Uma marca genuinamente brasileira e que há mais de 45 anos é referência no mercado da beleza com produtos de primeira qualidade. Não é de hoje que a Água de Cheiro é reconhecida como um dos principais nomes do segmento de perfumaria e cosméticos.
A trajetória de sucesso da Água de Cheiro na indústria da beleza é ampla e importante demais, com a construção de um público fiel e que acompanha de perto as novidades.
Veja a seguir a linha do tempo que preparamos com a jornada dessa marca que definiu a história da perfumaria no país e que é, atualmente, uma das franquias de maior sucesso desse segmento, com mais de 200 lojas que continuam a manter esse legado.
1976, o início da Água de Cheiro
O mercado da beleza no Brasil conheceu o nome Água de Cheiro em setembro de 1976. Foi nesse ano, no elegante e tradicional bairro da Savassi, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, que foi aberta a primeira loja.
Ela foi batizada com esse nome, por ser um modo de designar a “água de colônia”, um tipo mais suave de perfume.
O ambiente da loja inaugural era ao mesmo tempo aconchegante e luxuoso. A decoração tinha um toque romântico que combinava perfeitamente móveis antigos e tapetes artesanais, além da entrada ser feita por uma porta de ferro arredondada na cor vinho, inspirada em um prédio antigo de BH.
A fama sobre a qualidade dos produtos não demorou para se espalhar pela cidade.
As colônias embaladas em saquinhos de feltro e feitas artesanalmente eram acessíveis ao público, e já demonstravam o extremo bom gosto que marcaria a história da Água de Cheiro. O sucesso estava garantido.
Anos 80 e 90: o boom da Água de Cheiro
A partir dos anos 1980, com uma rede de distribuição ampla, os produtos da Água de Cheiro ganharam o mercado nacional, consolidando-se dentro do segmento de beleza nas próximas décadas.
Em 1981, havia 45 lojas Água de Cheiro espalhadas pelo país, com produtos exclusivos que davam força e visibilidade à marca.
Pela primeira vez, o Brasil tinha um sistema de franchising no mercado de perfumaria – arranjo comercial já comum nos Estados Unidos e Europa. Esse modelo pioneiro no país permitia que empreendedores independentes se associassem à marca e abrissem suas próprias lojas.
A dedicação à inovação dentro do mercado de beleza, sempre com produtos a preços justos, gerou o surgimento de clássicos da perfumaria brasileira, como: Absinto, Attractive, Água Fresca e Hydros.
Esses nomes marcaram gerações e gerações de consumidores que enxergam na Água de Cheiro características como excelência e estilo.
Revitalização com o Grupo Narsana
Após ser adquirida pelo Grupo Narsana, em 2016, a Água de Cheiro passou por um processo de revitalização.
Processos como identidade visual, posicionamento e proposta foram reconfigurados na busca de uma nova geração de clientes.
O Grupo Narsana é um conglomerado de mais de 12 empresas no Brasil, que pertence à Beauty Franchising.
A holding é responsável por mais de 50 marcas nacionais e internacionais de perfumes, cosméticos e produtos em um portfólio de mais de mil itens diferentes, entre marcas próprias, licenciadas e representadas com exclusividade para todo o Brasil.
São compreendidos os setores de distribuição, fabricação, desenvolvimento de marcas e varejo nos segmentos de Luxo, Seletivo, Semi Prestígio, Massivo e Profissional em perfumes, cosméticos e até mesmo produtos alimentícios.
Categorias de atuação
Com amplo portfólio, composto por diversas fragrâncias próprias e linha de fashion brands, com produtos assinados por marcas mundialmente conhecidas como Everlast e Lamborghini, a Água de Cheiro atua nas seguintes áreas:
- Corpo, banho e capilares;
- Perfumaria;
- Kits e presentes;
- Home;
- Linha completa de maquiagem;
- Deo-colônias e body splashes;
- Body lotions;
- Hidratantes;
- Esfoliantes;
- Óleos e sabonetes;
- Catálogo sazonal.
Conheça neste texto aqui os pilares, valores, principais diferenciais e os quatro modelos de negócio (lojas pop e premium, quiosques e containers) da Água de Cheiro.
Faça história com a Água de Cheiro
Mais do que ser parte de uma história de sucesso, tornar-se um franqueado Água de Cheiro é embarcar no futuro de uma das marcas mais valorizadas do mercado de beleza nacional.
A Água de Cheiro garante responsabilidade em relação aos franqueados, ao oferecer todo o suporte necessário para alcançarem o sucesso, além de um portfólio consolidado de produtos.
Ficou interessado em um investimento tranquilo e com bom retorno financeiro? Veja aqui como ser um franqueado.