Despertar sensações e influenciar escolhas com o uso de aromas e fragrâncias é uma estratégia conhecida como marketing olfativo.
É a partir do olfato humano, em contato com deliciosos cheiros e odores, que marcas constroem uma relação afetiva do cliente com o produto.
Praticado em muitos segmentos, de restaurantes e hotéis a concessionárias automobilísticas e revendas de pneus, é nas franquias de perfumaria que o marketing olfativo se faz como abordagem mais válida como experiência sensorial.
Veja a seguir como ter o faro aguçado no marketing olfativo perfeito para a sua franquia.
O que é marketing olfativo?
Para estimular o vínculo dos consumidores com a marca e atraí-los por meio das emoções e percepções, explora-se o olfato humano.
Desse modo, um “cheirinho bom” revela uma comunicação direta com a pessoa, por meio da emoção e memória, e busca tornar a compra mais prazerosa.
Relacionado com o neuromarketing – campo de estudo do marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor –, o marketing olfativo surgiu nos anos 1970, nos Estados Unidos.
Um exemplos são os cassinos em Las Vegas, que contavam com um cheiro específico em suas máquinas caça-níqueis para estimular os apostadores.
Pirâmide Olfativa
Por ser uma estrutura utilizada na perfumaria para descrever e organizar as diferentes notas aromáticas presentes em um perfume, a pirâmide olfativa tem relação direta com o marketing olfativo.
Essa ferramenta está ligada às classificações das famílias olfativas, o que permite às empresas compreenderem e comunicarem as características dos seus produtos ao público.
As notas são divididas em três categorias principais:
- De topo (Cabeça): as primeiras a serem percebidas quando se aplica o perfume, elas proporcionam a primeira impressão, tem maior volatilidade e evaporam mais rapidamente;
- De coração (Corpo): responsáveis pela identidade do perfume e com notas mais duradouras, representam o “coração” do perfume;
- Notas de base: se manifestam após as notas de coração terem evaporado, conferem fixação e profundidade à fragrância.
Ao não compreender as complexidades de notas existentes em um perfume, o marketing olfativo voltado a franquias de perfumarias perde a oportunidade de orientar de maneira sólida o público-alvo.
Como usar o marketing olfativo na franquia de perfumaria?
Quem nunca passou pela situação de, ao sentir o aroma de um perfume tempos depois de parar de usá-lo, viajar instantaneamente para as lembranças de um evento específico, ou para “outras épocas”?
É nessa memória olfativa, despertada pelos cheiros, aromas, fragrâncias e odores relacionados a produtos, que o marketing olfativo se faz presente.
Mas como isso é despertado no cliente? O sistema límbico do cérebro é a resposta. Nessa área cerebral, são armazenadas e processadas todas as reações emocionais, inclusive as despertadas pelas memórias olfativas.
Em se tratando de uma franquia de perfumaria, o cheiro característico da marca ou do produto pode chegar ao cliente de algumas maneiras:
Experiência sensorial na loja
Ao pôr o pé e o nariz na perfumaria, o cliente está imerso em um ambiente que permite uma experiência sensorial com uma ampla variedade de fragrâncias disponíveis.
Isso pode incluir a disposição estratégica dos produtos, bem como a utilização de difusores de fragrâncias para perfumar a loja.
Testers e amostras
É fundamental disponibilizar testers – versão de um perfume 100% original sem a embalagem de comercialização – e amostras de fragrâncias, pois isso permite que os clientes experimentem os produtos antes da decisão de compra.
Assim, a associação entre aroma e produto é feita no ponto de venda e o marketing olfativo é realizado com sucesso.
Consultoria ao cliente
Treinar funcionários para dar consultoria perfumada aos clientes, ajudando as pessoas a encontrar fragrâncias específicas, é uma maneira de interação que uma experiência personalizada.
Campanhas de marketing multissensoriais
O olfato é tão importante que campanhas de marketing mais amplas devem incorporar esse sentido, combinando com imagens – em mídias impressas – que irão criar conexões emocionais com o público
Embalagens e apresentação visual
As embalagens e os expositores também são pensadas para ter um papel importante, destacando com suas cores e modelos as características únicas das fragrâncias dos produtos.
Quais são as vantagens do marketing olfativo?
Ao ser baseado em estudos, o marketing olfativo consegue resultados muito bons à franquia. Veja alguns deles:
- Torna a compra uma experiência marcante;
- Desperta sensações nos clientes de forma inteligente;
- Aumenta a autoridade da empresa, que consegue se diferenciar dos concorrentes;
- Fideliza o cliente, que compra novamente e indica para outras pessoas;
- Aumenta o valor percebido do produto;
- Conquista novos clientes;
- Cria conexões emotivas e ativa a memória.
Seja um franqueado Água de Cheiro!
Se o assunto é fragrância, a Água de Cheiro é especialista. Pioneira no mercado de franquias de beleza no Brasil e reconhecida pela qualidade das suas fragrâncias, a Água de Cheiro conta com um amplo portfólio de produtos.
São diferentes modelos de franquias disponíveis, com investimentos que variam de R$ 114 mil a R$ 184 mil, com lucratividade de 14 a 18%. O tempo estimado para retorno do investimento é de 24 a 36 meses. Saiba mais aqui.