Conseguir ter lucro com uma franquia é um dos principais motivos que faz as pessoas decidirem investir em um negócio no ramo do franchising.
Afinal, quem com um pé no empreendedorismo não quer ter sucesso na área, construir uma carreira e ser dono do próprio negócio?
Mas a dúvida que paira na cabeça de qualquer empreendedor, especialmente daqueles que estão dando os primeiros passos no setor de franquias é: como funciona o lucro de uma franquia?
Entenda mais com a Água de Cheiro sobre o passo a passo para chegar ao total de lucro de uma franquia. Vamos nessa?
O que é lucro?
O lucro nada mais é que a diferença positiva entre as receitas (faturamentos) obtidas por uma empresa, em relação aos seus custos e despesas, como: salários de funcionários, aluguel, produtos/insumos, contas de água e luz, assessoria contábil, entre outros.
Essa análise é feita em um determinado recorte de tempo, como em um mês ou em um período maior (bimestral, trimestral, semestral e anual)
O lucro de uma franquia é sinônimo de saúde financeira e um indicador chave do desempenho dos negócios.
Por meio dele, é representado que aquele negócio é sustentável, e que o trabalho está sendo realizado de maneira inteligente, segura e profissional.
Qual é o processo de obtenção de lucro de uma franquia?
As franquias contam com alguns processos próprios do setor, diferentes do que acontece em empresas não franqueadas.
O fato de ser o único modelo de negócio com proteção legal específica, por meio da Lei de Franquia, já representa uma vantagem, uma vez que franqueadores e franqueados conseguem trabalhar com maior transparência.
Por meio da legislação, são apontadas as maneiras com que as relações comerciais se estabelecem, como a divisão correta das tarefas correspondentes a cada parte.
Outros tópicos que influenciam no lucro de uma franquia são:
- Royalties;
- Taxa de Franquia;
- Salário;
- Pró-labore;
- Lucratividade;
- Taxa de Marketing.
Royalties
Taxas pagas pelo franqueado ao franqueador, os royalties são um tipo de um “aluguel” direcionado a quem criou, investiu, comercializou e patenteou a marca e o produto.
Na Água de Cheiro, o modelo de trabalho é praticado de maneira diferente do mercado. Os royalties são cobrados no momento de reposição do estoque, em um valor de 40%.
Taxa de franquia
A taxa de franquia é um valor pago por um franqueado ao franqueador no momento da assinatura do contrato. O pagamento dessa taxa volta a ser feito somente durante a renovação desse documento.
Isso dá o direito do uso da marca por parte do franqueado, que assim pode operar utilizando o modelo de negócio e o suporte dado pelo franchising.
Essa taxa tem como função cobrir custos iniciais da franquia, como:
- Treinamento de pessoal;
- Fornecimento de manuais operacionais;
- Reuniões destinadas a esclarecer questões da marca;
- Pesquisas de mercado.
Na Água de Cheiro, cada modelo de negócio conta com uma taxa de franquia. Veja as diferenças:
- Quiosque: R$ 35.000,00;
- Loja POP: R$ 35.000,00;
- Loja Premium: R$ 50.000,00;
- Container: R$ 30.000,00
Salário
O salário está relacionado com a remuneração dos colaboradores. O termo, do ponto de vista da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é especificamente aplicado aos trabalhadores formalizados.
Freelancers ou profissionais no regime Pessoa Jurídica (PJ) devem ser classificados em outras categorias de prestação de serviços.
Pró-labore
Semelhante ao salário, o pró-labore é uma remuneração paga aos sócios da franquia, mas somente caso esse indivíduo exerça alguma função administrativa, como diretor comercial ou gerente, por exemplo.
Lucratividade
Também destinado aos sócios e importante na análise de lucro de uma franquia, funciona de modo diferente do pró-labore. Depois que o faturamento paga os custos do negócio, o que sobra no caixa da franquia é lucro.
Esse lucro é distribuído para o bolso dos sócios, a depender das partes societárias de cada um. Em empreendimentos de capital aberto, os acionistas também participam dessa divisão.
Cada opção de modelo de loja da Água de Cheiro tem uma previsão de lucratividade diferente. Veja:
- Quiosque: 14% a 16%;
- Loja POP: 16% a 18%;
- Loja Premium: 16% a 18%;
- Container: 16% a 18%.
Taxa de Marketing
Taxa de Marketing (ou taxa de propaganda) é a contribuição do franqueado para a realização do marketing institucional..
Na Água de Cheiro, isso é trabalhado com 2% em cima do faturamento bruto obtido pela loja, exceto nos modelos quiosque e container, em que essa cobrança não é feita.
O objetivo é contribuir diretamente para promover a marca e fortalecer toda a rede de estabelecimentos.
Há ainda, dentro da Água de Cheiro, a possibilidade de negociação entre franqueado e franqueadora para a realização de investimento de propaganda em mídia local, voltados a master franqueados (com, no mínimo, três operações).
Para isso, é preciso apresentar um projeto de divulgação. Se a ação for viável, a Água de Cheiro participa com 50% de investimento por meio de produto bonificado equivalente ao valor acordado.
O que é retorno sobre o investimento?
Da sigla em inglês para Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento), o ROI deve ser a base na decisão para quem decide apostar em uma franquia.
Entre os dados que é preciso ter acesso para fazer uma estimativa do ROI, estão o custo de investimento inicial, o volume de vendas, a taxa de franquia, o capital de giro, os royalties e os demais custos de instalação da loja.
A fórmula para o cálculo do ROI é o seguinte:
ROI = (Receita – Custo) / Custo
O período previsto para o retorno de investimento e o consequente lucro de uma franquia para os diferentes modelos de negócio da Água de Cheiro variam entre 24 a 36 meses.
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Ser franqueado de uma marca de renome como a Água de Cheiro é garantia de trabalhar com um amplo portfólio de produtos de qualidade, além de utilizar uma estrutura já aprovada.
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