O mundo das “makes” segue em crescente expansão e o mercado de maquiagem chama a atenção por sua inovação e melhorias, e por seu expressivo aumento de faturamento.
Segundo uma pesquisa da Mordor Intelligence, o mercado de maquiagem facial deve registrar um percentual de crescimento de 5,9% durante o período de previsão 2022-2027.
O tamanho do mercado global de maquiagem foi avaliado em US$ 39,58 bilhões em 2022 e deve atingir uma avaliação de US$ 41,49 bilhões em 2023 e US$ 58,15 bilhões até 2030. Incrível, né?
Pensando nisso, o blog de franquias da Água de Cheiro discorre um pouco mais sobre o porquê essa categoria de produtos está tão em alta e por que considerar uma marca com uma linha de maquiagem na hora de fazer o seu investimento!
Vamos lá?
A crescente do mercado de maquiagem
O estudo da Mordor Intelligence descreve que: “O número crescente de mulheres trabalhadoras e a crescente consciência sobre a aparência física entre as mulheres millennials em todo o mundo são os principais motores de crescimento do mercado de maquilhagem facial”.
Ainda, de acordo com a análise: “A crescente procura por cosméticos naturais e orgânicos está a resultar numa procura crescente por produtos cosméticos com ingredientes naturais à base de plantas e embalagens clean-label, o que impulsiona as vendas de produtos de maquilhagem facial a nível mundial”.
A verdade é que, durante o período de pandemia, este setor – considerado individualmente – foi bastante afetado.
Segundo a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), foi a categoria mais afetada durante a pandemia. No entanto, desde 2022, o mercado de maquiagem conseguiu alcançar bons números, semelhantes aos de 2019.
Em 2023, o setor registrou uma alta de 33% em valores, muito impulsionado pela entrada de novas marcas internacionais e produtos focados em lábios. De acordo com a Cosmetic Innovation, é esperado que o segmento facial domine o mercado.
Como as redes sociais impactam o mercado de maquiagem?
Dentre os setores que mais usam redes sociais para vender no Brasil, o setor de Beleza e Cosméticos ocupa a mais alta posição, e é um enorme destaque na integração entre ambiente digital e vendas.
E é fato que a transformação digital é um motor para a crescente e recuperação do mercado de maquiagem.
Não há dúvidas, por exemplo, de como o TikTok impacta o comportamento dos brasileiros; e, na rede social, há um forte movimento de dicas de maquiagem, que impactam significativamente o consumo de modo geral.
Por lá, é comum encontrar desafios que viralizam, em que influencers (ou não) testam produtos, apostam em produções de makes diferentes ou trazem dicas para quem busca facilidades na hora de usar maquiagem.
Um estudo feito pela CupomValido.com.br, com dados da Statista e HootSuite, mostrou como os influencers têm peso na decisão dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, o Brasil é o país onde o papel dos influenciadores digitais tem maior relevância na hora de finalizar uma compra pelos canais digitais.
Ainda os dados mostraram que 43% dos brasileiros já adquiriram um produto ou serviço depois de acessarem conteúdos publicados por eles. O levantamento também identificou que 70% da população gastam mais de três horas diárias nas plataformas digitais.
Vale destacar que, embora seja uma prática mais antiga se comparada aos desafios recentes do TikTok, os tutoriais de maquiagem também seguem em alta no YouTube.
Ou seja, o mercado de maquiagem tem, em um ambiente virtual, um espaço gigantesco para explorar e crescer. Por isso, tem conseguido se recuperar expressivamente das baixas durante a pandemia.
Por que o mercado de maquiagem é uma ótima opção de investimento?
O mercado de maquiagem é considerado uma ótima opção de investimento por várias razões. Dentre elas:
- Crescimento contínuo: a indústria de maquiagem tem mostrado grandes inovações ao longo dos anos. A demanda por essa categoria é impulsionada por fatores como mudanças nas tendências de moda, aumento da consciência sobre cuidados com a pele e o desejo crescente de autoexpressão.
- Diversidade de produtos: este mercado é vasto e diversificado. Essa diversidade permite que as empresas atinjam diferentes segmentos de consumidores e respondam às tendências em constante evolução.
- Cultura de influenciadores: a influência de celebridades e influenciadores de rede social desempenha um papel significativo na promoção de produtos de maquiagem. Parcerias estratégicas com influenciadores podem impulsionar as vendas e a visibilidade da marca.
- Clientes fiéis: de modo geral, os consumidores se tornam fãs de carteirinhas de alguns itens de maquiagem e não trocam por nada. Isso é essencial para quem quer investir, afinal, é possível criar relações duradouras com a clientela.
Linha de maquiagem Água de Cheiro!
Se o assunto é mercado de beleza, a Água de Cheiro é especialista. Por isso, em 2023, anunciou que retornaria ao mercado de maquiagem com a linha Attractive Colors.
Com um investimento de R$ 2 milhões para o lançamento, a linha apresentou 19 produtos para olhos e boca.
A Água de Cheiro aposta no preço acessível para atrair consumidores, com o custo dos itens variando de R$ 19,90 a R$ 35,90.
A expectativa é de que a linha represente de 10 a 12% do faturamento da marca no primeiro ano e cresça para 20% a partir de 2024.
Seja um franqueado Água de Cheiro
Além de se reposicionar no mercado de maquiagem, a Água de Cheiro já está consolidada com seu amplo portfólio de perfumes.
Se você busca uma opção de investimento com grandes chances de sucesso, a Água de Cheiro pode ser exatamente o que você procura.
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