Estar atento à saúde financeira é fundamental em qualquer modelo de negócio. E é exatamente para se manter com as finanças em dia que o planejamento financeiro ajuda (e muito) os empreendedores e investidores.
Quando falamos sobre franquia, isso não é diferente. Por isso, elaborar um planejamento assertivo e bem detalhado é fundamental para o bom funcionamento da sua unidade e para uma gestão eficiente!
Embora você já tenha um modelo de negócios pré-estabelecido, o que facilita e muito a vida dos investidores, é preciso estimar e organizar as despesas mensais para não se atropelar em contas.
Pensando nisso, o blog de franquias da Água de Cheiro preparou um texto completo para ajudar você a criar o planejamento financeiro para a sua franquia e ficar cada vez mais próximo do sucesso!
Vamos nessa?
O que é um planejamento financeiro?
O objetivo primordial de qualquer empreendedor é obter lucro ao investir em um negócio, não é mesmo? Ninguém pretende ver seu investimento gerando prejuízos. Afinal empreender é um grande sonho para muitos brasileiros.
Para alcançar o sucesso e ter suas finanças em dia, é fundamental desenvolver um planejamento financeiro, que podemos considerá-lo como uma espécie de ferramenta de finanças.
Isso porque ele é um conjunto de ações que tem o objetivo de organizar as suas finanças e estabelecer metas – a curto, médio e longo prazo –, a fim de promover um melhor gerenciamento dos recursos do seu negócio e manter seu negócio funcionando de modo saudável.
Com essa ferramenta, a empresa consegue garantir o uso adequado dos recursos financeiros disponíveis, maximizando o potencial de crescimento e minimizando os riscos de endividamento.
Nas franquias, isto não é diferente. Claro que os custos e os gastos podem diferir de acordo com cada franqueadora, mas ter essa ferramenta contábil em mãos é essencial para um crescimento saudável e promissor.
Além disso, ao fazer uma boa gestão de finanças, é possível até mesmo considerar uma expansão rentável, abrindo novas unidades da franquia à qual você está vinculado.
Por que é tão importante ter um planejamento financeiro?
Ao organizar as despesas e receitas, o planejamento financeiro permite que a sua franquia opere com segurança, evitando imprevistos e garantindo o uso adequado dos recursos conforme planejado.
Como o orçamento do negócio detalha todas as entradas e saídas de recursos, há uma distribuição melhor desse fluxo financeiro e você consegue enxergar com clareza os gastos fixos, variáveis e até imprevistos.
Um planejamento financeiro bem elaborado influencia diretamente a tomada de decisões, como decidir expandir a rede, investir em tecnologias ou treinamentos, desde que estejam alinhados aos princípios da marca-mãe, etc.
Sem esta ferramenta contábil, os riscos de endividamento, gastos além do orçamento e outros problemas financeiros aumentam consideravelmente.
Em alguns casos, a falta desse conjunto de ações também pode resultar em precificação inadequada dos produtos e serviços da franquia, levando a uma arrecadação insuficiente e, em casos extremos, à falência.
Lembre-se: uma gestão estratégica depende de um planejamento financeiro bem-feito. E, para sobreviver em um mercado tão competitivo como o setor de franquias, é fundamental ter um gerenciamento adequado.
O que não pode faltar em um planejamento para franquias?
Em seu documento de organização das finanças, não deixe de incluir:
- Taxa de franquia: qual é o valor da taxa de franquia? E as formas de pagamento disponíveis? Sinalize essas informações em seu planejamento;
- Capital de giro: qual é o capital necessário para financiar as operações da franquia até que ela se torne lucrativa? Deixe isso bem visível em seu documento;
- Custos fixos e variáveis: quais são todos os custos envolvidos na operação da franquia, como aluguel, funcionários, marketing e insumos? Detalhe os custos de maneira clara e objetiva.
- Análise da franquia: quais são os custos iniciais, taxas de franquia, royalties e despesas operacionais reais da franquia adquirida?? Essas informações são a base para o seu planejamento.
Como elaborar o seu planejamento financeiro?
Além das informações fundamentais, é preciso seguir um passo a passo para que seu documento fique assertivo e estratégico.
Confira:
- Registre todas as informações essenciais (taxas de franquia, capital de giro, custos fixos e variáveis, e análise da franquia);
- Elabore um orçamento detalhado que inclua todas as despesas operacionais;
- Defina quais são os dados do mercado em que sua unidade está inserida, assim será possível ter uma noção da realidade da marca;
- Mantenha um registro detalhado de todas as entradas e saídas de recurso;
- Monitore regularmente o fluxo de caixa para garantir que haja dinheiro suficiente para cobrir as despesas e investimentos necessários.
- Defina metas claras de faturamento, lucro e retorno sobre o investimento (ROI).
- Mantenha uma reserva de emergência para lidar com imprevistos, como crises econômicas ou problemas operacionais;
- Projete diferentes cenários para estar preparado para situações adversas e imprevistos;
- Caso investir em novas unidades esteja em seus planos, avalie cuidadosamente todas as oportunidades de investimento e tome decisões baseadas em análises sólidas;
- Faça revisões periódicas do planejamento financeiro para ajustar as estratégias conforme necessário e garantir que as metas estejam sendo alcançadas.
Confira mais dicas para uma boa gestão financeira!
Quer investir em franquias? Escolha a Água de Cheiro!
Se tem o sonho (e o objetivo) de investir em um modelo de negócio assertivo, a Água de Cheiro é para você!
Para se manter competitiva no mercado e apresentar inovações, a marca trouxe Carlos Massa, o Ratinho, para o quadro de sócios da empresa. Além disso, lançou uma nova linha de maquiagem, com produtos que acompanham as tendências mais inovadoras do setor. Isso sem contar, é claro, com seu portfólio consagrado de perfumes nacionais e internacionais!
Não deixe de conversar com a gente para saber mais sobre os nossos modelos de franquias e o plano de negócios que temos a oferecer! Acesse aqui e entre em contato agora mesmo.