Perfumaria e maquiagem são setores em franca expansão

O Brasil é o quarto país que mais consome cosméticos, perfumes e itens de higiene pessoal. Com a franquia, você tem todo know-how e suporte da marca.
Perfumaria e maquiagem são setores em franca expansão

O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, incluindo maquiagem, cresce no Brasil. Segundo o Sebrae, o país ocupa a quarta posição no ranking global de consumo de produtos do setor, abrangendo uma fatia de 45,8% de toda a América Latina. 

A Statista diz que “a receita gerada pelo setor de franquias brasileiro dedicado à beleza e cuidados pessoais aumentou para mais de 47 bilhões de reais em 2022, ante quase 39 bilhões de reais registrados um ano antes”.

É um segmento que cresce, atrai cada vez mais consumidores e portanto é uma ótima opção de investimento para quem quer empreender.

O blog da Água de Cheiro explica o que é necessário saber antes de investir seu dinheiro neste tipo de negócio.

Estude sobre o setor de perfumaria

O brasileiro, segundo a Technavio, destina em média 1,5% do orçamento com produtos e serviços de beleza. 

O público feminino gasta por ano, em média, R$ 1.530 em cosméticos. Já os homens desembolsam aproximadamente R$ 880. Os dados são da Statista

Para atender esse público, estar preparado é essencial. Conhecer o produto que é vendido por você faz a diferença no atendimento ao cliente. Saber esclarecer as possíveis dúvidas é uma forma de mostrar profissionalismo e atenção com a necessidade dele.

Por isso, estude e se atualize sobre todas as novidades do setor para não ficar atrás da concorrência, visto que este é um setor que está em constante transformação. Participar de workshops e feiras do segmento é uma forma de ficar antenado ao que acontece nesse mercado.

Entenda seu nicho

O Sebrae divulgou que 30% dos homens brasileiros admitem pintar as unhas. A pesquisa diz ainda que 37% dos homens estão abertos a ouvir sobre maquiagem.

Quando o assunto são as consumidoras de pele negra, 46% afirmam que o principal motivo de desistir da compra de base, corretivo ou pó é não achar o tom ideal. Outros 57% já precisaram comprar mais de um produto e misturar para que combinasse com sua cor de pele.

Ter produtos que atendam a demanda de cada cliente faz com que seu estabelecimento se torne um lugar lembrado por ele e procurado toda vez que precisar de um novo produto, seja para si próprio ou para presentear alguém.

A importância do networking

Feiras e workshops são ótimas oportunidades para ampliar sua rede de contatos, conhecer novos clientes, fornecedores e pessoas que de alguma forma podem contribuir com o seu empreendimento.

Saber utilizar as ferramentas digitais para conseguir um alcance ainda maior também pode ser uma boa estratégia.

Franquia ou marca própria?

Uma dúvida que pode surgir para o empreendedor é: investir em marca própria ou em uma franquia?

A Associação Brasileira de Franchising (ABF), em sua última pesquisa, diz que em relação ao setor de saúde, beleza e bem-estar, o segundo trimestre de 2023 apresentou um aumento de 15,9% no faturamento, em relação ao mesmo período de 2022.

O Sebrae orienta que se você nunca empreendeu, a franquia é o melhor caminho, visto que o franqueador oferece todo o know-how da marca. Outro ponto positivo é que os processos já foram testados e você ainda conta com  todo o suporte que precisar. 

Já no negócio próprio, o risco e sucesso dependem exclusivamente das decisões e competências do empreendedor, o que pode ser um risco, principalmente se for o primeiro negócio.

Antes de comprar a primeira franquia (se for o seu caso), nós já temos outro texto aqui no blog da Água de Cheiro que fala sobre dicas e cuidados que você deve adotar. 

Para ver quais as vantagens de investir em uma franquia, nós também já preparamos um material sobre isso.

Modelo de Negócio Que se Encaixa no Seu Estilo e Orçamento.

Água de Cheiro: uma opção segura em perfumaria

Contribuir com a autoestima dos clientes com produtos de qualidade e renomados no mercado. Assim é a Água de Cheiro, uma rede de franquias que já faz parte da vida dos brasileiros há 47 anos.

Com a Água de Cheiro, você pode reviver a nostalgia de começar algo novo e emocionante, enquanto conquista o sucesso financeiro que sempre desejou.

Após o primeiro contato, a abertura da loja é feita em aproximadamente 90 dias, sendo o período de negociação feito em 30 dias e as obras da loja em até 60 dias. 

A marca oferece quatro modelos para o franqueado: a loja premium, a loja pop, o quiosque e o contêiner. Para saber mais sobre o investimento, clique aqui.

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