Para orientar seus clientes: qual é a diferença entre colônia, eau de parfum e body splash?

Como orientar seus clientes em relação às categorias de colônia, eau de parfum, body splash? O blog de franquias da Água de Cheiro responde!
Qual é a diferença entre colônia, eau de parfum e body splash?

Se você trabalha no setor de perfumaria, já deve ter ouvido falar sobre eau de parfum, colônia e body splash! Mas você sabe orientar corretamente seus clientes em relação às diferenças entre eles?

De modo geral, o que difere os três tipos é a duração da fragrância. Mas fique tranquilo que o blog da Água de Cheiro preparou um texto completo sobre o tema.

Afinal, se você busca se tornar um franqueado Água de Cheiro, vai encontrar esses diferentes tipos em nosso portfólio!

Vamos lá?

Quais são os tipos de perfume existentes?

Perfume

Acredite se quiser: nem tudo pode ser considerado perfume, também conhecido como “parfum”. Só se encaixa nesta categoria quando há alta concentração de fragrância, ou seja, uma perfumação intensa, que é mantida por uma longa duração.

Eau de parfum

A concentração de fragrância do eau de parfum é intermediária em relação ao parfum, mas mantém uma fragrância mais intensa e duradoura. Há fixação intensa, perfumação marcante e uma grande elegância.

Os eau de parfum geralmente duram mais tempo na pele em comparação com as colônias. Eles são mais indicados para eventos especiais ou ocasiões em que se deseja uma fragrância mais duradoura.

Colônia

As colônias ou Eau de Toilette, como também são conhecidas, são excelentes para o dia a dia, porque oferecem um equilíbrio na perfumação e fixação. Além disso, elas costumam ser mais econômicas, garantindo um excelente custo-benefício.

Devido à menor concentração de óleos essenciais, as colônias contam com fragrâncias mais leves, que podem ser refrescantes e suaves, promovendo menos tempo de fixação na pele.

Body splash

Os body splashes têm uma concentração ainda mais baixa de óleos essenciais do que as colônias. Eles são refrescantes e leves, proporcionando uma fragrância suave e efêmera. Geralmente, são utilizados após o banho, garantindo o prolongamento do frescor e uma perfumação delicada.

Como é a classificação por dosagem?

No Brasil, há alguns termos percentuais em relação à fragrância para definir corretamente qual é o tipo de perfume. 

De acordo com a classificação, temos:

  • 1% – 3% de concentração de fragrância: Splash Cologne/Body Splash
  • 3% – 8% de concentração de fragrância: Cologne/Colônia 
  • 8% a 12% de concentração de fragrância: DeoCologne
  • 8% -15% de concentração de fragrância: Eau de Toilette 
  • 15% -20% de concentração de fragrância: Eau de Parfum 
  • 20% -25% de concentração de fragrância: Parfum / Perfume

E as famílias olfativas?

As famílias olfativas referem-se a categorias ou grupos de perfumes e fragrâncias que compartilham características olfativas semelhantes

Os perfumes são compostos por diferentes notas, que são essencialmente ingredientes ou elementos aromáticos. Elas também são organizadas em diferentes categorias para ajudar na classificação e compreensão das características olfativas.

  • Cítrico: inclui frutas cítricas como: limão, laranja e mandarina;
  • Floral: a mais importante das famílias olfativas, geralmente utilizada em perfumes femininos;
  • Frutal: frutas vermelhas e suculentas. Moderna e vibrante;
  • Aromático: notas relacionadas às ervas aromáticas. O ingrediente principal dessa família é a lavanda;
  • Amadeirado: inclui vários tipos de madeiras, raízes, cascas;
  • Âmbar: dá potência e sensualidade à fragrância;
  • Gourmand: refere-se ao mundo dos doces e dos alimentos açucarados; 
  • Oriental: faz referência ao Oriente. São notas quentes e ricas com presença de âmbar e baunilha;
  • Chipre: contraste de notas cítricas, florais e amadeiradas;
  • Fougère: mistura de lavanda, notas cítricas, notas especiadas e notas aromáticas.

E a pirâmide olfativa?

A pirâmide olfativa é um conceito usado na perfumaria para descrever a estrutura hierárquica das notas aromáticas em um perfume

Ela é chamada de “pirâmide”, porque a distribuição das notas é frequentemente representada visualmente em um formato triangular, semelhante a uma pirâmide, dividida em três camadas:

  • Notas de Topo ou Cabeça: geralmente mais voláteis e duram menos tempo na pele;
  • Notas de Coração: notas que identificam a família olfativa da fragrância;
  • Notas de Fundo ou Base: notas marcantes que proporcionam fixação da fragrância na pele.

É importante notar que essa ferramenta é uma representação simplificada, e nem todos os perfumes seguem uma estrutura rigorosa. 

Alguns tipos podem revelar diferentes nuances ao longo do tempo devido à evolução das notas. Além disso, a durabilidade e intensidade podem variar de acordo com a composição específica de cada fragrância. 

A pirâmide olfativa é uma ferramenta útil para entender a complexidade de um perfume e como ele se desenvolve ao longo do tempo na pele.

Portfólio Água de Cheiro

Na Água de Cheiro, fazem parte do portfólio os diferentes tipos de perfume, eau de parfum e fragrâncias. Mas, para além disso, existem alguns cuidados que a marca não abre mão:

  • Os produtos não são testados em animais;
  • Qualidade e respeito ao meio ambiente andando sempre na mesma direção;
  • A Água de Cheiro oferece o melhor custo-benefício: franqueadora > franqueado > consumidor;
  • Ter parceria com as melhores casas de fragrâncias do mundo, garantindo qualidade alinhada às tendências nacionais e internacionais;
  • Embalagens com design moderno, inovador e exclusivo. 

Seja um franqueado Água de Cheiro!

Marca consolidada no mercado, a Água de Cheiro conta com um portfólio de perfumes aclamados por todos os brasileiros. Além de ter um excelente custo-benefício, os produtos garantem a mais alta qualidade!

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