Investimento em franquia; entenda como funciona

O setor de franquias cresceu 11,4% no terceiro trimestre de 2023. Veja como aplicar seu dinheiro nesse setor
Investimento em franquia; entenda como funciona

Investimento em franquia pode ser uma excelente opção para aplicar aquele dinheiro que está parado ou para quem deseja mudar o rumo da carreira. Quem diz isso são os últimos números da pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) que mostra que o faturamento do setor passou de R$ 56,256 bilhões para R$ 62,676 bilhões no terceiro trimestre de 2023 se comparado aos mesmos meses de 2022. 

Quando a comparação é com o mesmo período de 2021, a variação positiva foi quase três vezes maior, de 32,3%. Em relação a igual período de 2020 (início da pandemia), a receita cresceu ainda mais, 42,6%, e comparada a 2019, a alta foi de 32,8%.

No acumulado de doze meses, a pesquisa indica que houve um avanço de 13,3% na receita, que saltou de R$ 204,351 bilhões para R$ 231,584 bilhões.

Já entre janeiro e setembro deste ano, o crescimento foi 13,6% superior ao mesmo período de 2022, dados que atestam o bom momento vivido pelo setor. 

Os segmentos de saúde, beleza e bem-estar se destacaram em segundo lugar, com receita 13,7% maior na comparação entre os meses pesquisados. 

Investimento em franquia

Franquia é a venda da licença de uso de um negócio com marca, know-how, estruturas, rotinas e produtos/serviços já testados no mercado.

Ao aplicar o dinheiro em um negócio como esse, o investidor quer a garantia de que está colocando o valor em algo confiável. Afinal, ninguém quer ter prejuízo, não é mesmo?

Quando se escolhe investir em uma franquia, existem algumas vantagens. O Sebrae separou algumas delas. Confira:

  • Trabalhar com uma marca consolidada no mercado; 
  • Investir em um modelo padronizado e estruturado; 
  • Contar com suporte e treinamento técnico da franqueadora; 
  • Adquirir know-how através da franqueadora; 
  • Ter facilidade na gestão do negócio; 
  • Contar com fornecedores já cadastrados para as compras; 
  • Contar com divulgação e marketing feitos pela franqueadora.

Ao decidir investir em uma franquia, o primeiro passo é fazer o planejamento e pesquisar sobre a marca. 

Em seguida, o investidor entra em contato com a franqueadora para demonstrar interesse. Nesta etapa, pode ser que a marca faça um processo seletivo para compreender se a pessoa interessada tem o perfil do negócio.

Outro passo importante é solicitar para a franqueadora a Circular de Oferta de Franquia (COF). É este documento que apresenta todas as condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes. 

Água de Cheiro: uma ótima oportunidade de negócio

A Água de Cheiro é pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria. A marca é a responsável pela criação de grandes clássicos da perfumaria brasileira, como Absinto e Água Fresca.

Com alto poder de fixação, as fragrâncias da Água de Cheiro são criadas pelas maiores casas de fragrância do mundo, que são referências no desenvolvimento de produtos de alto luxo mundial.

Desde 2016, a marca foi comprada pelo Grupo Narsana, que é composto por mais de 12 empresas e pertence à Beauty Franchising. Além de desenvolver marcas e produtos, o grupo produz fragrâncias e cosméticos e distribui fragrâncias e cosméticos nos segmentos de luxo, seletivo, semiprestígio, massivo e profissional de perfumes e cosméticos.

A Água de Cheiro tem produtos de alta qualidade, acessíveis e interessantes que traduzem o universo do glamour sem arrogância. 

Os produtos não são testados em animais. A qualidade e respeito ao meio ambiente caminham juntos, e a marca tem o melhor custo-benefício para franqueadora, franqueado e consumidor. 

As embalagens têm design moderno, inovador e exclusivos e a marca tem parceria com as melhores casas de fragrâncias do mundo, garantindo qualidade alinhada à tendências nacionais e internacionais.

Categorias de atuação Água de Cheiro

A linha de produtos é vasta, justamente para atingir um público diverso. Veja!

  • Perfumaria: deo-colônias e body splashes;
  • Corpo, banho e capilares: body Lotions, hidratantes, esfoliantes, óleos, sabonetes, shampoos, condicionadores e máscaras;
  • Kits e presentes: kits de catálogo e sazonais; 
  • Linha home e funcionais: bem-estar e aromatizadores de ambientes;
  • Licenciados e multimarcas: fragrâncias importadas e nacionais;
  • Maquiagem: pós, bases, corretivos etc.

Com alto poder de fixação, as fragrâncias Água de Cheiro são criadas pelas maiores casas de fragrância do mundo, que são referências no desenvolvimento de produtos de alto luxo mundial.

Motivos para investir na Água de Cheiro

  1. Primeira rede de franquias de beleza do país;
  2. Produtos clássicos da perfumaria;
  3. Lembrança afetiva com fragrâncias/marca;
  4. Baixo ticket médio;
  5. Loja para compra de presentes.

Modelos de negócio 

A Água de Cheiro possui três modelos de negócio: lojas, quiosques e container.

Lojas Pop 

As lojas pop têm metragem de 15m² a 25m² e o faturamento médio é de R$ 35 mil reais com lucratividade que varia de 16% a 18% e o retorno de investimento é entre 24 a 36 meses. 

Loja pop

Lojas Premium

Esse modelo conta com metragem de 30 m², com faturamento médio de R$50 mil e lucratividade de 16% a 18% com retorno do investimento entre 24 a 36 meses.

Loja premium

Quiosque

Os quiosques têm metragem de 6 m², 8 m² e 9 m². O faturamento neste modelo é de R$25 mil, com lucratividade de 14% a 16% e o retorno do investimento acontece entre 24 a 36 meses.

Quiosque

Container 

Por fim, o modelo container tem metragem 15 m². Neste modelo, o faturamento médio é de R$35 mil. A lucratividade varia de 16% a 18% e o retorno do investimento entre 24 a 36 meses. 

Container

Suporte ao franqueado

Ao decidir investir na Água de Cheiro, o franqueado terá suporte antes e depois da inauguração da unidade.

Durante o processo de implantação da loja, o franqueado será orientado na seleção do ponto comercial com projeto arquitetônico. Também contará com ajuda  para financiamento e projeto financeiro, com apoio jurídico e administrativo; manuais de implantação e operações com treinamento de técnicas de venda e produto; software de gestão integrada e consultoria de campo com publicidade e marketing.

Após a inauguração da loja, o investidor terá consultoria de campo operacional  com auditoria de campo; acesso ao portal de franqueado, um canal exclusivo para atendimento do franqueado; e por fim contará com uma equipe de design para comunicação e peças especiais. 

Faça parte da família Água de Cheiro

Faça parte da família Água de Cheiro

Há mais de quatro décadas no mercado brasileiro, a Água de Cheiro comercializa linhas próprias e produtos fashion brands mundialmente conhecidos. 

Ao longo de toda a trajetória, a marca trabalha para desenvolver produtos de qualidade que atendam aos mais diversos perfis de consumidor, tendo pluralidade e multiculturalidade como valores essenciais de sua história.

Entre em contato e saiba como se tornar um franqueado Água de Cheiro! 

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