Logo Água de Cheiro

Provedor, inovador ou visionário? Descubra seu perfil de empreendedor

Descobrir em qual perfil de empreendedor você se encaixa é o primeiro passo para alcançar o sucesso por meio de decisões tomadas com maior clareza.
empreendedor

Embora as pessoas que escolhem uma determinada profissão compartilhem algumas características comuns, há também certas particularidades profissionais distintas entre elas. No caso dos empresários não é diferente, uma vez que não existe apenas um perfil de empreendedor, mas vários.

Um ótimo passo para saber qual é seu estilo é conhecer-se a si mesmo. Saber se há uma disposição maior ou menor em correr riscos, se a sua mente é inquieta por mudanças ou se você tem uma boa visão para novos negócios é importante, pois são características dos diferentes estilos de empreendedor. 

Caso imagine que descobrir isso tem pouca importância, saiba que ao trabalhar sem ter ideia do seu perfil, com certeza vai impactar em decisões mal planejadas, pouca aptidão em inovação e dificuldades em lidar com a pressão, exigências comuns a um gestor. 

Continue a leitura e veja qual estilo de empreendedor cai como uma luva para você!

Quais são as características essenciais de um empreendedor?

O Brasil tem atualmente 42 milhões de empreendedores, de acordo com uma pesquisa feita em parceria pelo Sebrae e a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe).

Pessoas conhecidas por serem realizadoras e inovadoras, que não ficam apenas no campo dos sonhos e partem para a ação, os empreendedores têm diversas características em comum, em maior ou menor grau, segundo o Sebrae, sendo as principais:

  • Iniciativa e busca de oportunidades;
  • Persistência;
  • Cálculo de riscos;
  • Preocupação com qualidade e eficiência;
  • Comprometimento;
  • Busca de informações;
  • Estabelecimento de metas;
  • Planejamento e monitoramento sistemáticos;
  • Persuasão e redes de contato;
  • Independência e autoconfiança.

É interessante ressaltar que nem todas essas características precisam ser naturais em uma pessoa que escolhe ir pelo caminho do empreendedorismo.

Muitas dessas habilidades podem ser potencializadas com o apoio profissional e de formações específicas, em cursos, capacitações, workshops e outros modelos de ensino, até mesmo consumindo podcasts e documentários inspiradores. 

Quais são os perfis de empreendedor?

Os diferentes perfis de empreendedores têm diversos pontos fortes, ideais para lidar com os desafios apresentados por cada tipo de negócio.

Além disso, ao fazer essa espécie de radiografia empreendedora, é mais fácil compreender se o negócio que pretende desenvolver tem relação com seu perfil.

Lembrando, ainda, que muitos empreendedores podem apresentar características de vários perfis combinados. 

Veja a seguir os prós e contras de cada perfil de empreendedor:

Inovador

Um empreendedor inovador é motivado pela criatividade, curiosidade e visão de futuro, e está sempre em busca de novas soluções.

Esse gestor é alguém que se destaca por sua capacidade de criar e implementar novas ideias, produtos ou processos que diferenciam seu negócio no mercado.

Ser um perfil de empreendedor inovador no setor de franquias é interessante por causa das seguintes características:

  • Consegue ajustar o modelo de franquia à realidade local, aplicando soluções criativas que respeitem a essência da marca, mas que melhorem sua aceitação e sucesso em um mercado específico;
  • Encontra soluções diferenciadas para enfrentar desafios operacionais e de mercado, otimizando processos e resultados;
  • Mesmo operando sob um modelo padronizado, consegue inovar com maneiras que o colocam em destaque perante a concorrência, seja com um atendimento mais personalizado, melhorias operacionais ou estratégias de marketing inovadoras;
  • Motiva suas equipes a serem criativas e participativas, ao promover um ambiente de trabalho mais dinâmico e produtivo.

Provedor

Gostar de estabilidade e manter um ambiente em que todos os envolvidos no negócio, desde colaboradores até clientes, possam se sentir amparados e valorizados, é o que resume o perfil de empreendedor provedor.

Muito focado, comprometido com todos ao redor e resiliente, o empreendedor provedor se preocupa em garantir processos operacionais consistentes, assegurando o funcionamento contínuo do negócio.

Ser um empreendedor provedor voltado para franquias tem diversos prós, como:

  • Execução eficiente do modelo de franquia, dedicando-se a aplicar as melhores práticas já testadas, conforme as diretrizes estabelecidas pela franqueadora;
  • Cuidado com a equipe e a gestão de pessoas, pois se compromete a fomentar um ambiente de trabalho harmonioso e motivador, garantindo colaboradores satisfeitos;
  • No atendimento ao cliente, garante que os consumidores terão uma experiência confiável e positiva, ajudando a fidelização e a construir uma boa reputação para a franquia;
  • Por focar em resultados duradouros e não na simples busca pelo lucro rápido, procura construir um negócio sólido e sustentável.

Visionário

Outro perfil de empreendedor, o visionário consegue enxergar oportunidades e tendências antes de serem amplamente percebidas ou exploradas. 

Ele é guiado por uma perspectiva de longo prazo, com base em uma visão clara de onde deseja levar o negócio. A coragem e a criatividade são traços comuns ao visionário.

Esse perfil de empreendedor deve apostar em franquias por ter as seguintes características:

  • Habilidade de identificar franquias que têm potencial de crescimento, mesmo em mercados que ainda estão se desenvolvendo ou que estão prestes a expandir;
  • A capacidade de antecipar tendências permite estar à frente da concorrência, adaptando-se bem às mudanças tecnológicas e com respostas rápidas a novas demandas dos consumidores;
  • Como o mercado passa por mudanças rápidas, consegue se adaptar a essas transformações e ajustar seu negócio às novas realidades.

Água de Cheiro, a pioneira no mercado de franquias de beleza

Marca pioneira entre as franquias de beleza do Brasil, a Água de Cheiro oferece aos franqueados um portfólio de produtos nacionais e internacionais que fazem sucesso entre os consumidores.

São quatro modelos de lojas para investir: container, quiosque, pop e premium, com investimentos a partir de R$ 117 mil, com retorno entre 24 e 36 meses e lucratividade que vai de 16% a 18%. 
Entre em contato com a gente e se torne um franqueado da Água de Cheiro. 

ÚLTIMAS

SEJA FRANQUEADO E FAÇA PARTE DA REDE DE FRANQUIAS COM 47 ANOS DE TRADIÇÃO

(Este canal é exclusivo para candidatos a adquirir franquias Água de Cheiro, se você deseja ser um revendedor de produtos clique aqui)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Leia também