Padronização em franquias: a garantia da identidade da marca 

Descubra por que a padronização é essencial para o sucesso das franquias e como ela contribui para a eficiência operacional e fidelização.
franquia

Se ao entrar em qualquer unidade de uma franqueadora o cliente fica com a clara sensação de que todas elas apresentam a mesma uniformidade estética e identidade, é porque a padronização da marca foi alcançada com sucesso. 

Garantir que todos os pontos de venda sigam os mesmos padrões visuais, de atendimento, comunicação e qualidade é o que se espera com a padronização em franquias, um ponto forte relacionado ao sucesso observado nesse modelo de negócios, que em 2024 superou expectativas e registrou um crescimento de 13,5%, chegando a R$ 273 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Continue a leitura no blog da Água de Cheiro e descubra por que investir em uma franquia que trabalha a partir de padrões criteriosos é o melhor jeito de conseguir a confiança do consumidor.

O que é padronização de marca em franquias?

A padronização da marca é vista como um consenso no cenário das franquias, por ser um processo que define procedimentos capazes de garantir que produtos e serviços sejam entregues de forma consistente, seguindo um modelo testado e consolidado ao longo do tempo.

Afinal, ao manter a padronização, a marca e o franqueado oferecem um padrão de qualidade em relação à experiência do cliente em qualquer unidade, independentemente da localização, seja em uma capital de grande porte ou em uma cidade do interior, em uma loja de rua ou uma unidade localizada em um shopping center.

Além de fortalecer a confiança do consumidor, que sabe que assim vai encontrar os mesmos produtos e serviços em qualquer loja da marca, a uniformização também traz meios que facilitam a gestão do negócio, ao criar uma base eficiente e segura para todas as operações.

A padronização em franquias está atrelada completamente à estratégia de awareness marketing, uma tática focada em aumentar o reconhecimento e a lembrança de uma marca, produto ou serviço junto ao público-alvo.

Ao saber da qualidade do que é oferecido por aquela marca, o consumidor cria uma conexão emocional e cognitiva, fazendo com que ele pense nela  quando precisar de determinado produto ou serviço, indo além da venda imediata e sem vínculos mais profundos. 

O que costuma ser padronizado em franquias?

Ao garantir que a experiência do cliente seja a mesma em qualquer unidade da rede, a padronização da marca em franquias apela para vários pontos, desde o visual da loja até os processos administrativos e de gestão.

Veja a seguir quais os principais elementos da padronização em franquias:

Identidade visual

A identidade visual é um dos pilares que sustentam o reconhecimento da marca e a experiência do cliente.

Ela vai muito além do logotipo, envolvendo o uso consistente de cores, tipografias e elementos gráficos que ajudam a criar uma imagem coesa e facilmente identificável em qualquer unidade. 

Entre os itens que reforçam a identidade visual das franquias estão:

  • Uniformes dos funcionários: não servem apenas para padronizar a aparência da equipe, mas também para reforçar a personalidade da marca e transmitir profissionalismo;
  • Fachada da loja, o layout interno e a ambientação: seguem um mesmo estilo visual, pensado para proporcionar conforto, familiaridade e conexão com o público;
  • Materiais de divulgação: folders, embalagens e demais materiais gráficos devem ser cuidadosamente padronizados para que cada detalhe comunique os mesmos valores e atributos da marca. 

Produtos e serviços

Encontrar produtos e serviços uniformizados, seja em qual unidade franqueadora for, é parte fundamental da experiência do cliente. 

Isso começa com catálogos padronizados, que oferecem os mesmos itens, com nomes, descrições e preços semelhantes.

A embalagem, por exemplo, presta um serviço interessante nesse sentido, pois o cliente reconhece antes mesmo de abrir o produto que está adquirindo algo original e com qualidade garantida. 

Já outro movimento importante dessa prática que busca manter o vínculo com o consumidor, é o padrão visual relacionado à apresentação do layout das prateleiras e a organização do mix de produtos, que ajudam muito no reconhecimento da marca. 

Processos operacionais

Como nos processos operacionais de uma franquia tudo é pensado para garantir que o funcionamento seja eficiente e que a experiência do cliente seja positiva do início ao fim, o atendimento também se coloca como importante na padronização.

A abordagem ao cliente deve ser impecável e acolhedora desde o primeiro contato, seja na loja, de modo presencial, ou nos demais canais de atendimento. Até a finalização da compra, a ideia é encantar o consumidor. 

Além disso, os fluxos internos são organizados e padronizados, incluindo rotinas como abertura e fechamento de caixa, gestão de estoque e a limpeza dos ambientes, para garantir que tudo esteja sempre pronto para receber o cliente com qualidade.

