Como avaliar a rentabilidade de uma franquia 

Antes de investir em uma franquia é necessário analisar indicadores financeiros e o retorno sobre o investimento.
Lucro

Investir em uma franquia pode ser uma excelente oportunidade para empreendedores que desejam um negócio estruturado e com suporte de uma marca consolidada. 

No entanto, antes de tomar essa decisão, é fundamental avaliar a rentabilidade da franquia escolhida. O franchising tem o histórico de ser altamente lucrativo para os franqueados. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das franquias no Brasil passou de R$ 62,6 bilhões para R$ 70,2 bilhões no 3º trimestre de 2024.  Em 12 meses, a variação foi de 14,4%. Esses números confirmam que o setor vive um momento de crescimento das receitas de maior rentabilidade. 

Confira como analisar a viabilidade financeira e entenda os principais fatores que influenciam no desempenho de uma franquia. 

O que é a rentabilidade de uma franquia? 

Rentabilidade é o potencial da franquia gerar lucro a partir de suas receitas. Para medir esse quesito em uma franquia é necessário analisar indicadores financeiros, como o ponto de equilíbrio (quando o negócio começa a gerar lucro), a margem de lucro líquida e o retorno sobre o investimento (ROI). 

O próprio modelo de franchising por si só oferece uma base sólida para quem deseja lucrar. Ao investir em uma franquia, o empreendedor receberá treinamento e suporte contínuo, além de se beneficiar da reputação da marca para atrair clientes. 

Fatores para avaliar a rentabilidade da franquia

Gráfico
É necessário conhecer o nicho antes de investir.

Avaliar a rentabilidade de uma franquia exige uma análise criteriosa de diversos fatores. Conheça alguns dos principais a seguir: 

Análise do retorno sobre o investimento 

O Retorno do Investimento (ROI) é um dos indicadores mais importantes para medir a rentabilidade de uma franquia. Ele mostra quanto tempo o investidor levará para recuperar o valor investido inicialmente no negócio. 

O cálculo de ROI leva em conta todos os custos iniciais e operacionais, e deve ser feito com base em projeções realistas de faturamento e custos. Isso varia de franquia para franquia, até porque algumas têm um custo de operação mais alto do que outras.

Conheça a reputação da marca 

Durante o processo de pesquisa sobre a franquia, é fundamental que o empreendedor consiga levantar o máximo de informações possíveis sobre a marca

Esse processo pode ser realizado de diversas maneiras. A mais fácil é pesquisar pela internet. Porém outra opção é entrar em contato com outros franqueados, que poderão apresentar um ponto de vista mais específico sobre o negócio. 

Estude o mercado 

Quando o assunto é investir em uma franquia rentável, é necessário entender o nicho em que ela atua. Em alguns casos, a marca pode até apresentar uma boa reputação, mas a sua área de atuação pode estar em um processo de decadência. 

Isso significa que a longo prazo a franquia poderá não ser mais rentável. Para evitar isso, leve em consideração o quão promissor é o negócio e quais são as chances da franquia se reinventar diante das adversidades do mercado.     

Demanda e concorrência 

Uma franquia pode ter números financeiros atraentes, mas se o mercado estiver saturado ou a demanda for baixa, a rentabilidade pode ser comprometida. 

Para isso é necessário verificar a demanda pelo produto ou serviço da região. Veja também quantos concorrentes diretos e indiretos existem na região em que você deseja empreender e como eles operam. 

Invista na franquia da Água de Cheiro 

A Água de Cheiro é a opção certa para quem deseja ter a sua própria franquia no mercado mais lucrativo do Brasil! Com mais de 45 anos de história, a marca conta com produtos nacionais e internacionais que atraem uma clientela diversificada e exigente.

São quatro modelos de franquias disponíveis: 

Loja Premium: um espaço sofisticado, ideal para áreas comerciais de alto fluxo, proporcionando alta visibilidade e um portfólio completo de produtos com uma metragem de 30 m² ou mais. 

Loja Pop: uma opção acessível e versátil, perfeita para centros comerciais e bairros. Modelo ideal para investidores com menor capital inicial. A metragem é de 15 a 25 m².

Quiosque: um modelo compacto e de fácil implantação, ideal para shoppings e pontos de grande circulação, oferecendo flexibilidade e baixo custo. Disponível nas opções de 6, 8 ou 9 m². 

Contêiner: uma alternativa inovadora e prática, podendo ser instalada em locais estratégicos, com design moderno e atraente. A metragem é de 15 m².

O investimento inicial varia de R$ 117 mil a R$ 184 mil, com potencial de lucratividade de 14 a 18% e o tempo de retorno estimado entre 24 a 36 meses.

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