O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, incluindo maquiagem, cresce no Brasil. Segundo o Sebrae, o país ocupa a quarta posição no ranking global de consumo de produtos do setor, abrangendo uma fatia de 45,8% de toda a América Latina.
A Statista diz que “a receita gerada pelo setor de franquias brasileiro dedicado à beleza e cuidados pessoais aumentou para mais de 47 bilhões de reais em 2022, ante quase 39 bilhões de reais registrados um ano antes”.
É um segmento que cresce, atrai cada vez mais consumidores e portanto é uma ótima opção de investimento para quem quer empreender.
O blog da Água de Cheiro explica o que é necessário saber antes de investir seu dinheiro neste tipo de negócio.
Estude sobre o setor de perfumaria
O brasileiro, segundo a Technavio, destina em média 1,5% do orçamento com produtos e serviços de beleza.
O público feminino gasta por ano, em média, R$ 1.530 em cosméticos. Já os homens desembolsam aproximadamente R$ 880. Os dados são da Statista.
Para atender esse público, estar preparado é essencial. Conhecer o produto que é vendido por você faz a diferença no atendimento ao cliente. Saber esclarecer as possíveis dúvidas é uma forma de mostrar profissionalismo e atenção com a necessidade dele.
Por isso, estude e se atualize sobre todas as novidades do setor para não ficar atrás da concorrência, visto que este é um setor que está em constante transformação. Participar de workshops e feiras do segmento é uma forma de ficar antenado ao que acontece nesse mercado.
Entenda seu nicho
O Sebrae divulgou que 30% dos homens brasileiros admitem pintar as unhas. A pesquisa diz ainda que 37% dos homens estão abertos a ouvir sobre maquiagem.
Quando o assunto são as consumidoras de pele negra, 46% afirmam que o principal motivo de desistir da compra de base, corretivo ou pó é não achar o tom ideal. Outros 57% já precisaram comprar mais de um produto e misturar para que combinasse com sua cor de pele.
Ter produtos que atendam a demanda de cada cliente faz com que seu estabelecimento se torne um lugar lembrado por ele e procurado toda vez que precisar de um novo produto, seja para si próprio ou para presentear alguém.
A importância do networking
Feiras e workshops são ótimas oportunidades para ampliar sua rede de contatos, conhecer novos clientes, fornecedores e pessoas que de alguma forma podem contribuir com o seu empreendimento.
Saber utilizar as ferramentas digitais para conseguir um alcance ainda maior também pode ser uma boa estratégia.
Franquia ou marca própria?
Uma dúvida que pode surgir para o empreendedor é: investir em marca própria ou em uma franquia?
A Associação Brasileira de Franchising (ABF), em sua última pesquisa, diz que em relação ao setor de saúde, beleza e bem-estar, o segundo trimestre de 2023 apresentou um aumento de 15,9% no faturamento, em relação ao mesmo período de 2022.
O Sebrae orienta que se você nunca empreendeu, a franquia é o melhor caminho, visto que o franqueador oferece todo o know-how da marca. Outro ponto positivo é que os processos já foram testados e você ainda conta com todo o suporte que precisar.
Já no negócio próprio, o risco e sucesso dependem exclusivamente das decisões e competências do empreendedor, o que pode ser um risco, principalmente se for o primeiro negócio.
Antes de comprar a primeira franquia (se for o seu caso), nós já temos outro texto aqui no blog da Água de Cheiro que fala sobre dicas e cuidados que você deve adotar.
Para ver quais as vantagens de investir em uma franquia, nós também já preparamos um material sobre isso.
Água de Cheiro: uma opção segura em perfumaria
Contribuir com a autoestima dos clientes com produtos de qualidade e renomados no mercado. Assim é a Água de Cheiro, uma rede de franquias que já faz parte da vida dos brasileiros há 47 anos.
Com a Água de Cheiro, você pode reviver a nostalgia de começar algo novo e emocionante, enquanto conquista o sucesso financeiro que sempre desejou.
Após o primeiro contato, a abertura da loja é feita em aproximadamente 90 dias, sendo o período de negociação feito em 30 dias e as obras da loja em até 60 dias.
A marca oferece quatro modelos para o franqueado: a loja premium, a loja pop, o quiosque e o contêiner. Para saber mais sobre o investimento, clique aqui.