Por fim, as rotinas administrativas também necessitam de alinhamento dentro da gestão, uma vez que com processos claros, toda a trilha de acompanhamento das metas e de tomada de decisões ganha maior robustez. 

Treinamento e capacitação

Outra vantagem para quem quer investir em franquias está ligada à padronização do treinamento e da capacitação dos colaboradores.

Como são etapas fundamentais para garantir que todos sigam o mesmo padrão de qualidade e atendimento, isso passa pela compreensão do manual de operação, que funciona como um guia prático com orientações detalhadas sobre como realizar cada tarefa do dia a dia.

É dentro desse contexto que está o programa de integração, uma das etapas mais importantes para o franqueado, pois é o melhor meio para que aconteça a familiarização com a cultura da marca.

os treinamentos contínuos garantem que todos estejam sempre atualizados e alinhados com as práticas da rede, em especial os protocolos de conduta e de relacionamento com o cliente, que tem como principal dever orientar sobre como atender com empatia e proporcionar uma experiência positiva em todos os pontos de contato. 

Comunicação e marketing

Elementos centrais na padronização, a comunicação e o marketing, por meio de campanhas publicitárias bem alinhadas, ajudam a divulgar a marca e atrair novos clientes, sempre alinhadas com a identidade visual e os valores da franquia,

Atualmente ele se faz presente em especial nas redes sociais e nos canais digitais, de olho no engajamento do público.

O tom de voz e a linguagem usados (mais descontraídos, técnicos, acolhedores ou inspiradores) são definidos pela franqueadora para manter uma comunicação uniforme em todas as unidades, independentemente de quem estiver interagindo com o cliente.

Também resultado dessa padronização, as promoções e ações comerciais são pensadas estrategicamente para movimentar o negócio, sempre seguindo diretrizes claras. 

Gestão financeira e indicadores

A gestão financeira é uma das engrenagens mais importantes para o bom funcionamento de uma franquia, e para que todas as unidades operem de forma alinhada, é fundamental estabelecer diretrizes claras.

A política de preços, por exemplo, costuma ser definida pela franqueadora com tabelas ou faixas sugeridas, garantindo equilíbrio entre competitividade no mercado e rentabilidade para o franqueado. 

Outro ponto essencial é o controle das margens de lucro, que precisam ser bem calculadas para manter a saúde financeira do negócio e atingir os resultados esperados. 

Para acompanhar esse desempenho, entram em cena os indicadores de performance, também conhecidos como KPIs, que ajudam a medir vendas, ticket médio, taxa de conversão, entre outros. 

Principais benefícios da padronização em franquias

A padronização em franquias oferece diversos benefícios que são fundamentais para o sucesso e crescimento sustentável de toda a rede. Observe a seguir quais são os principais:

  • Experiência do cliente consistente: independente da unidade ou da cidade, o consumidor encontra o mesmo padrão de atendimento, qualidade dos produtos e ambientação, o que aumenta os níveis de confiança e fidelização;
  • Fortalecimento da marca:  uniformidade em identidade visual, comunicação e serviços reforça a imagem da franquia, tornando a marca mais valorizada no mercado;
  • Facilidade na gestão: com processos bem definidos, o franqueado sabe exatamente como operar o negócio, o que reduz erros e aumenta a eficiência da gestão empresarial;
  • Escalabilidade do negócio: com tudo funcionando de forma organizada e replicável, a franquia consegue crescer em volta de uma estrutura sólida, mantendo a qualidade em todas as unidades;
  • Agilidade na tomada de decisão: o uso de indicadores e a padronização dos relatórios permitem que a franqueadora acompanhe de perto o desempenho das unidades e oriente melhorias com base em dados concretos.

Suporte ao franqueado com a Água de Cheiro

Pioneira no setor de franquias de perfumaria e cosméticos no Brasil, a Água de Cheiro entende a importância que tem o suporte ao franqueado, especialmente dentro da padronização de qualidade da marca.

Desde o primeiro contato, a Água de Cheiro realiza apresentações sobre a marca, analisa documentos, elabora o contrato e oferece treinamentos especializados. Além disso, há uma busca constante por fidelização de clientes e atração de novos consumidores, com suporte disponível para dúvidas.

Saiba mais sobre como se tornar um franqueado aqui.

ÚLTIMAS

SEJA FRANQUEADO E FAÇA PARTE DA REDE DE FRANQUIAS COM 47 ANOS DE TRADIÇÃO

(Este canal é exclusivo para candidatos a adquirir franquias Água de Cheiro, se você deseja ser um revendedor de produtos clique aqui)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Leia também