Investir em uma franquia traz diversas vantagens para o empreendedor. Além de iniciar o negócio com uma marca que já tem uma base sólida de clientes e credibilidade no mercado, o empresário pode contar com todo o suporte do franqueador.
Essa relação entre a rede com o franqueado é a base do sistema de franchising e ajuda quem está empreendendo a se preparar para as adversidades do mercado.
É importante que o suporte não fique restrito apenas à fase inicial da operação. Esse processo precisa ser contínuo, com o objetivo de ajudar o franqueado a corrigir erros e encontrar soluções.
Como muitos empreendedores no franchising são iniciantes, o suporte é um diferencial importante na hora de escolher uma franquia. O franqueado, por sua vez, só tem a ganhar seguindo as diretrizes determinadas pelo franqueador.
Vantagens de um bom suporte
Existe uma série de benefícios ao prestar um bom suporte ao franqueado. O primeiro deles é a padronização, afinal, uma rede de franquias só existe a partir desse fator.
A partir do momento em que uma unidade começa a ter problemas de comunicação com a franqueadora, ela pode se afastar das diretrizes estabelecidas, afetando toda a reputação da marca. Nesse sentido, o suporte ajuda a evitar ruídos na comunicação e a manter todos os franqueados alinhados.
Outro suporte fundamental é na realização do marketing. Sem esse tipo de ação, as unidades franqueadas podem ver o número de clientes diminuir e até mesmo fechar as portas.
Por outro lado, o marketing positivo gerado por franqueados satisfeitos com o trabalho do franqueador pode atrair leads interessantes, aumentando as chances de crescimento.
Quais os tipos de suporte que o franqueador pode oferecer?
Como vimos, o franqueador deve repassar os seus conhecimentos aos franqueados, fornecendo as ferramentas necessárias para obter sucesso. Já o franqueado deve aproveitar ao máximo todo esse suporte para fazer a loja crescer.
Escolha do ponto comercial
A escolha do ponto é um dos principais fatores a serem considerados para gerar bom resultado para a franquia. A loja pode estar em galerias, shoppings e até na rua, mas para isso é necessário avaliar o modelo do negócio e como se aproximar do público-alvo.
Em alguns casos, os franqueadores selecionam previamente o ponto comercial antes de entregá-lo aos novos parceiros.
Projeto arquitetônico
Com a necessidade de padronização que o franchising exige, antes mesmo de expandir a marca, a franqueadora procura um escritório de arquitetura para criar um projeto padrão que servirá para todas as unidades.
O franqueado fica com a responsabilidade de encaixar esse plano no ponto escolhido. Em caso de alterações necessárias, é importante o suporte do franqueador para validar as modificações.
Treinamento
Talvez essa seja a etapa mais importante para todo o franqueado. Os treinamentos são uma forma de transferir o know-how. Ele pode ser oferecido por meio de palestras presenciais, videoaulas e videoconferências.
É importante o franqueado questionar como o treinamento será passado antes mesmo de assinar o contrato, além de participar ativamente desse processo.
O treinamento envolve tópicos como: gestão, controle de estoque, atendimento às necessidades do cliente e todas as questões referentes ao dia a dia da franquia.
Apoio financeiro
A maioria das franqueadoras possuem parcerias com instituições financeiras para facilitar o acesso do franqueado na tomada de crédito. Em outros casos, a franqueadora chega até mesmo a financiar uma parcela de abertura da unidade com recursos próprios.
Depois que a loja é inaugurada, não cabe mais ao franqueador fornecer capital para a unidade. A obrigação do franqueado passa a ser de transmitir informações a respeito das finanças da loja e organizar o caixa.
Apoio jurídico
Ao fechar contrato com a franqueadora, são fornecidas diversas orientações jurídicas e administrativas. Esse suporte visa prestar informações sobre os trâmites legais para se abrir uma franquia.
A franqueadora também pode dar suporte na hora de contratar funcionários, sugerindo o perfil ideal que deve ser procurado para cada função.
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Desde o primeiro contato, a Água de Cheiro realiza apresentações sobre a marca, analisa documentos, elabora o contrato e oferece treinamentos especializados. Além disso, há uma busca constante por fidelização de clientes e atração de novos consumidores, com suporte disponível para dúvidas.
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