Dados apontam como apostar em um modelo de franchising pode se lucrativo para um negócio
Abrir uma franquia oferece inúmeras vantagens, afinal o franchising proporciona que você tenha o status e o padrão de marcas bem estabelecidas no mercado em seu negócio. Além disso, números mostram como o investimento pode ser lucrativo.
Informações da ABF (Associação Brasileira de Franchising) dizem que em 2022, o mercado teve um lucro de mais de R$ 211 bilhões, e a estimativa é de um crescimento de 9,5% a 12% até 2023.
O setor de franchising no Brasil é regulamentado pela lei nº 13.966, que traz uma série de orientações sobre as obrigações do investidor e da marca, taxas e contratos, entre outras coisas.
De que forma é estruturado o modelo de franchising?
A franquia, ou franchising funciona basicamente assim: um investidor (franqueado), adquire os direitos de usar um modelo de negócios pertencente a uma marca (franqueadora).
Quando falamos em franchising, uma de suas principais características é a replicação de produtos. Os clientes sempre encontrarão os mesmos produtos, com a mesma qualidade, devido à padronização da produção.
Nesse tipo de relação, existe uma interdependência entre a marca e o investidor, em que a rede franqueada oferece suporte aos franqueadores. A marca transmite conhecimento em todos os âmbitos do negócio para seus investidores, as informações podem ser passadas através de manuais, treinamentos EAD e presenciais.
O que levar em consideração ao abrir uma franquia
Quando um investidor abre uma franquia, ele está colocando esforço e dinheiro naquela marca, portanto é necessário levar alguns pontos em consideração ao investir em um modelo de franchising. O Sebrae lista um passo a passo do que fazer antes de abrir uma franquia:
Pesquise as marcas;
Avalie o franqueador;
Veja se você possui viabilidade financeira para o negócio;
Escolha uma marca com a qual você tenha afinidade com o produto;
Conheça as competências e pontos da marca que precisam ser melhorados;
Não decida por impulso;
Conheça outros franqueados;
Conheça o sistema.
Taxas de franquia
No modelo de franchising, é necessário pagar taxas para a marca franqueadora. Veja as principais:
Taxas de franquia: uma taxa que é paga após o contrato de adesão. O pagamento é único e tem valor fixo.
Royalties: pagos periodicamente, são um pagamento feito pela exploração da marca franqueada e suporte recebido.
Fundo de marketing: trata-se de um valor arrecadado mensalmente para investir em ações que divulguem a marca.
Tipos de franquia da Água de Cheiro
Lojas franqueadas podem ser encontradas de diferentes formas no mercado, as mais tradicionais são as lojas físicas, mas também podem aparecer como:quiosques, food trucks, containers e home-based (que são lojas online).
A Água de Cheiro oferece algumas opções de franquias. Na categoria de lojas físicas, há dois tipos, as premium e as pop. Ainda são ofertados pela marca os quiosques e containers.
Seja um franqueado da Água de Cheiro
Investir em uma franquia é uma grande opção de negócio. Apostar em uma marca já consolidada, como a Água de Cheiro, pode ser um passo a mais para o sucesso. Com mais de 47 anos de tradição, tem qualidade renomada.
A Água de Cheiro vende uma variedade de produtos em perfumaria, maquiagem, home e funcionais.
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