O setor de franchising vem demonstrando estabilidade e uma curva de crescimento ascendente, mas será que isso torna a abertura de uma franquia garantia de sucesso para quem opta por essa modalidade de negócio?
Segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias fechou o primeiro trimestre de 2024 com um crescimento nominal de 19,1% em comparação com o mesmo período de 2023.
Apesar do crescimento contínuo que o setor vem demonstrando, nem todas as unidades franqueadas que iniciam suas operações conseguirão se manter sustentáveis a longo prazo.
Saiba, a seguir, quais são os principais fatores que podem influenciar o insucesso das franquias em seus primeiros anos de funcionamento.
Não conhecer a fundo o segmento da franquia
Ao tomar a decisão de abrir uma franquia, é ideal que o futuro franqueado tenha um conhecimento sólido do mercado em que pretende atuar.
Isso porque no universo do franchising, gostar ou se identificar com o setor e os produtos oferecidos não é o bastante para garantir a sustentabilidade do negócio.
Conhecer profundamente o segmento significa entender as tendências do mercado, os principais concorrentes, as preferências dos consumidores e os possíveis desafios estratégicos e operacionais que precisarão ser enfrentados.
Isso permitirá ao franqueado tomar decisões informadas e mais assertivas.
Compreender os processos do setor é um requisito essencial
Além do conhecimento de mercado é essencial ao franqueado ter ciência dos processos operacionais e administrativos que compõem o dia a dia da franquia.
Mesmo que o franqueado não possua experiência prévia no setor, é necessário que ele siga todos os processos padrões da franqueadora.
Porque além de testados e comprovados previamente, eles são responsáveis por:
- padronizar as operações da rede;
- garantir a qualidade do serviço;
- assegurar a consistência dos serviços oferecidos;
- proporcionar uma experiência estabelecida e de qualidade ao cliente independentemente da unidade visitada;
- oferecer um atendimento adequado;
- minimizar erros operacionais;
- cumprir as normas e regulamentações específicas do setor;
- garantir a satisfação do cliente, fortalecendo a reputação da marca.
Para novos franqueados, as redes de franchising costumam oferecer treinamentos e consultorias personalizados, para assegurar que o padrão de qualidade seja seguido e que o empreendedor compreenda a importância de cumprir à risca todos os processos.
Não buscar especialização
Apesar de extremamente importante, seguir todos os procedimentos padronizados da franqueadora não é garantia de sucesso para os franqueados.
Algumas outras habilidades também devem ser desenvolvidas na hora de tornar a franquia um case de sucesso, como:
Saber fazer a gestão de pessoas: liderar e motivar a equipe, promovendo um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso a partir de feedbacks constantes e do apoio à equipe.
Fazer a gestão de estoque de forma assertiva: garantir que os produtos estejam sempre disponíveis, sem excesso ou falta deles em estoque, evitando desperdício e perda de vendas.
Desenvolver habilidades de marketing e vendas: saber como atrair e reter clientes, de forma presencial ou online, além de promover a marca de forma eficaz e próxima à realidade e aos anseios do consumidor.
Aprimorar habilidades financeiras: ter controle sobre os fluxos de caixa, planejamento orçamentário e análise de desempenho financeiro.
Entender o comportamento do consumidor: adaptar as estratégias de atendimento e produtos às necessidades e preferências do público local.
Inovar continuamente: buscar constantemente melhorias e inovações para sustentar a competitividade e relevância no mercado, mantendo-se a par das tendências e com os produtos ideias para suprir as necessidades dos consumidores.
Gerenciar conflitos e tomar decisões: ser capaz de resolver problemas e tomar decisões rapidamente para conservar a operação e a eficiência.
Principais erros ao abrir a primeira franquia
Novos franqueados podem cometer erros que comprometem o sucesso do negócio. Tais como:
Achar que retorno sobre o investimento será imediato
Ao abrir a primeira franquia, muitos franqueados cometem o erro de achar que o retorno sobre o investimento será imediato.
