Ao fazer um investimento para se tornar empreendedor é necessário fazer muita pesquisa de mercado. No entanto, não basta entender apenas da área de atuação, mas também possuir conhecimentos técnicos de administração. Por isso, os futuros empreendedores estão cada vez mais buscando cursos de capacitação antes de abrir um negócio.
Segundo o relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre o desempenho no setor no 3º trimestre de 2024, o faturamento das unidades franqueadas no país subiu em 12,1% no período, chegando a uma receita de R$ 70,2 bilhões.
Para aproveitar o bom momento do setor, é importante estar preparado para os desafios que gerir um negócio exige. Confira a seguir algumas dicas de cursos que podem fazer a diferença para quem deseja se tornar um franqueado.
Benefícios de participar de cursos
Cursos especializados ajudam o empreendedor a entender melhor o mercado no qual a franquia opera, incluindo tendências, perfil do cliente e concorrência. Isso é essencial para tomar decisões estratégicas que potencializem os resultados.
Além disso, uma franquia exige conhecimentos em áreas, como: administração, marketing, gestão financeira e liderança de equipes. Cursos de capacitação oferecem uma base sólida para lidar com esses desafios com confiança e eficácia.
Outro benefício é a diminuição de riscos na operação. Conhecimento prévio permite que o empreendedor antecipe problemas e crie estratégias preventivas.
Dicas de cursos
Gerir uma empresa demanda uma série de conhecimentos. Quando se trabalha com uma franquia, é necessário entender alguns conceitos importantes de administração para ter sucesso.
Veja a seguir alguns cursos que podem fazer a diferença para quem quer entrar no mundo do franchising:
Gestão de negócios
Antes de investir em negócios é muito importante ter conhecimento sobre administração. O curso de gestão de negócios ensina ao empreendedor como planejar, implementar, analisar e controlar estratégias empresariais.
Você também aprende como funciona a estrutura de uma organização, um panorama da economia mundial, gestão de marketing, indicadores de desempenho e contabilidade.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Instituto de Administração (FIA) possuem opções de cursos na área.
Gestão de pessoas
Além de administrar um negócio, o franqueado também precisa saber como lidar com pessoas. Para liderar uma equipe é preciso gerir expectativas individuais e, ao mesmo tempo, motivar o coletivo.
Isso se dá com uma boa dose de empatia, capacidade de reconhecer talentos e algumas ferramentas estratégicas ensinadas em cursos. O Sebrae possui uma opção online e gratuita.
Cursos específicos de franchising
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) conta com diversos polos pelo país, além de oferecer cursos de forma online. Esses são opções interessantes para quem busca se aprofundar no mercado de franquias, como explicações passo a passo sobre o setor até mesmo liderança e finanças para o seu negócio.
Gestão de projetos
Mesmo quem deseja investir em franquias deve ter uma boa noção de como planejar e administrar um projeto. Pode ser fundamental para uma estratégia de marketing ou um plano de carreiras para os colaboradores.
Existem diversos cursos de gestão de projetos, já que é uma área fundamental para qualquer tipo de profissional ou empresa. A plataforma Veduca conta com um curso online aprofundado sobre o assunto.
Seja um franqueado da Água de Cheiro
A Água de Cheiro é uma marca icônica no mercado de perfumaria e beleza do Brasil, contando com um amplo portfólio de marcas nacionais e internacionais de produtos como: perfumes, maquiagens e de outras funcionalidades.
Com a Água de Cheiro, o processo para se tornar um franqueado é simplificado e você pode ter o seu próprio negócio em 90 dias, contando desde o primeiro contato até a inauguração da unidade.
São quatro formatos diferentes de franquia para se adaptar ao seu perfil e orçamento:
- Loja Premium: metragem de 30 m² ou mais com investimento de R$ 184 mil, disponível em cidades em geral;
- Loja POP: metragem de 15 m² a 25 m² com investimento de R$ 129 mil, disponível em cidades com mais de 50 mil habitantes;
- Quiosque: metragem de 6 m², 8 m² e 9 m² com investimento de R$ 117 mil, disponível em locais de grande circulação;
- Contêiner: metragem de 15 m² com investimento de R$ 175 mil, disponível para locais estratégicos.
O tempo de retorno estimado é de 24 a 36 meses, com potencial de lucratividade de 14 a 18%. Acesse aqui e saiba mais.