Em uma relação de franquias é preciso que os papéis do franqueado e franqueador sejam muito claros para ambas as partes desde o início, para que não haja conflitos desnecessários entre elas.
Dessa forma, surgem responsabilidades mútuas para que o negócio possa prosperar. Para o empreendedor que deseja investir em uma franquia, é essencial conhecer quais serão as suas futuras obrigações.
Confira abaixo quais são os deveres de franqueado e franqueador.
Como funciona o franchising
Antes de entender o papel de franqueado e franqueador, é preciso compreender como funciona o franchising. Nesse sistema, o franqueador (dono da franquia) cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente.
A franquia é um modelo de negócio interessante para os empreendedores, pois permite o uso de uma marca já consolidada, testada e padronizada, diminuindo os riscos de problemas com administração.
Com isso, o empreendedor já entra no mercado com uma marca reconhecida, uma metodologia comprovadamente efetiva e um plano de negócio já estabelecido. Além disso, o franqueado terá independência jurídica e financeira em relação ao franqueador.
Deveres do franqueador
O franqueador é o detentor da marca e cede o direito de uso aos parceiros que desejam abrir novas unidades. Para isso, o franqueador é uma pessoa jurídica que formata o modelo de negócio.
Ao ceder o uso de patente para os franqueados, ela cobra uma taxa para ser remunerada. Confira quais são os deveres do franqueador.
Transferir conhecimento
Um dos principais pontos para o sucesso de uma franquia é ter uma metodologia efetiva que possa ser replicada em todas as unidades da rede. Por isso, é obrigação do franqueador transmitir o seu know-how ao franqueado.
O ensinamento da nova metodologia deve abranger desde as tarefas operacionais até os aspectos gerais da gestão da unidade. Esse treinamento pode ser feito tanto de forma remota quanto presencial.
Prestar suporte
Além de oferecer o treinamento inicial, a rede deve estar preparada para prestar suporte necessário ao franqueado durante toda a operação da unidade.
Mais do que uma exigência legal, essa é uma prática indispensável para que a parceria tenha sucesso e traga os resultados esperados tanto para o franqueado quanto para o franqueador.
Cumprir a legislação e fornecer a documentação necessária
O franqueador deve seguir rigorosamente a Lei de Franquias (13.966/19), que exige a entrega da Circular de Oferta de Franquia (COF) e do Contrato de Franquia.
Ele também deve se atentar à elaboração dos contratos acessórios, que são exigidos por legislações de cada setor e garantem a segurança jurídica da operação.
Marketing
O franqueador deve elaborar estratégias de marketing eficazes para promover a marca e atrair novos clientes. Com isso, todos os franqueados saem ganhando com a publicidade gerada.
Deveres do franqueado
O franqueado é o empreendedor que compra uma franquia, investindo em uma marca e abrindo uma loja. Ele paga um determinado valor para ter direito ao uso da marca e deve seguir as regras estabelecidas pelo franqueador.
Veja as principais obrigações:
Cumprir contrato da franquia
O franqueado deve aderir ao contrato da franquia e cumprir todas as cláusulas, assim como as regras operacionais estabelecidas nos treinamentos. Este é o conceito básico para que a relação entre as partes seja saudável.
Seguir padrões estabelecidos pela rede
Como vimos, a padronização da metodologia de trabalho é um dos aspectos mais importantes para o franchising. Por isso, o franqueado deve seguir todos os procedimentos apresentados, colocando-os em prática conforme as orientações do franqueador.
Prestar informações
Para que eventuais problemas sejam resolvidos e até mesmo evitados, o franqueado deve manter uma comunicação transparente com o franqueador.
Ter o suporte de informações precisas sobre o que está funcionando e o que precisa melhorar traz benefícios para ambas as partes, já que o franqueador pode verificar quais melhorias podem ser aplicadas.
Participar de treinamentos
O franqueado deve aproveitar ao máximo todo o suporte oferecido pelo franqueador, incluindo a participação em treinamentos, convenções e reuniões para se manter atualizado sobre as práticas e estratégias da rede.
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