Logo Água de Cheiro

Interiorização de franquias: as vantagens de atuar fora das capitais

A interiorização de franquias é reflexo do crescimento das cidades do interior, e apostar nisso pode ser ótimo para os franqueados.
franquias

O crescimento populacional e o poder econômico das cidades de menor porte, fora das capitais, têm se destacado no Brasil nos últimos anos. Por isso, o movimento chamado de interiorização das franquias tem ganhado força, com o interior do país recebendo a atenção de empreendedores.

O ranking da Associação Brasileira de Franquias (ABF) das 30 principais cidades em crescimento de número de unidades de franquias, revela a expansão para fora do eixo Rio-São Paulo, em outras capitais, mas sobretudo um movimento voltado para regiões do interior. Dessas 30 cidades, 12 não são capitais. 

Ao analisar o ranqueamento, observa-se que houve um crescimento maior de operações de franquias nas cidades do interior ou naquelas que não são capitais.

A variação no número de unidades entre os 12 municípios alcançou 21,1%, enquanto nas 18 capitais listadas esse índice foi de 17,6%.

No top-20, aparecem quatro cidades do interior paulista. A melhor colocada é São José do Rio Preto, em quarto lugar, enquanto Jundiaí aparece em 10º, ambas com menos de 500 mil habitantes.

Em seguida, aparece São José dos Campos, em 11º, e no fechamento da lista de 20 melhores cidades em crescimento de franquias está Ribeirão Preto. 

Veja a seguir como a abertura de uma unidade franqueada fora dos grandes centros urbanos do país pode ser mais vantajosa do que você imagina.

Menor concorrência

Em cidades menores, a concorrência geralmente é menos intensa do que nas grandes capitais, onde o mercado de franquias tende a estar um pouco mais saturado, com mais marcas e estabelecimentos concorrentes.

Essa competição reduzida facilita o estabelecimento e a consolidação do negócio, e isso proporciona uma vantagem significativa. 

Custos operacionais mais baixos

Em comparação com áreas metropolitanas ou capitais, o investimento inicial e os custos operacionais geralmente são mais baixos em cidades de menor porte.

Entre os fatores que influenciam a diminuição dos custos operacionais estão: 

  • Aluguel e demais custos imobiliários;
  • Salário dos colaboradores;
  • Custo de vida menor e, consequentemente, o dinheiro do franqueado pode render mais.

Identificação com a comunidade local

Na interiorização de franquias, pelo motivo da unidade estar em funcionamento em uma cidade menos populosa, acontece uma maior identificação com a comunidade local.

Com a construção de um relacionamento mais sólido entre as partes e com o nome da franquia popularizada na região, há uma maior lealdade e fidelização da clientela

Isso resulta em uma experiência mais positiva e satisfatória, e a expansão para outros pontos se torna uma realidade. 

Potencial de crescimento

Além do fato das cidades menores terem demonstrado um crescimento maior que as capitais, o potencial para que elas se desenvolvam mais nos próximos anos também é bem grande.  

Isso deverá resultar em uma demanda crescente por produtos e serviços, o que é mais um ponto positivo para a interiorização de franquias.

Suporte da franqueadora

Ao fazer a interiorização de franquias, uma vantagem é ganhar um suporte “diferenciado” da franqueadora, até mesmo com recursos adicionais.

Isso acontece de uma maneira que se reconheça as nuances e desafios específicos enfrentados pelos franqueados que estão em um ambiente de negócios de menor porte.  

Interiorização de franquias com a Água de Cheiro

A expansão da marca Água de Cheiro passa pela interiorização da franquia. São mais de 200 lojas espalhadas pelo Brasil, mantendo o legado de um nome que há mais de 45 anos é referência no mercado da beleza.

A Água de Cheiro garante responsabilidade em relação aos franqueados, ao oferecer todo o suporte necessário para alcançarem o sucesso, além de um portfólio consolidado de produtos.

Veja aqui como ser um franqueado.  

ÚLTIMAS

SEJA FRANQUEADO E FAÇA PARTE DA REDE DE FRANQUIAS COM 47 ANOS DE TRADIÇÃO

(Este canal é exclusivo para candidatos a adquirir franquias Água de Cheiro, se você deseja ser um revendedor de produtos clique aqui)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Leia também