Ao entrar em uma loja e ser informado que o produto que tanto procura está em falta, o cliente pode não voltar mais. Essa cena precisa ser evitada e uma boa gestão de estoque é a solução, especialmente para as franquias, que dependem muito desse controle para manter a qualidade padronizada do atendimento.
Estar atento às necessidades dos clientes e monitorar a demanda são pontos básicos. Mas como fazer esse planejamento e se beneficiar com ele?
Veja no blog de franquias da Água de Cheiro que planejar a gestão de estoque está longe de ser uma tarefa complicada.
O que é gestão de estoque?
Relacionada ao processo de supervisão e controle de todos os itens armazenados nas prateleiras ou depósito, a gestão de estoque é um dos pilares fundamentais de uma empresa.
Com a administração correta dos produtos e matérias-primas, há uma maior garantia que os itens estejam disponíveis, algo que dificilmente irá acontecer se esse controle for desleixado ou ignorado.
Entre outros direcionamentos, a gestão de estoque inclui:
- Previsão de demanda;
- Compra de materiais;
- Modo de armazenamento;
- Controle de inventário;
- Monitoramento de níveis de estoque;
- Planejamento de reabastecimento.
O que é estoque mínimo e estoque máximo?
É bom estar atento às diferenças entre estoque mínimo e estoque máximo, e saber quais produtos entram em cada grupo. Conhecer essas políticas de estoque é uma ótima maneira para evitar falhas nesse processo.
Estoque mínimo
Também conhecido como estoque de reserva, o estoque mínimo busca garantir que não aconteça desabastecimento.
Isso é feito quando o empresário decide por comprar uma quantidade mínima de produtos de um determinado item, o suficiente para um possível aumento repentino de demanda, em um período curto de tempo.
Estoque máximo
Oposto a isso, o estoque máximo tem como ideia ter uma quantidade próxima ao maior nível possível de produtos que uma empresa consegue manter.
Conservar um estoque máximo, tem como ponto positivo a garantia de produtos suficientes para atender à demanda durante os períodos de pico.
No entanto, pode resultar em custos desnecessários de armazenamento, obsolescência de produtos e capital parado.
Qual a importância da gestão de estoque?
É preceito básico que a satisfação do cliente aumenta quando ele percebe que suas necessidades foram solucionadas.
Além de um atendimento com acolhimento e eficiência, a disponibilidade dos produtos faz parte dessa experiência positiva na relação consumidor e loja.
É nesse ponto que se observa como é indispensável a gestão de estoque feita de maneira correta, pois um cliente com o item que procura em mãos é um cliente satisfeito.
Lembrando, ainda, que estoque parado por muito tempo é dinheiro desperdiçado. Com a boa gestão, é possível evitar problemas pontuais como o chamado estoque inativo, que são itens que não tiveram um desempenho satisfatório de venda e ficam “encalhados”.
A má gestão de estoque tem como tendência a queda das vendas, uma vez que pode haver falta de itens com boa saída, e o franqueado terá dificuldades para ter o retorno financeiro do investimento feito e arcar com gastos como:
- Royalties;
- Taxa de Franquia;
- Salário;
- Pró-labore;
- Lucratividade;
- Taxa de Marketing.
Como fazer uma boa gestão de estoque em franquias?
As franquias dependem muito da manutenção da gestão de estoque para que a operação seja feita dentro dos padrões de qualidade da franqueadora.
Ao implementar as práticas a seguir, o franqueado consegue melhorar significativamente a gestão de estoque e oferecer um serviço de qualidade aos clientes.
Conheça sua demanda
A partir da análise de dados históricos de vendas, tendências sazonais e feedback dos clientes, entenda os padrões de demanda. Assim, você fica por dentro de como montar o estoque da loja.
Utilize um sistema de gestão de estoque
Implemente um sistema de gestão de estoque eficiente para rastrear o movimento de mercadorias, gerenciar pedidos de reposição e otimizar os níveis de estoque.
Isso pode ser resolvido por meio de softwares especializados ou sistemas manuais, o que fica a cargo das necessidades do franqueado.
Faça checklists para checar a situação do estoque
Uma ótima ferramenta para a checagem da situação do estoque em franquias, a técnica de checklist ajuda a garantir uma avaliação rápida e total dos níveis de estoque, para a determinação de possíveis novos pedidos.
Realize inventários regularmente
Monitore de maneira periódica o estoque atual com inventário de estoque, e assim avalie discrepâncias entre o estoque físico e o registrado no sistema.
Isso ajuda a detectar problemas de desvios, perdas ou obsolescência de produtos.
Implemente práticas de controle de qualidade
Produtos em estoque podem sofrer avarias e não atender os padrões de qualidade estabelecidos.
Por isso, é preciso armazenar os itens de maneira adequada e descartar os que estão danificados antes que eles cheguem ao público.
Treine a equipe
Ter uma equipe de vendas bem afiada em relação às práticas de gestão de estoque, procedimentos operacionais e utilização do sistema de gestão de estoque, pode fazer toda a diferença.
Faça ajustes quando necessário
Um produto que saía bastante começou a encalhar? O que tinha pouca saída entrou no gosto do público?
Não tenha receio de ajustar o estoque desses itens conforme o necessário, mas antes veja as condições de mercado e peça o feedback dos vendedores da sua loja.
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