Quer abrir uma franquia de sucesso? Veja dicas para empreender no franchising!

Abrir uma franquia é uma maneira de empreender com mais segurança e, para isso, é preciso seguir algumas recomendações.
Setor sempre aquecido: o mercado de beleza segue em crescimento

Se você deseja se tornar um empreendedor(a), talvez já deva ter se questionado: vale a pena investir em uma franquia? A resposta é: sim! 

Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias no Brasil ultrapassaram, pela primeira vez, em 2022, a marca de R$211 bilhões. Os números ainda são maiores em 2023. Só no primeiro trimestre, o crescimento foi de 15%, comparado ao mesmo período em 2022. 

Dentro desse cenário em constante movimento, o setor de perfumaria se destaca como um mercado altamente lucrativo. Uma outra pesquisa da ABF aponta que o segmento de saúde, beleza e bem-estar no Brasil faturou R$47,3 bilhões só em 2022. Ainda, o país ocupa uma posição de destaque no mercado global de consumo de perfumes, ficando atrás apenas da China. 

Isso reforça a tendência de crescimento contínuo do setor no país e torna as franquias uma escolha excelente para quem deseja investir nesse modelo de negócio. 

Pensando nisso, o blog da Água de Cheiro lista algumas recomendações fundamentais para você que deseja se tornar um futuro franqueado. Veja! 

O que é uma franquia? 

De modo geral, franquia é um modelo de negócio em que uma empresa (franqueadora) dá o direito de uso para empreendedores (franqueados) replicá-la no mercado. 

Portanto, ao se tornar um franqueado de uma marca, você receberá todo o suporte e assistência necessária dela. 

Para entender melhor como funcionam esses sistemas de franchisings, clique aqui

A importância de investir em uma franquia 

São muitas vantagens ao investir nesse modelo de negócio, visto que ao escolher uma franquia, o empreendedor receberá todo o suporte necessário dos serviços e produtos que já foram testados e comprovados no mercado, além de treinamentos e acompanhamento operacional contínuos da franqueadora. 

Outra grande vantagem é que esse tipo de empreendimento oferece praticidade e segurança, especialmente para aqueles que estão fazendo seu primeiro investimento, já que a marca possui uma imagem consolidada e uma reputação estabelecida no mercado.

Recomendações ao investir nesse setor 

Investir no segmento pode parecer uma forma mais acessível de entrar no mundo dos negócios em comparação a abrir uma empresa do zero. No entanto, essa escolha deve ser feita com alguns cuidados. 

Isso porque, ao se tornar um franqueado, você terá total responsabilidade pelo desempenho de sua unidade. A franqueadora, por sua vez, oferecerá suporte, treinamento e abastecimento de produtos ou serviços para ajudá-lo a alcançar o sucesso. 

Dessa forma, é preciso estar atento às questões administrativas, lucrativas e gestão de pessoas. Por isso, alguns pontos são fundamentais:

Pesquise diferentes franquias

O primeiro passo antes de tomar a decisão de investir em uma franquia, é pesquisar diferentes tipos de franqueadoras disponíveis no mercado.

Com isso, você analisa a que melhor atende seus objetivos, interesses, recursos e metas de negócios.

Analise o mercado e a lucratividade 

Franquias são investimentos que podem gerar retorno a médio prazo, sendo assim, é importante ter um capital suficiente para sustentar o empreendimento desde o seu início até o ponto de virada em direção à lucratividade. 

Portanto, ao ingressar no universo das franquias, conduzir uma análise de mercado, estudar o cenário econômico e concorrência local, bem como compreender todos os custos associados são a chave para fazer a escolha mais adequada às suas necessidades e expectativas.

Avalie o suporte e treinamento oferecidos pela franqueadora 

Certifique-se de verificar cuidadosamente o suporte e treinamento que a franqueadora que você deseja investir disponibiliza para os franqueados.

Essa etapa é fundamental para garantir que as promessas feitas no contrato de franquia sejam efetivamente cumpridas.

Converse com outros franqueadores 

Conversar com outros franqueadores, incluindo os do setor que você está considerando, pode ser importante para que você obtenha informações sobre a experiência deles com a franqueadora. 

Assim, você compreenderá melhor o que esperar ao escolher esse tipo de empreendimento. 

Venha ser um franqueado da Água de Cheiro!

Venha ser um franqueado da Água de Cheiro! 

Há mais de quatro décadas, a história da Água de Cheiro teve início com a abertura de sua primeira loja em Belo Horizonte. 

A franquia se destaca como uma referência clássica no setor de perfumaria e cosméticos no Brasil, com mais de 150 unidades espalhadas por todo o país. 

Além de disponibilizar um portfólio completo que inclui marcas de produtos nacionais e internacionais, oferecendo aos franqueados uma variedade incrível de opções para atender aos desejos dos seus clientes

Faça parte da família de franqueados da Água de Cheiro, clique aqui para saber mais sobre os benefícios e suportes oferecidos. 

ÚLTIMAS

SEJA FRANQUEADO E FAÇA PARTE DA REDE DE FRANQUIAS COM 47 ANOS DE TRADIÇÃO

(Este canal é exclusivo para candidatos a adquirir franquias Água de Cheiro, se você deseja ser um revendedor de produtos clique aqui)

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

leia também