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Conheça alguns fatores que influenciam o sucesso da sua franquia

Para ter sucesso na sua franquia é essencial identificar tendências e práticas da área em que você atua. Veja mais detalhes aqui!
Sucesso da franquia

O sucesso da franquia pode ser influenciado pela franqueadora, mas sabia que o franqueado é um dos principais responsáveis para garantir a prosperidade do negócio?

Abrir uma franquia é uma alternativa interessante para quem busca solidez e segurança na hora de iniciar um novo empreendimento. 

Afinal, o modelo de negócio é pensado para replicar padrões, técnicas e conceitos que já foram testados e demonstraram resultados positivos para a atuação e permanência da marca no mercado.

Mas, além das características operacionais que fazem parte da gestão do negócio, é indispensável que o franqueado tenha uma visão objetiva do segmento para garantir o sucesso do estabelecimento.

Confira a seguir alguns dos fatores essenciais para que a franquia seja financeiramente sustentável e lucrativa:

Saiba qual o nicho de mercado da sua franquia

Um nicho de mercado é um segmento específico em um contexto maior, caracterizado por demandas, preferências e necessidades individuais.

Por exemplo: uma empresa que vende produtos cremosos para cabelos cacheados, é nichada para consumidores que possuem cabelo com curvatura e precisam de produtos cremosos que são mais fáceis de manusear e mais hidratantes.

O segmento da empresa citada acima é o da beleza, com foco em itens capilares, mas ela se propõe a atender demandas mais específicas que só produtos para cabelos, por isso, foi nichada para um público mais característico.

Por que essa pode ser a chave para o sucesso da franquia?

Ao invés de atender ao mercado de massa com diferentes segmentos e soluções em um mesmo lugar.

Uma empresa que foca em um nicho de mercado direciona seus produtos e serviços para um grupo de consumidores bem definido.

Que geralmente é menor, mas com características e interesses bem delimitados. 

Identificar essas particularidades pode auxiliar o empreendedor a direcionar esforços financeiros, publicitários e operacionais.

Isso auxilia a atender uma demanda do consumidor de maneira mais específica e garantir o sucesso da franquia.

O que pode permitir que uma empresa se especialize e crie soluções personalizadas, tornando-se referência e fidelizando cada vez mais clientes.

Isso auxilia para que a marca seja lembrada como primeira opção na hora de solucionar um problema ou de oferecer o produto mais adequado.

Afinal, em um mercado com cada vez mais opções, ser lembrado é essencial para manutenção da relevância.

Garanta o sucesso da franquia acompanhando tendências

Em um contexto de consumo que muda cada vez mais rápido, acompanhar tendências pode ser a chave para garantir a relevância do negócio.

Esse processo é fundamental para assegurar que os produtos oferecidos pela empresa continuem sendo consumidos e desejados pelas pessoas.

Estar atento às mudanças no comportamento dos consumidores, inovações tecnológicas e movimentos do mercado possibilita a adaptação rápida e eficiente às novas demandas e expectativas. 

Isso não só ajuda a identificar oportunidades de crescimento e expansão, como também auxilia a antecipar e mitigar riscos.

Por exemplo: se a tendência dos consumidores é optar cada vez menos por produtos testados em animais, é necessário que as empresas busquem alternativas para substituir seres vivos em testes de qualidade para poderem se manter relevantes no mercado.

Como isso funciona no dia a dia?

Acompanhar tendências não precisa ser um trabalho extenso e feito para embasar grandes campanhas, também pode ser utilizado em uma escala menor.

Por exemplo, se na sua loja há diferentes opções de lip tints e nas redes sociais esse produto está em alta, aproveite essa oportunidade para divulgá-lo e mostrar aos potenciais consumidores que ele é uma ótima opção.

Saiba quem é o seu consumidor

Conhecer o seu consumidor auxiliará tanto na hora de oferecer um atendimento mais personalizado quanto no momento de indicar produtos específicos para atender a demanda dele.

Saber das preferências e necessidades do seu cliente proporciona uma experiência de compra mais agradável e pode ser um grande diferencial competitivo na hora de fidelizá-lo.

Esse conhecimento também pode auxiliar na: 

  • gestão de estoque;
  • tomada de decisões estratégicas na hora de repor produtos; 
  • assertividade ao lançar promoções e ofertas. 

Para que um cliente continue escolhendo a sua loja, é indispensável que o produto que ele busca ou que pode atender a demanda dele esteja sempre disponível.

Ofereça soluções

Seu cliente possui uma demanda específica que pode ser atendida com algum produto do seu estabelecimento, mas ele não está disponível? Busque alternativas para não perder essa venda (ou o cliente).

Franquias como a Água de Cheiro possuem um portfólio extenso, pensado para atender diferentes necessidades e públicos.

Por isso, se por acaso um cliente for à loja buscando um produto que esteja em falta, ofereça uma solução parecida que possa substituí-lo

Buscar outras alternativas na hora da venda é essencial para mostrar ao cliente opções diferentes da que ele já conhece e estabelecer uma relação de confiança.

Fazendo com que ele se sinta acolhido e compreendido, mesmo quando não há a solução que ele procura.

A internet pode ser uma aliada para o sucesso da franquia

As redes sociais são uma ótima ferramenta para estabelecer um relacionamento mais próximo com o consumidor, além de terem o poder de humanizar a sua marca.

A partir de uma conta no Instagram, por exemplo, é possível mostrar os últimos lançamentos da franquia, produtos muito procurados que acabaram de ser repostos no estoque e até trabalhar com o desejo dos consumidores.

As redes sociais também são ótimas para:

  • responder a dúvidas;
  • receber feedbacks;
  • resolver problemas de forma rápida e eficiente;
  • entender o hábito de consumo do público-alvo;
  • realizar pesquisas de mercado;
  • monitorar tendências.

Isso tudo permite que seu negócio se mantenha atualizado e pronto para se adaptar às mudanças.

Invista em anúncios

Por meio de anúncios segmentados em buscadores ou nas redes sociais, é possível atingir um público mais qualificado, maximizando as vendas e obtendo um retorno sobre o investimento em marketing. 

Utilizar diferentes soluções presentes na internet pode ser uma maneira estratégica de potencializar o alcance da sua marca, fortalecer a relação com os consumidores e impulsionar o sucesso do seu negócio.

Escreva sua história de sucesso com a Água de Cheiro!

Fundada há quase cinco décadas, na capital mineira, Belo Horizonte, a Água de Cheiro criou grandes clássicos da perfumaria brasileira.

Além de ser uma das primeiras franquias de sucesso no segmento de beleza e perfumaria nacional.

Nossos produtos fizeram parte da vida de muitas pessoas ao longo desses mais de 40 anos, marcando memórias com suas fragrâncias únicas. 

Invista em uma marca pensada para se adequar a diferentes orçamentos e atender múltiplos perfis, sempre mantendo a exclusividade e criando opções que agradam a diversos tipos de consumidor.

Conheça nossos modelos de negócio e veja como eles podem se ajustar ao seu orçamento e ao tamanho da sua cidade.

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