Termo relacionado à construção de conexões positivas com outras pessoas no contexto profissional, no ambiente do franchising, o networking entre os franqueados é completamente válido.
Ao ter uma “rede de contatos” formada por outros franqueados, o empreendedor consegue trocar experiências e pedir conselhos que facilitam muito nessa jornada de empreendedorismo, especialmente para os marinheiros e marinheiras de primeira viagem.
O blog da Água de Cheiro convida você a entender como é importante o networking entre os franqueados e como desenvolver essa rede de relacionamentos da melhor maneira possível.
O que é networking?
A cooperação e a colaboração recíproca ajuda em inúmeras questões do nosso dia a dia. Por vivermos em sociedade, manter bons relacionamentos é saudável e traz benefícios.
Na trajetória profissional isso não é diferente. A partir de uma boa rede de contatos, oportunidades de carreira aparecem e se fazem conexões enriquecedoras com pessoas de maior vivência no setor.
Em resumo, o networking é isso: a habilidade em preservar vínculos profissionais válidos.
Por que é importante o networking entre os franqueados?
Investir em uma franquia dá mais segurança na hora do gerenciamento por já estar tudo pronto. Mas não é por causa dessa facilidade que o franqueado deve se isolar e não manter contato com outras pessoas do setor.
Conversar diretamente com outros empreendedores do franchising é trocar ideias com alguém que pode já ter passado pelos mesmos desafios, contratempos e imprevisibilidades que você está passando ou pode passar.
Além da troca de experiências, outros aspectos do networking entre os franqueados são:
- Repassar informações sobre tendências do setor;
- Entender de maneira mais nítida a realidade de seu negócio ou do mercado para não ficar para trás em relação à concorrência;
- Compartilhar o acesso a materiais de aprendizagem como cursos, palestras, artigos, livros, podcasts, etc.;
- Desenvolver habilidades sociais, como comunicação eficaz;
- Conseguir novas e valiosas parcerias profissionais.
Nesse diálogo constante com outras pessoas da mesma área de atuação, alguns atalhos podem ser apresentados a quem ainda está a investir na primeira franquia e não tem tanta experiência nesse universo.
É preciso ressaltar que o networking não é feito somente com outros franqueados da mesma franquia, mas também de outras franquias, indivíduos que operam no setor, representantes de associações de franchising e, até mesmo, os clientes.
A relação também pode ir além dos assuntos de trabalho. Abordar um contato de forma mais leve, com uma mensagem de feliz aniversário, é importante para estreitar laços.
No entanto, tome essas atitudes apenas se a intimidade for recíproca. Forçar uma proximidade que não existe é um gesto que pode ser mal entendido pelo outro.
Onde fazer networking?
O networking entre os franqueados pode ser estabelecido de algumas maneiras. Em todas elas, no entanto, o empreendedor precisa tomar a iniciativa e ir atrás de como marcar presença nesses espaços.
Em primeiro lugar, o melhor lugar para o networking são as feiras e exposições, tipos de eventos onde as empresas exibem produtos e serviços.
Nesse contexto, é comum haver bate-papo e troca de informações entre os presentes, ideias para o compartilhamento de experiências, além de cursos, workshops e seminários voltados para especializações na área de empreendedorismo.
Já os meios digitais multiplicam as maneiras de se comunicar com as pessoas. Webinars, conferências virtuais e eventos em plataformas online oferecem flexibilidade para o empreendedor participar de qualquer lugar do mundo e, consequentemente, conhecer mais pessoas.
Fora de ambientes corporativos, o networking também funciona muito bem. Na mesa do almoço em um restaurante, ou em um bar, no happy hour, a conversa pode render bastante e os laços com esse novo contato se tornar ainda mais amigável.
Conheça o modelo de franquias da Água de Cheiro
Dados da Statista apontam que a receita gerada pelo setor de franquias no Brasil, no ramo de beleza e cuidados pessoais, alcançou mais de R$47 bilhões em 2022, um registro de R$3 bilhões a mais do que em 2021.
Com o setor em expansão, o investimento em franquias se apresenta como uma ótima opção para quem quer empreender.
Precursora no mercado de franquias de beleza no Brasil, a Água de Cheiro é reconhecida pela qualidade de seus cosméticos e fragrâncias. São 47 anos de tradição e um amplo portfólio com marcas de produtos nacionais e internacionais.
Os quatro modelos oferecidos para o franqueado são: a loja premium, a loja pop, o quiosque e o contêiner. Investir com a Água de Cheiro é reviver essa nostalgia de um nome que marcou a sua vida. Para saber mais, clique aqui.