mais de 45 anos de tradição no setor? O mercado possui um dos públicos consumidores mais amplos do país.

Reconhecida pela qualidade das suas fragrâncias, a Água de Cheiro foi a pioneira no mercado de franquias de beleza do Brasil. A empresa conta com um amplo portfólio com produtos nacionais e internacionais.

São diferentes modelos de franquias disponíveis, com investimentos que variam de R$ 114 mil a R$ 184 mil, com lucratividade de 14 a 18%. O tempo estimado para retorno do investimento é de 24 a 36 meses. Saiba mais aqui.

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