Quais são os principais tipos de empreendedorismo?

O empreendedorismo conta diversas modalidades como o de franquias, digital e individual. Conheça as principais características no blog.
Empreendedorismo

O empreendedorismo é um processo complexo que contempla iniciativa pessoal, visão, inovação e capacidade de adaptação. Nesse sentido, existem várias modalidades de começar o próprio negócio e maximizar as chances de sucesso.

Em 2024, o Brasil atingiu o maior patamar dos últimos anos, saltando de 31,6% para 33,4%, segundo dados do Monitor Global de Empreendedorismo, em parceria com o Sebrae. No total, são 47 milhões de brasileiros envolvidos com um negócio (incluindo formais e informais).

Conheça, no texto a seguir, as características dos principais tipos de empreendedorismo:

Franquias

O empreendedorismo de franquias consiste em um modelo de negócios no qual o empreendedor, chamado franqueado, adquire o direito de utilizar a marca de uma empresa estabelecida, conhecida como franqueadora.

Em troca desse direito, o franqueado paga taxas, como royalties, e se compromete a seguir as diretrizes e os padrões estabelecidos pela franqueadora. Além disso, ele recebe treinamentos e o know-how da marca.

A principal vantagem desse tipo de empreendedorismo é o fato de que o franqueado pode usufruir dos produtos e serviços de uma marca já consolidada no mercado, aumentando as chances de sucesso.

Empreendedorismo individual

Essa é a modalidade mais comum e generalista. Essa categoria envolve a fundação de empresas com o objetivo de lucro, atendendo às necessidades do mercado consumidor.

O modelo envolve muitos subtipos, como comércio, indústria e serviços. Os principais desafios no empreendedorismo envolvem a estruturação da operação e a concorrência.

Empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital está em expansão no Brasil. Ele diz respeito aos produtos e serviços possibilitados pelo meio virtual.

Entre os tipos de empreendedorismo, esse é o que exige menos recursos financeiros para começar, mas exige muito conhecimento tecnológico e uma boa leitura do mercado consumidor.

Empreendedorismo social

O empreendedorismo social é aquele em que um serviço ou produto gera benefícios para determinada parcela da sociedade. Apesar de gerar lucro, esse não é o principal objetivo.

Ele pode ser focado em inclusão social, melhorias urbanas e atendimento na área da saúde. Muitas ONGs praticam o empreendedorismo social, mas não é uma exclusividade delas.

Empreendedorismo corporativo (intraempreendedorismo)

Diferente do empreendedorismo de negócios, o intraempreendedor não é um empresário. Nesse modelo, são os colaboradores de uma empresa que geram mudanças e inovações dentro da organização.

Esse tipo de empreendedorismo é mais comum em empresas de perfil moderno, onde há mais liberdade para os funcionários.

Empreendedorismo verde

Empreendedorismo
Empreendedorismo verde alia lucratividade com preocupação ambiental.

Voltado para a preservação ambiental, o empreendedorismo verde alia lucratividade com a preocupação com a natureza. Esse modelo conta com o uso eficiente dos recursos naturais e diversas práticas voltadas para a sustentabilidade.

Venha empreender com a Água de Cheiro

Escolher ser um franqueado da Água de Cheiro é optar por uma marca consolidada e inovadora no mercado de beleza. A marca conta com um portfólio amplo, com produtos nacionais e internacionais, atraindo uma clientela diversificada e exigente.

A Água de Cheiro oferece diversos formatos de franquia para se adaptar ao seu orçamento e perfil. São eles:

Loja Premium: um espaço de alto padrão, voltado para áreas comerciais e regiões nobres com grande movimento. Oferece design sofisticado e um portfólio completo de produtos, proporcionando uma experiência superior aos seus clientes;

Loja Pop: uma opção acessível e versátil, projetada para centros comerciais e bairros com um bom fluxo de pessoas. Ideal para empreendedores que desejam rapidez na implantação e um bom retorno em curto prazo;

Quiosque Tradicional: um modelo clássico e versátil, ideal para shoppings e pontos de grande circulação. Com custo acessível e agilidade na implantação, é a escolha perfeita para quem busca uma opção tradicional sem abrir mão de boa visibilidade;

Quiosque Smart: um formato compacto e prático, ideal para locais de grande circulação, como shoppings e estações de metrô. Combina investimento inicial acessível, fácil implantação e um design moderno, garantindo visibilidade e alto potencial de vendas em espaços reduzidos.

O investimento inicial varia de R$ 86 mil a R$ 226 mil, com lucratividade estimada de 14% a 18%.

Acesse o site e saiba mais sobre todos os modelos.

ÚLTIMAS

SEJA FRANQUEADO E FAÇA PARTE DA REDE DE FRANQUIAS COM 47 ANOS DE TRADIÇÃO

(Este canal é exclusivo para candidatos a adquirir franquias Água de Cheiro, se você deseja ser um revendedor de produtos clique aqui)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Leia também