Essa expectativa irreal pode levar a frustrações e decisões precipitadas, porque, na prática, é comum que o novo negócio precise de um período de cerca de vinte e quatro meses para se estabilizar e começar a gerar lucros consistentes.
Por isso, ter um planejamento financeiro realista e que considere que a paciência e a gestão eficiente dos recursos são essenciais para alcançar a estabilidade e o sucesso a longo prazo.
Depender do capital de giro
Confiar exclusivamente no capital de giro para sustentar o negócio pode ser arriscado, especialmente em momentos de baixa demanda ou imprevistos financeiros.
Muitos dos novos franqueados caem nessa armadilha e contam com o fluxo de caixa positivo inicial para cobrir despesas operacionais e investimentos.
Sem considerar a necessidade de reservas financeiras para períodos mais escassos ou imprevistos.
Sem um planejamento adequado, a falta de liquidez pode prejudicar a capacidade de manter a operação e o crescimento de forma sustentável.
Não se preparar para gerenciar pessoas
A falta de preparação para gerenciar pessoas é outro ponto crítico para os novos franqueados.
Liderar e motivar uma equipe exige habilidades específicas e desenvolver competências em gestão de pessoas é fundamental para criar um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso.
Isso impacta diretamente no desempenho e na capacidade de atração e fidelização do negócio.
Uma equipe bem liderada e motivada, além de melhorar a qualidade do serviço, contribui para:
- o aumento do NPS (métrica que indica a satisfação do cliente e a probabilidade de ele voltar a consumir os produtos da marca e indicá-los):
- diminuição do turnover da unidade (rotatividade de funcionários).
Não ter processos bem estabelecidos
Os processos de uma franquia vão muito além dos procedimentos padrões exigidos pela franqueadora. A padronização é essencial para garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, além de facilitar a gestão e a supervisão das unidades franqueadas.
Mas seguir os procedimentos específicos de cada unidade e garantir que esses processos sejam objetivos e possíveis de serem cumpridos, são passos indispensáveis para assegurar a consistência e a longevidade da franquia.
Isso inclui: horário de funcionamento, postura no ponto de venda, modo de abordar o cliente, horários de reabastecimento de estoque, rotina de limpeza do local e orientações para situações de crise (conflitos, acidentes e urgências).
A falta de processos bem definidos pode levar a inconsistências, a retrabalhos e à perda de controle sobre as operações.
Apenas ser uma marca consolidada não mantém uma franquia
Mesmo que seja de uma marca muito conhecida, franquias também precisam ser posicionadas e apresentadas ao público local.
Porque, contar com uma marca consolidada proporciona uma vantagem inicial, mas não é garantia de sucesso para a franquia no mercado regional.
É fundamental que o franqueado compreenda as particularidades da sua região, ajustando estratégias de marketing e atendimento para atrair e fidelizar os clientes da cidade.
Investir tempo e recursos em pesquisas de mercado, especialmente no início das operações, é importante para entender as necessidades e preferências do público local e adaptar produtos, abordagens, promoções e estratégias de comunicação.
A apresentação adequada da franquia ao público da região, também envolve treinamento contínuo da equipe, para garantir que o atendimento ao cliente.
Além de alinhado aos padrões da marca, cumpra com as expectativas e particularidades regionais.
Não utilizar soluções omnichannel a favor da franquia
A loja física é extremamente importante, mas atualmente ela não deve ser o único modelo de acesso para o cliente.
Atualmente, conveniência e flexibilidade são características altamente valorizadas pelos consumidores e, a integração de soluções omnichannel, é essencial para atender diferentes necessidades dos consumidores e maximizar as oportunidades de vendas.
O omnichannel envolve a utilização integrada de múltiplos canais de vendas e comunicação.
Proporcionando uma experiência de compra facilitada e mais conveniente, sem exigir que o cliente esteja presencialmente interagindo com a marca.
Além disso, uma abordagem omnichannel, se bem executada, facilita a coleta de dados sobre o comportamento do consumidor.
Permitindo à franquia personalizar ofertas e campanhas de marketing de maneira mais eficaz.
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