Para quem está interessado em empreender no ramo do franchising, uma das dúvidas mais comuns é: quanto tempo é necessário para abrir uma franquia?
E a resposta é a mais óbvia: depende.
O modelo de franquias é conhecido por sua agilidade de implementação, já que segue padrões de estrutura e planejamento. Mas, como qualquer negócio, é necessário preparo. E para garantir uma abertura segura, é preciso tempo.
É claro que as tipificações do negócio refletem no tempo em que o projeto leva para sair do papel. Para franquias home based, ou home office, o tempo é mais curto, já que não é necessário a reforma e instalação do comércio em local físico.
Já nos casos de franquias maiores, os processos de escolha de local, reforma e instalação acrescentam mais dias nessa espera. No geral, negócios mais enxutos podem levar em média 3 meses, enquanto os mais extensos, o tempo até a inauguração pode chegar a um ano.
Quanto tempo levam os processos que antecedem a abertura de uma franquia?
Para entender melhor como funciona a abertura de uma loja franqueada, é preciso ter em mente que há uma lista de afazeres. Na maior parte dos negócios, o processo de abertura se divide em dois. São eles:
Antes da assinatura do contrato: durante esse período, o trabalho do futuro empreendedor é feito de forma praticamente autônoma. Por isso, use esse tempo para conhecer melhor a franqueadora, suas atividades, atuação no mercado, visões e posicionamentos.
Durante o contato com a franqueadora, é essencial entrar em detalhes sobre valores, expectativas, e até o plano de estrutura da marca. Faça um estudo aprofundado do negócio para entender a empresa antes de assinar o contrato. Se o tempo até a abertura é determinante para o seu investimento, questione os consultores.
Nessa fase, a franqueadora deverá entregar o Circular Oficial de Franquia (COF) aos possíveis franqueados. Esse documento é apresentado ao menos 10 dias antes da assinatura do contrato, e contém detalhes sobre a operação da franquia, além de estipular barreiras jurídicas entre ambas as partes.
Depois da assinatura do contrato: a partir dessa etapa, o franqueado é orientado pela franqueadora. O que determinará o tempo gasto são as exigências de cada negócio: desde a escolha do local, instalações, treinamentos até a inauguração.
Quais são os passos entre a assinatura e a inauguração?
Escolha do ponto comercial
Após a assinatura do contrato, o primeiro passo costuma ser o pagamento de algumas taxas à franqueadora, e assim se inicia a procura por um local de instalação.
Em muitos casos, a marca faz análises de geolocalização, buscando por pontos que estejam alinhados aos planos de expansão. Essa logística é o que auxilia e determina a escolha final do ponto comercial. A depender da região, o tempo médio para essa fase é de 20 dias.
Implementação do negócio
Determinado o local físico da unidade franqueada, o próximo passo é a implementação do negócio. Essa etapa envolve ajustes de estrutura e reformas. Com o amparo da marca, essa fase costuma ser mais rápida do que parece. Com modelos prontos, algumas franquias investem em estratégias de implementação que agilizam esse período.
Além das instalações físicas, essa também é a etapa de preparo burocrático. Entre eles, estão a abertura do CNPJ, contratação de funcionário, compra de equipamentos, estoque de mercadorias etc. Vale lembrar que, durante toda essa fase, o franqueado é orientado pela marca.
Mesmo que facilitada, essa instalação pode levar em média entre 30 a 60 dias.
Treinamento Especializado
Já com tudo em ordem, é hora de praticar. Seja de maneira remota ou presencial, os treinamentos são parte essencial para a abertura de uma franquia. Geralmente, esse processo envolve capacitações para as atividades da marca, além de protocolos administrativos e de atendimento.
É claro que cada negócio tem uma forma de estruturar essas mentorias. Em muitos casos, elas são divididas entre o setor administrativo e o setor de atendimento. Esse é provavelmente o processo mais curto. Afinal, são os toques finais que precedem a abertura.
Inauguração
Depois de passar por todos os preparativos, chega a hora mais esperada: a inauguração da franquia. Esse momento marca o início oficial das operações e, por isso, deve ser bem-planejado.
Algumas marcas acompanham de perto esse evento, oferecendo suporte na divulgação, estratégias de marketing local e até ações promocionais para atrair os primeiros clientes. Tudo isso ajuda a gerar visibilidade e criar um bom relacionamento com o público desde o primeiro dia.
Independentemente do porte da franquia, a inauguração é mais do que uma formalidade: é o ponto de partida para o sucesso do negócio.
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