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Os principais desafios na gestão de uma franquia e como superá-los 

Abrir uma franquia envolve uma série de desafios. Conhecer esses obstáculos é a melhor forma de se preparar para superá-los. Leia mais no blog.
franquia

Todo processo de abertura de um novo negócio envolve desafios que devem ser superados pelo empreendedor. No franchising, mesmo que seja o modelo mais seguro de investimento, também há os seus obstáculos. 

A franquia é o modelo ideal para quem quer iniciar um negócio próprio com a segurança de uma marca que já foi testada e aprovada pelo público, reduzindo o risco de erros comuns para quem está iniciando um negócio.

Confira abaixo quais são os principais desafios que você pode esperar neste sistema de negócio e como se preparar para enfrentá-los. 

Vantagens do modelo de franquias 

Antes de saber quais são os principais desafios do franchising, é preciso que o empreendedor conheça todas as vantagens que ele pode aproveitar ao optar por esse tipo de investimento. 

Em primeiro lugar, o franqueado poderá se beneficiar de todo o know-how do franqueador, que já terá promovido todos os ajustes e melhorias necessários para conquistar o público-alvo. 

Para quem está empreendendo pela primeira vez, o suporte também é um fator importante, já que pode auxiliar desde a escolha pelo melhor ponto do negócio até a negociação de melhores preços junto aos fornecedores. 

O franqueado também recebe orientações e assistência na administração da unidade, com treinamentos e consultorias de campo. 

Ao fazer parte de uma grande rede, o franqueado se beneficia da economia em escala, reduzindo os preços pagos ou rateando as despesas, como no caso dos custos com publicidade. 

Desafios 

Empreender requer coragem e ousadia para tirar uma ideia do papel e transformá-la em realidade. Veja abaixo os desafios mais comuns para quem opta pelo modelo de franquias. 

Falta de experiência 

Muitos empreendedores adquirem a primeira experiência à frente do próprio negócio por meio do franchising. Por isso, a falta de conhecimento prévio sobre como administrar a unidade é um obstáculo a ser vencido. 

As franqueadoras oferecem treinamentos destinados a preparar o empreendedor para realizar a gestão da loja, mantendo os padrões de qualidade do serviço, produto e atendimento da marca.

Porém é importante que o franqueado também busque outras formas de conhecimento sobre administração de empresas, seja por meio de cursos ou até mesmo em conversas com outros franqueados. 

Planejamento 

Um dos maiores desafios para empreendedores iniciantes é criar um planejamento e definir planos de ação para o negócio. Essa etapa é fundamental para o sucesso da loja. 

O planejamento deve ser feito antes mesmo de realizar o investimento, avaliando se há o valor necessário, se será preciso um financiamento e qual o tempo para o retorno desses valores. 

Por outro lado, as franqueadoras em geral possuem um modelo de negócio bem estabelecido para que o franqueado consiga estruturar a sua unidade desde o início.

Para que todas as estratégias sejam bem-sucedidas no futuro, o empreendedor deve criar o hábito de planejar, ter disciplina e definir metas de curto, médio e longo prazo. Isso dará maior embasamento na hora de avaliar os resultados. 

Gestão de pessoas 

Assumir a gestão de uma unidade franqueada envolve também habilidades de liderança, já que terá que lidar com uma equipe de colaboradores com diversos perfis profissionais, habilidades e pontos fracos diferentes. 

Nesse contexto, o líder deve saber como extrair o melhor de cada um e administrar as demandas do grupo. É necessário perceber o momento de assumir responsabilidades e delegar tarefas, assim como ouvir os colaboradores. 

Problemas na equipe devem ser resolvidos com diálogo e paciência. Se algo não estiver funcionando corretamente ou se algum funcionário está deixando a desejar, forneça feedbacks construtivos. 

Além disso, tenha uma atenção especial no processo de recrutamento. Busque pessoas que não só possuam as habilidades necessárias para o cargo, mas que também se encaixem na cultura organizacional da unidade. 

Entender o papel das partes 

Por mais que uma unidade franqueada faça parte de uma rede, a responsabilidade pelo sucesso do negócio é sua. Por isso é importante ter clareza sobre qual o papel do franqueado e qual é o da franqueadora para evitar desgastes. 

Durante as reuniões, tire todas as suas dúvidas, procure entender todas as taxas envolvidas e quais são as suas obrigações. É imprescindível manter a persistência para fazer com que a loja cresça e se torne uma das melhores unidades da franquia.

Conheça a franquia da Água de Cheiro 

Agora que você conhece os desafios que envolvem a gestão de uma franquia, é hora de dar o primeiro passo e investir na Água de Cheiro

Pioneira no mercado de franquias de beleza no Brasil, a Água de Cheiro oferece suporte desde o primeiro contato até a inauguração da unidade, tudo para que você consiga prosperar com a marca de perfumaria e beleza que mais cresce no Brasil. 

São quatro modelos de franquia disponíveis: loja premium, loja pop, quiosque e contêiner. Os valores do investimento inicial variam de R$ 114 mil a R$ 184 mil. O tempo de retorno previsto é de 24 a 36 meses, além de um potencial de lucratividade de 14% a 18%. 

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