O franchising é um dos modos de empreender mais seguros, por ser um modelo de negócio que lida com marcas já conhecidas e estabelecidas no mercado.. Para que a franquia tenha sucesso, é necessário ter uma estratégia de integração preparada para receber novos franqueados.
A integração é uma etapa importante principalmente para manter a rede coesa e harmônica, garantindo que os padrões sejam estabelecidos e que o objetivo em comum seja alcançado: o sucesso das unidades.
Ações de integração
Existem diversas maneiras de integrar o novo franqueado na rede. Em várias marcas, os candidatos já começam a ser inseridosmuito antes da abertura da loja.
Um dos primeiros documentos apresentados aos candidatos é a Circular de Oferta de Franquia (COF), que traz todos os detalhes referentes à franquia, como custos, rendimentos e outros importantes, para que eles possam entender o funcionamento e as regras do negócio.
Manual de implantação
O manual de implantação define os passos administrativos e operacionais para a inauguração da franquia. Ele aborda desde a constituição de empresas até as demais documentações.
Apesar de todo o entusiasmo que envolve a inauguração de uma loja, ele sempre vem acompanhado de muitas dúvidas. O manual, juntamente com o suporte, dá mais segurança ao franqueado sobre como será a integração e todas as etapas que ele irá passar até que a unidade esteja de fato operando.
Em se tratando de implantação, o manual pode representar uma economia significativa de recursos, identificando o que deve ser adquirido ou contratado em cada etapa até a abertura da loja.
Outros manuais importantes fornecidos pelas franqueadoras são de operações, marketing e vendas, administração e identidade visual.
Treinamentos
Os treinamentos são a espinha dorsal de qualquer integração de um franqueado, pois é a partir deles que será trabalhado o aspecto mais importante de toda franquia: a padronização.
Durante os treinamentos, os gestores e colaboradores são preparados para se alinhar ao modelo de operação da marca. Isso envolve o uso de softwares, atendimento ao cliente e trato com os fornecedores.
Os treinamentos também representam uma oportunidade de interagir com franqueados mais experientes, que podem fornecer mais informações sobre o negócio.
Integração na Água de Cheiro
A Água de Cheiro oferece todo suporte ao franqueado desde o primeiro contato até depois da abertura da unidade, seguindo a metodologia de integração promovida pela marca.
A equipe de expansão recebe o contato via sistema de CRM e, em seguida, entra em contato para humanizar o atendimento. Nesta etapa, todas as dúvidas são esclarecidas, além de serem apresentados os modelos de negócios e a viabilidade deles
Após esta etapa, o candidato recebe toda a documentação pertinente ao negócio. Depois de 10 dias de análise, o candidato informa se tem interesse em seguir com a marca.
Se o candidato sinalizar positivamente em continuar o processo, é firmado um pré-contrato de franquia e ele é direcionado para o departamento de implantação. Lá, o futuro franqueado é atendido por um profissional para dar sequência à implantação, enquanto um consultor desenvolve o perfil profissional de negócios.
Ao finalizar a implantação, o consultor de negócios segue desenvolvendo a operação com o apoio de todos os departamentos e o monitoramento diário de um analista de Trade Marketing.
“Com a presença do consultor de negócios, desde o primeiro momento, o franqueado é inserido como parte do negócio e, assim, se fazendo presente e sendo desenvolvido, ele está preparado para inaugurar e administrar a unidade de negócios”, explicou o gerente de expansão da Água de Cheiro, Peterson Luiz Guedes das Neves.
Além de todo o processo citado, o franqueado da Água de Cheiro recebe treinamentos e conta com todo o suporte da franqueadora durante a administração da unidade.
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O tempo estimado para retorno do investimento é de 24 a 36 meses. Já a lucratividade é estimada entre 14% a 18%.
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