Logo Água de Cheiro

Segunda franquia: um guia para expandir o seu negócio

Você pode optar pela mesma marca ou por outra, desde que elas não sejam concorrentes
Saiba quando investir na segunda franquia

Os números do franchising brasileiros são animadores. Segundo a Pesquisa de Desempenho do Franchising 2023, feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquia cresceu, em 2023, 13,8% se comparado com 2022. Os segmentos com desempenho mais forte foram Alimentação – Food Service (17,9%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (17,5%) e Hotelaria e Turismo (16,4%).

Ainda segundo a ABF, “as projeções da Associação Brasileira de Franchising para o setor em 2024 são de um faturamento 10% maior, de expansão das operações em 5,5%, das redes em 5%, e uma alta também de 5,5% no número de empregos diretos”.

Com números tão positivos, há quem se pergunte como abrir uma segunda franquia. Neste texto, vamos explicar o que deve ser observado antes de fazer o investimento em uma segunda unidade franqueada. Vamos lá?

Investindo na segunda franquia

O empreendedor que decide investir em mais de uma unidade de franquia é chamado de multifranqueado.

Quem decide abrir a segunda franquia pode optar pela mesma marca ou por outra marca, desde que elas não sejam concorrentes diretas ou indiretas. Como assim?

Concorrente direta são empresas que oferecem o mesmo tipo de produto ou serviço. Já a concorrente indireta é aquela que fornece produtos ou serviços diferentes, mas que em algum momento se substituem.

Quando abrir a segunda franquia?

Se sua loja já tem mais de um ano e é lucrativa, talvez seja hora de pensar na segunda franquia. Contudo, alguns pontos precisam ser considerados!

É prudente esperar concluir o primeiro ano da loja antes de pensar na próxima unidade, pois, neste período, é possível perceber como será a sazonalidade do negócio ao longo de um ano.

Durante o primeiro ano, será possível organizar um bom capital para fazer o próximo investimento, além de perceber se seus clientes estão satisfeitos e se realmente vale a pena abrir uma nova loja.

Pesquise por oportunidades de mercado e certifique-se de que realmente tenha capacidade de administrar mais de uma unidade franqueada. 

Tipos de multifranquia 

O Sebrae explica que existe o multifranqueado que é o franqueado dono de mais de uma unidade franqueada a qual pertence a mesma marca/rede de franquias. 

Já o franqueado multimarcas é o dono de unidades franqueadas de diferentes marcas ou redes de franquias. 

Vantagens da multifranquia 

O sistema de franquias é uma das opções mais vantajosas para empreender. De acordo com o Sebrae, a taxa de encerramento de franquias em até dois anos é de apenas 3%. Em comparação, empresas tradicionais apresentam uma taxa de falência de 23% nesse mesmo período.

Sendo multifranqueado, você consegue maior capacidade de negociação com fornecedores, muitos dos quais são exclusivos da própria franqueadora. 

Tenha cautela ao se tornar multifranqueado

Para quem deseja se tornar um multifranqueado, o aconselhável é começar administrando uma única franquia para adquirir experiência. Após acumular capital, a multifranquia pode ser uma excelente estratégia de expansão.

Para aqueles que já possuem uma franquia bem-sucedida, abrir uma nova unidade se torna mais simples, pois o empreendedor já tem conhecimento de gestão e uma boa percepção de mercado. 

Quando sentir segurança, é hora de planejar a expansão juntamente com a franqueadora ou rede de franquias.

Dicas para se tornar multifranqueado 

O Sebrae tem algumas dicas para quem deseja se tornar um multifranqueado. Veja!

  • Buscar padrões de excelência na operação de sua franquia; 
  • Ficar atento ao potencial de mercado e às oportunidades de crescimento na sua região e em regiões próximas; 
  • Entender os indicadores de desempenho do negócio, identificando, na equipe da franquia, talentos e perfis que possam apoiar na abertura de novas unidades; 
  • Além disso, é importante estar em dia com as obrigações contratuais e manifestar ao franqueador seu interesse e sua capacidade em assumir novas unidades, caso deseje expandir com franquias da mesma marca; 
  • Ter processos de gestão eficientes e capacidade administrativa facilitam a incorporação de novos negócios. 

 Venha ser um franqueado Água de Cheiro

Com 47 anos de tradição no mercado, a Água de Cheiro conta com produtos marcantes e qualidade renomada, que proporcionam ao cliente final uma nostalgia com as fragrâncias.

Com um portfólio amplo, a marca é responsável pela criação de grandes clássicos da perfumaria brasileira, como Absinto e Água Fresca.

Quer fazer parte e ajudar a construir essa história de sucesso? Para saber como se tornar franqueado, clique aqui. 

ÚLTIMAS

SEJA FRANQUEADO E FAÇA PARTE DA REDE DE FRANQUIAS COM 47 ANOS DE TRADIÇÃO

(Este canal é exclusivo para candidatos a adquirir franquias Água de Cheiro, se você deseja ser um revendedor de produtos clique aqui)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Leia também