O mercado de franquias segue em expansão pelo Brasil. Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor apresentou um crescimento de 19,1% no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O estudo ainda aponta que o mercado avançou de forma geral para R$ 60,5 bilhões de faturamento nos três primeiros meses do ano. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 14,3% e o faturamento atingiu R$ 250,3 bilhões.
Sazonalidade impacta franquias
Segundo a ABF, o resultado constatado no 1º trimestre foi alavancado por fatores sazonais, além do crescimento de setores específicos.
Entre os fatores sazonais, um dos destaques foi o dia a mais em fevereiro (dia 29) e principalmente o fato de a Páscoa ter caído no 1º trimestre em 2024. A ABF também aponta o cenário macroeconômico como peça fundamental.
Outros fatores que influenciaram no desempenho foram o resultado do PIB no 1º trimestre, a queda na taxa SELIC e a inflação mais controlada, que aqueceu o consumo.
Operações e empregos
De acordo com o levantamento da ABF, as redes de franquias mantiveram um bom ritmo de expansão no período pesquisado. Os dados apontam que foram abertas 4,3% mais operações e encerradas 1,9%, resultando em um saldo positivo de 2,4%.
Em relação aos repasses, a estabilidade se manteve, como na pesquisa do mesmo trimestre no ano passado, cujo índice ficou em 0,8% contra 1,0% em 2023.
A variação no primeiro trimestre de 2024 representou um acréscimo de 7.473 operações de franchising no país em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 191.376 operações.
Em relação aos empregos diretos, o setor totalizou 1.658.000, 4,9% a mais do que no mesmo período do ano anterior.
Saúde, beleza e bem-estar lideram em faturamento
Todos os segmentos listados pela ABF apresentaram avanço no faturamento. Em números gerais, destaque para as franquias de saúde, beleza e bem-estar, que contam com o maior valor bruto de faturamento.
De acordo com os dados, o segmento, que inclui as franquias da Água de Cheiro, registrou R$ 12,3 bilhões, no 1º trimestre de 2023. Neste ano, o número saltou para R$ 14,2 bilhões, uma variação de 14,7%.
Outros segmentos que apresentaram crescimento expressivo foram os de alimentação, serviços e negócios, e entretenimento e lazer.
Localização das franquias
O estudo da ABF também realizou um levantamento sobre a localização das franquias. A pesquisa constatou um predomínio das operações de rua, que passaram de 52% para 54,2%.
As operações em shoppings aparecem na segunda posição, embora essa categoria tenha sofrido uma redução de 22,2% para 19,8%.
Já no item “Outros”, que inclui postos de combustível, prédios comerciais, condomínios e clubes esportivos, houve um salto de 5,2% para 11,7%.
Seja um franqueado Água de Cheiro!
Que tal aproveitar o bom momento do franchising e começar a empreender? Na Água de Cheiro, você tem a chance de ingressar em um dos mercados mais lucrativos do Brasil.
Com 47 anos de história, a Água de Cheiro é pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria. A marca conta com um amplo portfólio de produtos nacionais e internacionais, com kits e presentes que vendem o ano todo.
São quatro modelos de franquias disponíveis: Loja Premium, Loja Pop, Quiosque e Contêiner. O investimento inicial varia de R$ 117 mil a R$ 184 mil, com previsão de retorno entre 24 a 36 meses. O potencial de lucratividade é de 14% a 18%.Quer saber mais sobre as franquias da Água de Cheiro? Acesse aqui.