Dicas e cuidados antes de comprar a primeira franquia

Pesquisar as franquias e planejar investimentos estão entre os itens a serem observados. Entenda o que é COF
Dicas e cuidados antes de comprar a primeira franquia

Muitas pessoas veem as franquias como uma possibilidade de complemento de renda ou mudança de carreira.

Prova disso é que segundo a pesquisa de desenvolvimento do setor de franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), “o crescimento [do faturamento do setor de franquias] de 12,9% comparado ao segundo trimestre de 2022 demonstra novamente o aumento positivo e sustentável do setor, consolidando a plena recuperação do período pós-pandemia”.

A ABF revela ainda que o faturamento do setor de franchising saltou de R$ 48,052 bilhões para R$ 54,253 bilhões. Frente ao 2º trimestre de 2021, as franquias ampliaram sua receita em 31,9% e a igual intervalo de 2019, o incremento foi de 25,8%. Estes e outros dados estão na Pesquisa de Desempenho deste 2º trimestre realizada pela ABF.

Contudo, antes de investir seu dinheiro em uma franquia, é preciso entender como o setor funciona para evitar prejuízos.

O blog da Água de Cheiro mostra neste texto dicas e cuidados que o futuro franqueado deve ter. Vamos nessa?

Dicas para investir em franquia

Antes de aplicar seu dinheiro em um novo negócio, é preciso seguir alguns passos (sem pressa) para fazer um bom investimento. 

O Sebrae diz que o primeiro passo é pesquisar sobre as franquias.Não basta escolher a mais lucrativa: é preciso avaliar a compatibilidade da atividade com o seu perfil empreendedor, pois algumas franquias podem estar acima da sua capacidade de atendimento. Outras podem exigir habilitações ou tempo de dedicação exclusiva que simplesmente não combinam com a sua realidade.”

Ao decidir que tipo de negócio mais se adequa ao seu perfil, é preciso ter capital suficiente para começá-lo e também para manter a operação até que ela se torne rentável. 

O novo empreendedor, além de conhecer o capital inicial total previsto pela franqueadora, deve saber quais são as opções de rentabilidade e por que investir em uma franquia. 

Saiba que a franqueadora, dona da marca, precisa apresentar a viabilidade do seu plano de negócio. Isso é feito com dados financeiros que comprovem a capacidade de atender as necessidades de gestão da rede.

Circular de oferta de franquia (COF)

Um documento que o novo franqueado precisa ler bem é a Circular de Oferta de Franquia (COF). 

Ela é um documento feito pelo franqueador no qual consta todas as condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes. Deve ser criterioso, claro, conciso e completo.

Segundo o Sebrae, “esse é um documento tão importante que, se não for entregue seguindo os requisitos previstos na lei (prazo de 10 dias, de acordo com a Lei de Franquias), o franqueado tem o direito de exigir a devolução de todos os valores pagos ao franqueador a título de filiação ou de royalties”.

Estão nesse documento aspectos como:

  • histórico resumido do negócio franqueado; 
  • qualificação completa do franqueador e das empresas a que esteja ligado, identificando-as com os respectivos números de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
  •  balanços e demonstrações financeiras da empresa franqueadora, relativos aos 2 (dois) últimos exercícios;
  • indicação das ações judiciais relativas à franquia que questionem o sistema ou que possam comprometer a operação da franquia no País, nas quais sejam parte o franqueador, as empresas controladoras, o subfranqueador e os titulares de marcas e demais direitos de propriedade intelectual;
  • descrição detalhada da franquia e descrição geral do negócio e das atividades que serão desempenhadas pelo franqueado;
  • perfil do franqueado ideal no que se refere à experiência anterior, escolaridade e outras características que deve ter, obrigatória ou preferencialmente;
  • requisitos quanto ao envolvimento direto do franqueado na operação e na administração do negócio.

Para ver a lei completa, clique aqui.

Vantagens de escolher uma franquia

O segmento de saúde, beleza e bem-estar, ainda de acordo com a pesquisa, ocupa o segundo lugar dos que mais cresceram no primeiro semestre de 2023, quando comparado com o mesmo período de 2022.

Ao escolher um modelo de franquia, o empreendedor busca por uma opção mais segura, uma vez que a marca escolhida já está no mercado e tem todo o know-how de como fazer aquele tipo de negócio prosperar.

Um plano de negócios estruturado aliado à expertise do franqueador são capazes de dar mais segurança a quem está começando, proporcionando decisões mais assertivas.

Ao escolher uma marca conhecida no mercado, o novo franqueado conta, por exemplo, com apoio do marketing para divulgação do negócio. 

A franqueadora faz o treinamento com toda a nova equipe, explicando o passo a passo dos processos de gestão. 

Ainda há a vantagem de ter maior poder de negociação com fornecedores, uma vez que esses fornecedores são homologados, o que garante mais qualidade nos produtos e serviços oferecidos. 

Por fim, a padronização, já que é muito mais fácil manter um padrão determinado que dá certo do que criar um inteiramente do zero.

Dicas e cuidados antes de comprar uma franquia

Água de Cheiro

A Água de Cheiro tem mais de 47 anos de tradição com produtos marcantes e com qualidade renomada, que proporcionam ao cliente final, uma nostalgia com as fragrâncias.

São produtos com marcas nacionais e internacionais que estão disponíveis em todas as unidades da franquia. 

A Água de Cheiro tem ainda kits de presentes que vendem o ano todo, além de uma variedade em perfumaria, maquiagem, home e funcionais.

Faça parte de uma rede de franquias que têm suporte do Grupo Rothenberger. Abrace essa oportunidade para prosperar. Para saber mais, clique aqui.

ÚLTIMAS

SEJA FRANQUEADO E FAÇA PARTE DA REDE DE FRANQUIAS COM 47 ANOS DE TRADIÇÃO

(Este canal é exclusivo para candidatos a adquirir franquias Água de Cheiro, se você deseja ser um revendedor de produtos clique aqui)

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

leia também