Estratégias para aumentar as vendas na sua franquia 

Oferecer treinamentos aos funcionários e ter um bom marketing local podem ajudar a aumentar as vendas na franquia. Saiba como no blog.
Aumentar vendas

O franchising é uma ótima opção para empreendedores que desejam investir em uma marca já consolidada no mercado e com boas margens de vendas. No entanto, diante de um mercado cada vez mais competitivo, pode ser que seja necessário um “combustível” para melhorar os lucros. 

Por isso, o franqueado deve estar sempre atento às novidades e tendências do mercado e buscar estratégias que não se limitem apenas às recomendações da franqueadora. 

Vale lembrar que analisar as tendências dos consumidores e os concorrentes é uma atividade fundamental para compreender as vendas. Embora a franqueadora tome a maioria das providências, o franqueado pode aprimorar alguns aspectos por conta própria. 

Confira no texto a seguir algumas estratégias para colocar em prática e a melhorar o desempenho. 

Elaborando um planejamento 

Antes de colocar qualquer estratégia em prática, é fundamental elaborar um planejamento. Se a ação que você for implementar exigir um investimento, por exemplo, será necessário ter um plano para arcar com os novos custos. 

Além disso, é preciso fazer uma análise dos principais motivos que estão limitando o potencial de vendas, para que o franqueado possa tomar ações mais assertivas para cada tipo de situação. 

Uma dica é realizar esse planejamento de forma semestral, focando nas datas comemorativas com maior potencial de alavancar as vendas. Se necessário, inclua a franqueadora nesse processo, uma vez que ela contará com especialistas para auxiliar na ampliação das vendas. 

Ações para aumentar as vendas 

Vendas
Aumentar os lucros é um dos principais desafios para franqueados.

Existem inúmeras estratégias eficazes para alavancar as vendas, e muitas delas envolvem práticas testadas e comprovadas que atendem tanto às necessidades dos clientes quanto aos objetivos da franquia. Veja algumas dessas abaixo: 

Invista no treinamento da equipe 

A equipe de atendimento é a linha de frente da franquia e desempenha um papel fundamental na experiência do cliente. 

Investir em treinamentos regulares e workshops de atualização garante que os funcionários estejam bem preparados para oferecer um serviço de alta qualidade e focado nas vendas. 

Um bom atendimento não só melhora a imagem da franquia, mas também aumenta as chances de venda e fidelização. Treine a equipe para ouvir os clientes, entender suas necessidades e sugerir produtos adicionais de forma natural.

Formas de pagamento 

É muito importante flexibilizar as formas de pagamento. O mercado oferece inúmeras maneiras de ajudar o cliente a finalizar as suas compras e a sua franquia não pode ficar de fora. 

Oferecer  opções de pagamento ao público é também investir na experiência de compra, pois facilita a vida do cliente e ele tende a voltar. Quanto mais a franquia participa da decisão de compra do consumidor, mais chance terá de fidelizá-lo e de obter novas vendas. 

Estimular feedbacks 

É fundamental ouvir e dar atenção aos feedbacks dos clientes. As críticas, por exemplo, podem ser usadas para melhorias na unidade que futuramente impulsionarão as vendas. 

O contrário também funciona. Os elogios mostram aos gestores onde eles estão acertando, de modo a aprimorar ainda mais as ações. Ninguém melhor do que os clientes para ajudar no sucesso das vendas. 

O franqueado pode incentivar os clientes a deixarem avaliações e depoimentos online, especialmente em plataformas como o Google

Avaliações positivas aumentam a credibilidade da franquia e funcionam como uma prova social que pode motivar novos clientes a experimentarem os produtos e serviços oferecidos. 

Venha ser um franqueado da Água de Cheiro! 

Com mais de 45 anos de história, a Água de Cheiro é a marca pioneira no mercado de perfumaria e beleza no Brasil, sendo reconhecida por sua qualidade e inovação. 

Combinando tradição e modernidade, a Água de Cheiro possui em seu portfólio marcas nacionais e internacionais que atraem uma clientela diversificada e exigente. Além disso, a rede conta com uma grande variedade de produtos como perfumes, maquiagens e itens de necessidades pessoais. 

São quatro modelos de franquias: Loja Premium, Loja Pop, Quiosque e Contêiner. A metragem varia de 6 m² a 30 m², enquanto o investimento vai de R$ 117 mil a R$ 184 mil. O tempo de retorno estimado é de 24 a 36 meses e o potencial de lucratividade pode chegar a 18%. 

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