O que são os royalties de franquias?

Abrir uma franquia requer investimento e para isso o empreendedor precisa ficar atento aos custos, como os royalties.
royalties

Quando um empreendedor opta por adotar o modelo de franquia, ele se beneficia de todo o conhecimento e da marca já consolidada pelo franqueador. Essas vantagens, no entanto, têm um custo para o franqueado, como, por exemplo, os royalties e a taxa de franquia.

Por isso, antes de escolher uma franquia, é importante que o empresário se atente a todos esses valores para evitar surpresas durante a gestão do negócio. Essas informações são essenciais para a elaboração de um bom planejamento.

Royalties

No mundo dos negócios, os royalties representam a quantia que uma empresa deve pagar ao proprietário de uma determinada marca para explorá-la comercialmente.

No caso das franquias, os royalties geralmente são cobrados em taxas mensais que a franqueadora recolhe pelo direito de utilização da marca e do know-how até o fim do contrato.

Royalties vem do plural da palavra inglesa “royalty”, que significa realeza. A origem desta forma de pagamento pelo direito de usufruir de algo começou quando as pessoas tinham que pagar ao rei para usar os minerais nas suas propriedades.

A palavra continuou sendo utilizada para descrever a compensação dada ao proprietário de alguma coisa. Além das franquias, os royalties costumam aparecer bastante no ramo da música e de petrolíferas.

O cálculo dos royalties pode variar bastante dependendo do tipo de franquia obtida. No caso em que fabricam os produtos, pode ser cobrada uma taxa mensal sobre as compras do mês. Já as de serviços, costumam estabelecer taxas em cima do faturamento bruto do franqueado.

Taxa de franquia

Os royalties não são os únicos custos que deverão ser pagos pelo franqueado. A taxa de franquia, por exemplo, é o pagamento feito pela formalização do contrato de adesão para utilizar a franquia.

Essa taxa consiste em um valor único e fixo, fazendo parte do investimento inicial para abrir uma franquia. Essa cobrança tem como principal objetivo cobrir os custos de treinamento e assistência oferecidos pelo franqueador.

Fundo de propaganda

Também conhecido como taxa de marketing, esse pagamento serve para criar um fundo que será investido em estratégias de divulgação da marca, que beneficiará a todos os franqueados.

O fundo de propaganda pode ser cobrado de diferentes maneiras, mas geralmente é no formato de porcentagem das vendas dos franqueados no período de um mês. Em outros casos, as franqueadoras estabelecem um valor fixo e outras isentam o franqueado dessa taxa.

Leia mais aqui sobre como funciona o investimento em franquias.

Quais os benefícios do pagamento dessas taxas?

Embora muitos franqueadores tenham ressalvas em ampliar o conjunto de taxas de royalties, há benefícios tanto para a marca, quanto para o franqueado.

Treinamentos

É comum os novos franqueados receberem um treinamento inicial para iniciar a gestão da uma nova unidade. Esses custos são cobertos pela taxa de franquia.

No entanto, o pagamento dos royalties permite que o franqueador forneça treinamentos contínuos para os franqueados que já estão operando. Isso ajuda a manter todos os franqueados na mesma página e amplia o know-how da marca.

Garantia de propriedade intelectual

Os royalties garantem a manutenção da propriedade intelectual de uma marca, impedindo que terceiros a utilizem sem autorização. Isso garante a proteção da imagem da franquia.

Marketing

O novo franqueado geralmente não precisa se preocupar muito com as novas estratégias de marketing. Isso ocorre porque a marca já possui um plano macro de divulgação dos produtos, do qual todos os franqueados colhem os benefícios.

As taxas contínuas ajudam a compensar o custo dos materiais publicitários, o licenciamento de ferramentas e o salário de profissionais da área.

Seja um franqueado Água de Cheiro

Sabe aquela sensação emocionante de começar algo novo? Com a Água de Cheiro, você pode reviver isso e conquistar o sucesso financeiro que sempre sonhou em um dos mercados mais aquecidos do país.

A Água de Cheiro oferece modelos de franquias com investimentos que variam de R$ 114 mil a R$ 116 mil, com lucratividade de 14% a 18% e retorno entre 24 e 36 meses.Torne-se um franqueado hoje mesmo!

ÚLTIMAS

SEJA FRANQUEADO E FAÇA PARTE DA REDE DE FRANQUIAS COM 47 ANOS DE TRADIÇÃO

(Este canal é exclusivo para candidatos a adquirir franquias Água de Cheiro, se você deseja ser um revendedor de produtos clique aqui)

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

leia também