A localização é um dos aspectos mais importantes de um imóvel, tanto para o residencial quanto para o ponto comercial. No mundo do franchising, estar bem localizado pode representar um ganho significativo do faturamento da unidade.
Vale ressaltar que diferentes tipos de franquias podem ter melhor desempenho em localizações variadas. São diversos fatores que devem ser levados em conta, como: a presença do público-alvo naquela região, os custos para estar neste local, exposição e a presença de concorrentes naquela área.
Além disso, franquias podem ser instaladas em lojas de rua, galerias comerciais, shoppings, entre outros pontos. Em alguns casos, a franqueadora já define o tipo de ponto onde deve ser instalada a loja.
Confira no texto a seguir as principais variáveis que devem ser levadas em conta ao escolher o local do ponto comercial.
O que é um ponto comercial?
De forma simples e objetiva, o ponto comercial é o local onde um negócio está estabelecido. Pode ser um prédio, um quiosque, uma loja em um shopping ou um contêiner.
Diversas estratégias de marketing e divulgação são necessárias para que o ponto comercial se torne conhecido na região e com isso crie o seu valor.
Diferentemente do estabelecimento empresarial, o ponto comercial não possui relação direta com o imóvel, mas sim com o local. Portanto, trata-se de onde a atividade é realizada e pode ter muito mais valor que o próprio imóvel, que pode ser valorizado com o tempo.
No franchising, a escolha do ponto comercial deve constar no planejamento inicial, já que é um diferencial que pode determinar o sucesso ou o fracasso da loja antes mesmo de ela iniciar as atividades.
O que levar em conta na escolha do ponto comercial
Para avaliar corretamente qual a melhor localização para o ponto comercial, o franqueado precisa levar alguns fatores em consideração. É recomendável solicitar o auxílio do franqueador nessa questão, que poderá fornecer mais informações.
Além disso, algumas franqueadoras proíbem mais de uma unidade da marca em uma mesma área.
Exigências legais
Uma das primeiras etapas para definir a localização é verificar se não há impedimento legal para a abertura do negócio pretendido no local desejado e providenciar as licenças necessárias para a sua instalação.
Mesmo tendo a assessoria da franqueadora para a escolha do ponto, a responsabilidade para cumprimento de todas as exigências e a obtenção da autorização de funcionamento caberá ao franqueado.
Preço compatível
Não há como definir o ponto comercial sem analisar o aspecto financeiro. O franqueado precisa conferir se o valor do aluguel é compatível com o plano de negócio da franquia, além da vigência e as condições de renovação do contrato.
Presença do público-alvo
Estar onde o cliente está é um princípio importante para o franchising. Além de considerar o fluxo de pessoas no local, é necessário verificar se o seu público-alvo frequenta aquele local.
Se a sua marca tiver como foco o público jovem, por exemplo, não faz sentido ela ficar em um local com alta concentração de pessoas de mais idade, mesmo que seja em grande quantidade.
É necessário também pensar no conforto deste cliente. Se o local tiver estacionamento, por exemplo, será mais cômodo para o consumidor se deslocar até lá. Isso gera maior satisfação e consequentemente, aumenta a fidelização deste cliente.
Estoque e mercadorias
Um bom ponto comercial deve ter uma localização que facilite a vida não só dos consumidores, mas também dos fornecedores. Por isso, ao definir o ponto comercial pense também em questões logísticas para entregar um produto de qualidade e otimizar seus ganhos.
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