Tendências para as franquias em 2024

Franquias

O mercado de franquias tem apresentado expansão no Brasil desde o fim da pandemia. Para 2024, as tendências apontam que o setor deverá continuar aquecido.

Segundo o último levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), realizado no terceiro trimestre de 2023, o crescimento do segmento foi de 11,4%. O estudo ainda mostrou que o faturamento saltou de R$ 56,2 bilhões para R$ 62,6 bilhões. 

Um dos cenários em alta é o de maquiagens e o de perfumarias. Confira outras tendências gerais que deverão se concretizar no franchising neste ano. 

União entre físico e digital 

Durante a pandemia, muitos serviços presenciais ficaram temporariamente suspensos, obrigando os empreendedores a apostarem no delivery e no E-commerce. 

Uma das tendências para 2024 é que a fusão entre lojas físicas e digitais se concretize neste ano. Essa ideia consiste em oferecer experiências únicas de compra, tanto presencialmente quanto no online. 

Essa integração deverá deixar as franquias mais “completas” no quesito atendimento, conseguindo contemplar dois diferentes nichos de consumidores. 

Sustentabilidade 

A sustentabilidade não é uma tendência exclusiva do ramo de franquias, mas sim do mundo dos negócios em geral. O conceito de responsabilidade social está cada vez mais forte, por isso, as franqueadoras têm investido em soluções e produtos “verdes”.

O conjunto de padrões ESG de boas práticas para definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada deixará de ser opcional e se tornará algo praticamente obrigatório em 2024. A sigla em inglês reúne os três pilares do movimento: Environmental (meio ambiente); Social e Governance (governança).  

Cada quesito tem suas próprias exigências. Confira: 

Ambiental 

  • Política de desmatamento (caso aplicável);
  • Gestão de resíduos;
  • Uso de fontes de energia renováveis. 

Social 

  • Salários justos;
  • Adotar práticas que respeitem os direitos humanos e leis trabalhistas; 
  • Promover ações que contribuam com a comunidade.

Governança 

  • Transparência financeira e contábil; 
  • Relatórios financeiros completos e honestos; 
  • Remuneração dos acionistas.

Expansão para o interior 

Apesar de muitas marcas mirarem no mercado exterior, o Brasil tem muitas oportunidades de negócios em municípios menores no interior. Uma das apostas dos especialistas para 2024 é a abertura de novas unidades em cidades de menor porte. 

As redes com um investimento inicial de até R$ 135 mil deverão continuar sendo as que mais se beneficiarão do mercado interno. No entanto, os formatos deverão ser mais variados, para suprir as particularidades desses municípios. 

Inteligência Artificial 

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) passou a fazer parte do dia a dia das pessoas e foi inserida nas estratégias das franqueadoras. Para 2024, a IA continua sendo apontada como a principal tecnologia do franchising.

De acordo com a pesquisa 2023 AI Readiness Report da Scale, 61% das empresas estão investindo em IA para melhorar a experiência do cliente, 56% visando a eficiência operacional e 50% com foco no lucro. 

Nas franquias, a inteligência artificial pode ser utilizada para controle de estoque, sortimento, relacionamento com o consumidor e análises de dados de campanhas de marketing. Além disso, podem monitorar ameaças cibernéticas, notificando o usuário sobre possíveis malwares. 

Humanização 

Apesar de muitas IAs estarem sendo utilizadas no atendimento online de diversas empresas, há uma tendência de que as franqueadoras estabeleçam relações mais humanizadas com os franqueados. 

Além de utilizar ferramentas jurídicas, as redes têm buscado aprimorar a comunicação assertiva e não violenta. A empatia e a escuta ativa também serão habilidades que serão mais exploradas pelas franquias. 

Água de Cheiro também é tendência! 

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (ABIHPEC), o mercado brasileiro de perfumaria cresceu 3,5% nos últimos anos, se apresentando como uma alternativa viável para investimentos. 

Por isso, nada melhor do que empreender com uma franquia pioneira no ramo de beleza no Brasil. A Água de Cheiro possui modelos com potencial de 14% a 18% de lucratividade e retorno do investimento de 24 a 36 meses. 

Não fique esperando e entre nessa tendência também. Conheça aqui as opções de franquias. 

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