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Franquia ou licenciamento: entenda a diferença entre eles

O licenciamento é concedido temporariamente. A franquia é um sistema que envolve a autorização para os franqueados utilizarem a marca.
Diferença entre franquia e licenciamento

Ao decidir investir em um novo negócio, você pode se deparar com dois termos bastante utilizados: franquia e licenciamento. 

Apesar de apresentarem algumas semelhanças, eles são bem distintos e indicados para perfis diferentes de investimento.

Neste texto, você entenderá a diferença entre eles para ter uma decisão certeira na hora de investir em um novo negócio. Vamos nessa?

O que é licenciamento?

De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL), “licenciamento é o direito contratual de utilização de determinada marca, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada, que pertença ou seja controlada por terceiros, em um produto, um serviço ou uma peça de comunicação promocional ou publicitária”.

O licenciamento é concedido temporariamente, mediante uma compensação financeira. No Brasil, esse pagamento é conhecido como royalty. Quando se fala em personagens, celebridades e obras artísticas, o termo indicado é copyright, equivalente a direito autoral (moral e patrimonial).

O Brasil está entre os seis países com maior faturamento em licenciamento de marcas do mundo. Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá estão entre os mais expressivos.

É um segmento que tem crescido em terras brasileiras. O faturamento de 2023, segundo a ABRAL, foi de pouco mais de R$ 23 bilhões. Um crescimento de 5% em relação ao ano de 2022.

Vamos a um exemplo!

Disney, Marvel e DC Comics são marcas bastante licenciadas em todo o mundo. Big Brother Brasil e MasterChef, licenciados pela Endemol Shine Group, também fazem parte desta lista.

Você já viu uma mochila com a estampa do Mickey ou uma camiseta com o Pateta? Esses produtos são licenciados. 

O que isso quer dizer?

Uma empresa produtora de mochilas e camisetas comprou a licença da Disney para estampar os personagens nos produtos. Isso é licenciamento.

Benefícios do licenciamento

São vários benefícios, entre eles:

  • Reconhecimento do público-alvo;
  • Diferenciação em relação aos concorrentes;
  • Rentabilidade através de margens mais altas pela força da marca;
  • Entrada facilitada nos canais de distribuição;
  • Fortalecimento da marca da empresa;

Mas atenção! No licenciamento, você não terá o mesmo nível de suporte que terá com uma franquia. Isso sem contar que a empresa dona da marca pode licenciar a propriedade intelectual para outras empresas, o que irá aumentar a concorrência. 

O que é franquia?

Já a franquia é um sistema que envolve a autorização para empreendedores, chamados de franqueados, a utilizarem a marca da empresa. Tudo é regulamentado pela lei 13.966/19, conhecida como Lei de Franquia.

Este modelo opera como uma reprodução controlada de um negócio que já foi testado no mercado e está estabelecido. É basicamente uma cópia do negócio já existente. 

Aqui o franqueado deve oferecer os mesmos produtos ou serviços, mantendo a mesma identidade visual e reputação, contudo em locais diferentes. 

Existem grandes marcas que seguem o modelo de franquia que você já deve conhecer, por exemplo, a Água de Cheiro.

No modelo de franquia, a franqueadora, dona da marca, dá todo suporte ao franqueado, como: treinamento, estratégias de marketing e fornecimento de produtos e serviços, por exemplo. A orientação é contínua.

Para entender as principais obrigações entre franqueado e franqueador, clique aqui.

Vamos a um exemplo!

A Água de Cheiro é uma empresa que optou pelo franchising. Isso quer dizer que ela oferece ao franqueado todo suporte para o funcionamento da unidade.

As lojas seguem um mesmo padrão de cores, tamanhos, oferecendo os mesmos produtos.

O que isso quer dizer?

Você pode ir a uma loja Água de Cheiro na capital paulista, no Rio de Janeiro ou em qualquer outra cidade do Brasil que irá encontrar os mesmos produtos com o mesmo padrão de atendimento.

Benefícios da franquia

  • Iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado;
  • Contar com o apoio do franqueador;
  • Existência de um plano de negócio;
  • Maior garantia de melhor participação no mercado;
  • Melhor planejamento dos custos de instalação;
  • Economia com propaganda;
  • Independência jurídica e financeira;
  • Possibilidade de pesquisa e desenvolvimento.

Mercado de franquias em expansão

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou que o mercado de franquias acelerou no 1º trimestre de 2024. Se comparado a 2023, o aumento foi de 19,1% com um faturamento que ultrapassou a casa dos R$ 60 bilhões. 

Os dados apontam que foram abertas 4,3% mais operações e encerradas 1,9%, resultando num saldo positivo de 2,4%.

Água de Cheiro: uma excelente oportunidade para empreender

A Água de Cheiro é uma franquia que já faz parte da vida dos brasileiros há 47 anos.

Após o primeiro contato, a abertura da loja é feita em aproximadamente 90 dias, sendo o período de negociação feito em 30 dias e as obras da loja em até 60 dias. 

O investimento para abrir uma franquia da Água de Cheiro é de R$ 115 mil a R$ 185 mil, com um faturamento anual de R$ 500 mil. O retorno do valor investido gira em torno de 18 e 24 meses.

São quatro modelos para o franqueado: a loja premium, a loja pop, o quiosque e o contêiner. Para saber mais sobre o investimento, clique aqui.

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