Segundo trimestre: faturamento de franquias cresce 12,8%

Setor de franquias registrou um crescimento de 12,8% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2023, segundo ABF.
faturamento

A expansão do mercado de franquias permanece como algo constante nos últimos anos no Brasil, e os resultados do segundo trimestre de 2024 confirmam essa tendência. 

De acordo com números divulgados na Pesquisa Trimestral de Desempenho, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias registrou um crescimento de 12,8% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2023. O levantamento aponta que houve na receita de abril a junho um aumento de R$ 54,2 bilhões para R$ 61,2 bilhões.

Outra novidade apresentada pela ABF foram os dados relativos ao semestre, com um resultado ainda melhor. O faturamento nos seis primeiros meses de 2024 cresceu 15,8%, passando de R$105,1 bilhões para R$121,7 bilhões.

Saúde, Beleza e Bem-Estar em primeiro lugar

Os três melhores desempenhos do trimestre relativo aos meses de abril, maio e junho foram anotados pelos segmentos “Saúde, Beleza e Bem-Estar” – em que está inserida a Água de Cheiro -, “Alimentação – Food Service” e “Casa e Construção”. 

O setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar apresentou a maior alta, de 21,7%, impulsionado especialmente pelo investimento em produtos personalizados, com o uso da inteligência artificial (IA), aumento das vendas de produtos farmacêuticos, inclusão e diversidade dos produtos comercializados.

Antes disso, no primeiro trimestre, Saúde, Beleza e Bem-Estar anotou um crescimento de 14,7% em relação ao mesmo período de 2024.

Aumento do consumo e adaptação ao mercado

Após um ótimo primeiro trimestre, em que foi anotado um crescimento de 19,1%, o setor de franquias continuou se beneficiando no segundo trimestre da demanda aquecida por cuidados estéticos, valorização do bem-estar e do convívio social.

Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, o crescimento do setor de franquias, além de reafirmar a resiliência e a confiança no mercado brasileiro por parte das redes, é um reflexo da recuperação econômica pós-pandemia e do aumento do consumo.

Leite também destaca a capacidade de adaptação das franquias às novas demandas do mercado, como a digitalização e a oferta de serviços diversificados.

“O franchising é, de fato, uma alternativa sólida para os empreendedores, oferecendo a eles modelos de negócios mais seguros, com treinamento, suporte e toda infraestrutura das empresas franqueadoras, o que é particularmente atrativo em tempos de volatilidade”, afirma o mandatário da ABF.

Ampliação dos empregos

O número de empregos nas redes de franquias também cresceu no segundo trimestre deste ano. De acordo com a pesquisa, a mão de obra empregada no setor passou de 1,612 milhão para 1,674 milhão, o que representa uma alta de 3,85%.

O estudo indicou também um acréscimo de 4.273 operações de franchising no país, totalizando 193.151 operações. Houve um aumento de 4,3% na abertura de franquias e uma redução de 1,6% nos encerramentos, resultando em um saldo positivo de 2,7%. 

Seja um franqueado Água de Cheiro!

O bom momento do franchising é um verdadeiro convite para quem quer começar a empreender.

Na Água de Cheiro, você tem a chance de ingressar em um dos mercados mais lucrativos do Brasil. Com 47 anos de história, a marca conta com um amplo portfólio de produtos nacionais e internacionais, com kits e presentes que vendem o ano todo.

São quatro modelos de franquias disponíveis: Loja Premium, Loja Pop, Quiosque e Contêiner, em investimentos iniciais que variam de R$ 117 mil a R$ 184 mil, com previsão de retorno entre 24 a 36 meses. 

Saiba mais aqui e seja um franqueado da Água de Cheiro

ÚLTIMAS

SEJA FRANQUEADO E FAÇA PARTE DA REDE DE FRANQUIAS COM 47 ANOS DE TRADIÇÃO

(Este canal é exclusivo para candidatos a adquirir franquias Água de Cheiro, se você deseja ser um revendedor de produtos clique aqui)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Leia também