Segundo um levantamento realizado pela TCP Partners, o mercado da beleza terá um crescimento médio anual de 5,7% até 2025. Ou seja, ao longo deste ano, as perspectivas são muito positivas.
Há alguns anos, o setor se estabeleceu como um dos maiores no Brasil. Afinal, o país é o quarto maior mercado de beleza do mundo, de acordo com o último levantamento realizado pela empresa Euromonitor International.
Pensando nisso, o blog de franquias da Água de Cheiro traz algumas percepções importantes sobre o setor em 2024.
Vamos nessa?
Os números devem continuar surpreendendo
Uma matéria da Cosmetic Innovation apontou que o mercado global de cosméticos foi avaliado em US$ 313,22 bilhões em 2023.
Ao que tudo indica, o setor deve faturar cerca de US$ 417,24 bilhões até 2030, com uma taxa de crescimento anual de 4,2% durante esse período. Já um relatório da McKinsey prevê que o setor deve atingir o faturamento de U$ 580 bilhões até 2027.
O mesmo levantamento da TCP Partners apresentou que, em 2022, a indústria brasileira de cosméticos e produtos de higiene pessoal reuniu 3.396 empresas, exportou R$ 4,1 bilhões e gerou uma receita bruta no valor de R$ 54 bilhões.
Quando falamos em Brasil, segundo a Statista, a venda de produtos de higiene pessoal e cosméticos no Brasil alcançou R$ 124,5 bilhões em 2021 e pode ultrapassar os R$ 130 bilhões em 2026.
Desse modo, as expectativas para 2024 seguem altas, principalmente por conta de tendências que chegam e que se consolidam dentro do mercado de beleza.
E vale lembrar que essa expansão está relacionada à integração dos cosméticos no estilo de vida moderno, que passou a priorizar cuidados com a pele, cabelos e maquiagem em prol do bem-estar.
Quais são as tendências do mercado de beleza para 2024?
Com o aumento do autocuidado e a crescente procura por itens que auxiliam na melhora do bem-estar, o mercado de beleza se volta, principalmente, a esses dois pilares.
Mas mais que isso, os consumidores têm priorizado resultados. De acordo com uma pesquisa da Mintel, 81% dos brasileiros concordam total ou parcialmente que as marcas de beleza devem fornecer mais evidências científicas que confirmem os resultados prometidos.
Algumas das principais tendências que devem dominar o mercado de beleza em 2024 são:
Autocuidado e saúde
A tendência de autocuidado cresceu significativamente nos últimos anos. Atualmente, os consumidores buscam, por meio de produtos de beleza, encontrar uma rotina de cuidados que melhore a qualidade de vida e o bem-estar.
Por isso, não surpreende que uma das tendências que deve dominar o setor ao longo do ano é a “neuro glow” que, segundo o Sebrae, “propõe uma abordagem abrangente da beleza na qual os consumidores estão priorizando o bem-estar para melhorar a saúde física e mental”.
A ideia do “neuro glow” é que o cuidado com a beleza também pode ser uma maneira de aliviar o estresse e encontrar um equilíbrio entre beleza, saúde física e mental.
Cada vez mais, beleza e saúde se encontram no mesmo patamar dentro deste setor, e esse comportamento deve se consolidar ainda mais durante o ano de 2024.
Tecnologia como aliada
Também de acordo com a previsão do Sebrae, outra tendência que vem forte neste ano é a “Belez-IA” (IA – Inteligência Artificial), que, como o nome sugere, tem relação com a tecnologia.
É esperado que os feedbacks dos clientes nas redes sociais sejam considerados para o desenvolvimento de novos itens, os quais podem ser adaptados às necessidades dos consumidores.
Segundo o Sebrae, “por meio da análise de dados, identificação de padrões e geração de insights, a inteligência artificial (IA) ajuda a acelerar o desenvolvimento de novos produtos e a criar meios para acessá-los”.
Aromatização em alta
Outra tendência que deve dominar o mercado é a aromatização individual. As pessoas vão buscar fragrâncias que refletem a personalidade.
Durante o período de pandemia, os perfumes passaram a ser um elemento de prazer individual, ou seja, deixaram de ser utilizados para agradar aos outros.
Essa abordagem continuou evoluindo nos anos pós-pandemia, com a Geração Z, em especial, explorando combinações de aromas e notas contemporâneas para comunicar sua identidade, sentimentos e origens.
Com mais de 11 bilhões de visualizações, a hashtag #PerfumeTok se tornou um espaço de descoberta olfativa, destacando marcas de fragrâncias modernas.
Essa tendência se estende, também, para produtos de banho e hidratação, como: shampoos, cremes para a pele, sabonetes, etc.
Busca por preços mais acessíveis
O setor de produtos denominado “masstige”, que proporciona uma mescla de qualidade, preços acessíveis e vantagens para a pele, está conquistando adeptos.
Isto é, cada vez mais, as pessoas têm considerado o custo-benefício dos produtos de beleza, com os preços se tornando um dos pilares definitivos para a realização da compra.
Água de Cheiro alinhada com as tendências!
Sempre atenta ao consumidor e preocupada com as necessidades específicas do público, a Água de Cheiro busca inovações para seu portfólio.
Não à toa, em 2023, anunciou um investimento milionário para uma linha exclusiva de maquiagem, chamada “Attractive Colors”, que conta com 19 produtos para olhos e boca.
Mas, além disso, a Água de Cheiro já tem um amplo portfólio de perfumaria, com marcas nacionais e internacionais!
Outra tendência que sempre foi prioridade da Água de Cheiro é atender ao público com preços acessíveis. Isso faz a diferença na hora do consumidor realizar a compra. Alta qualidade e custo-benefício são dois pilares essenciais para consolidar e estabelecer boa relação com os clientes.
Como mostram os dados do setor dos últimos anos e a previsão para os próximos, o mercado de beleza só tende a crescer – e você pode fazer parte dessa história se tornando um franqueado da Água de Cheiro.
Se você busca um investimento que tem tudo para ter sucesso, confira as franquias da Água de Cheiro! Saiba mais aqui.