O crescimento populacional e o poder econômico das cidades de menor porte, fora das capitais, têm se destacado no Brasil nos últimos anos. Por isso, o movimento chamado de interiorização das franquias tem ganhado força, com o interior do país recebendo a atenção de empreendedores.
O ranking da Associação Brasileira de Franquias (ABF) das 30 principais cidades em crescimento de número de unidades de franquias, revela a expansão para fora do eixo Rio-São Paulo, em outras capitais, mas sobretudo um movimento voltado para regiões do interior. Dessas 30 cidades, 12 não são capitais.
Ao analisar o ranqueamento, observa-se que houve um crescimento maior de operações de franquias nas cidades do interior ou naquelas que não são capitais.
A variação no número de unidades entre os 12 municípios alcançou 21,1%, enquanto nas 18 capitais listadas esse índice foi de 17,6%.
No top-20, aparecem quatro cidades do interior paulista. A melhor colocada é São José do Rio Preto, em quarto lugar, enquanto Jundiaí aparece em 10º, ambas com menos de 500 mil habitantes.
Em seguida, aparece São José dos Campos, em 11º, e no fechamento da lista de 20 melhores cidades em crescimento de franquias está Ribeirão Preto.
Veja a seguir como a abertura de uma unidade franqueada fora dos grandes centros urbanos do país pode ser mais vantajosa do que você imagina.
Menor concorrência
Em cidades menores, a concorrência geralmente é menos intensa do que nas grandes capitais, onde o mercado de franquias tende a estar um pouco mais saturado, com mais marcas e estabelecimentos concorrentes.
Essa competição reduzida facilita o estabelecimento e a consolidação do negócio, e isso proporciona uma vantagem significativa.
Custos operacionais mais baixos
Em comparação com áreas metropolitanas ou capitais, o investimento inicial e os custos operacionais geralmente são mais baixos em cidades de menor porte.
Entre os fatores que influenciam a diminuição dos custos operacionais estão:
- Aluguel e demais custos imobiliários;
- Salário dos colaboradores;
- Custo de vida menor e, consequentemente, o dinheiro do franqueado pode render mais.
Identificação com a comunidade local
Na interiorização de franquias, pelo motivo da unidade estar em funcionamento em uma cidade menos populosa, acontece uma maior identificação com a comunidade local.
Com a construção de um relacionamento mais sólido entre as partes e com o nome da franquia popularizada na região, há uma maior lealdade e fidelização da clientela.
Isso resulta em uma experiência mais positiva e satisfatória, e a expansão para outros pontos se torna uma realidade.
Potencial de crescimento
Além do fato das cidades menores terem demonstrado um crescimento maior que as capitais, o potencial para que elas se desenvolvam mais nos próximos anos também é bem grande.
Isso deverá resultar em uma demanda crescente por produtos e serviços, o que é mais um ponto positivo para a interiorização de franquias.
Suporte da franqueadora
Ao fazer a interiorização de franquias, uma vantagem é ganhar um suporte “diferenciado” da franqueadora, até mesmo com recursos adicionais.
Isso acontece de uma maneira que se reconheça as nuances e desafios específicos enfrentados pelos franqueados que estão em um ambiente de negócios de menor porte.
Interiorização de franquias com a Água de Cheiro
A expansão da marca Água de Cheiro passa pela interiorização da franquia. São mais de 200 lojas espalhadas pelo Brasil, mantendo o legado de um nome que há mais de 45 anos é referência no mercado da beleza.
A Água de Cheiro garante responsabilidade em relação aos franqueados, ao oferecer todo o suporte necessário para alcançarem o sucesso, além de um portfólio consolidado de produtos.
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