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Franquias: como lidar com a concorrência e aumentar o lucro

Um dos maiores desafios no mundo do empreendedorismo é a concorrência. Saiba mais no blog sobre como lidar com ela.
Concorrência

A concorrência é um desafio inevitável no mundo do empreendedorismo. No universo do franchising, isso não é diferente e exige que o empreendedor esteja preparado para buscar a excelência contínua em todas as áreas.

Para garantir o sucesso, é essencial desenvolver estratégias eficazes e se destacar em meio à concorrência. Se, por um lado, ela impõe desafios, por outro, incentiva a inovação e melhora da qualidade, tornando o negócio mais apto a sobreviver no mercado.

O franchising costuma ser a porta de entrada para muitos empreendedores brasileiros, por ser considerado um modelo de negócio sólido. Porém, é bastante concorrido e exige que o franqueado esteja preparado para lidar com essa situação.

Entenda a concorrência

O primeiro passo para lidar com a concorrência é conhecê-la. Os empreendedores devem estar constantemente atentos às tendências de mercado e às estratégias dos concorrentes para se manterem à frente.

Uma ferramenta útil para isso é a Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats), que consiste em identificar pontos fortes e fracos da sua empresa e do concorrente, assim como oportunidades e ameaças no mercado. 

Ao analisar as oportunidades e ameaças, é preciso considerar fatores externos que podem impactar o desempenho da unidade, incluindo a economia, avanços tecnológicos e novas tendências de consumo.

É importante que o empreendedor também entenda que nem todos que vendem produtos ou prestam serviços similares aos da sua loja são concorrentes. É preciso compreender o seu nicho, já que um mesmo item pode ter um público-alvo completamente diferente.

Parece contraditório, mas estudar a concorrência não significa copiar suas estratégias. Essas informações são importantes para que o empreendedor compreenda o mercado e possa identificar futuras oportunidades para se destacar.

Como se destacar da concorrência

Embora o franqueado precise estar atento a tudo que envolve o mercado, as estratégias de ação e marketing são traçadas pela franqueadora. Cabe ao franqueado seguir todas as diretrizes e colaborar com o compartilhamento de dados que poderão servir de base para futuras estratégias.

Ainda assim, há algumas pequenas ações no dia a dia da unidade que podem ser colocadas em prática para que a loja se destaque em meio à concorrência:

Atendimento

Certamente, a qualidade dos produtos e os ótimos preços são atrativos para os clientes, mas esses não são os únicos fatores que podem colocar a unidade em destaque. 

Já está mais do que provado que muitos consumidores consideram o atendimento um diferencial importante. Se você está em um mercado altamente competitivo, pode chamar a atenção com um atendimento rápido, eficaz, personalizado e com uma comunicação humanizada.

Ainda sobre o atendimento, as pessoas precisam de soluções para suas dificuldades cotidianas. Se o franqueado souber como utilizar seu produto para solucionar problemas, certamente terá uma maior chance de fidelizar novos consumidores. Tudo isso passa pela preparação dos funcionários para atender às demandas mais comuns solicitadas pelo público.

Treinamento

Ao se associar a uma franquia, o franqueado tem acesso a todo o know-how do franqueador. É essencial que o empreendedor acompanhe essa etapa com atenção, pois receberá a “receita” de um negócio que já deu certo. 

Mas o treinamento não se limita apenas ao franqueado. Os funcionários podem impulsionar as vendas e, consequentemente, aumentar o lucro da loja se estiverem mais engajados com a empresa. 

Os programas específicos de treinamento concentram-se em melhorar a comunicação, a compreensão e a resolução de problemas, bem como as habilidades organizacionais.

Treinar funcionários no mesmo conjunto de competências resulta em um processo sólido para lidar com os clientes e cria um senso de grupo na equipe.

Padronização

Todo o sistema de franchising é sustentado pela padronização. É necessário que os franqueados operem de maneira semelhante, seguindo o que foi determinado pela franqueadora. 

Com o modelo  prática, o consumidor pode encontrar o mesmo nível de qualidade a que está acostumado ao visitar outras lojas da marca. Além de facilitar a gestão, a padronização contribui para a satisfação do cliente.

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