Entenda as famílias olfativas e cative seu cliente na hora da venda

As chamadas notas de coração são as que identificam a família olfativa de cada fragrância
Entenda as famílias olfativas

Ao escolher um perfume na loja, o consumidor acaba optando por uma fragrância similar à que ele já tem em casa. Isso significa que ele tem uma família olfativa preferida. 

Quando uma pessoa diz que prefere aromas amadeirados, cítricos ou florais, por exemplo, ela se refere à família olfativa, uma vez que dentro de cada uma delas podem existir fragrâncias diferentes.

Por isso, neste texto, você vai entender como orientar o seu cliente quanto às famílias olfativas e como isso pode ser um diferencial na sua loja.

Família olfativas: o perfume

A perfumaria nasceu por volta do ano de 176 a.c. no Oriente, em homenagem à Hathor, deusa do amor.

No passado, o ato de perfumar era uma prática medicinal na qual eram queimadas ervas, madeiras e raízes. Segundo a crença dos povos antigos, isso tinha efeitos terapêuticos que traziam bem-estar ao enfermo.

O primeiro perfume à base de álcool foi registrado na França em 1390, criado para atender a rainha Elizabeth da Hungria. Já no século 18, foi produzido, também na França, a primeira água de colônia (mistura de óleos de frutas e álcool), que recebeu esse nome em homenagem à cidade de Cologne. 

A classificação para saber se o produto é um body splash ou um perfume vai depender da dosagem de fragrância. Começando dos mais suaves para os mais marcantes, temos:

  • 1% – 3% – Splash Cologne / Body Splash
  • 3% – 8% – Cologne / Colônia
  • 8% a 12% – Deo Cologne
  • 8% – 15% – Eau de Toilette / Água de toilette – EDT
  • 15% – 20% – Eau de Parfum / Água de Perfume – EDP
  • 20% – 25% – Parfum / Perfume

Pirâmide Olfativa

A pirâmide olfativa é dividida em três patamares e serve para destacar as principais notas olfativas da fragrância.

As notas de topo ou cabeça geralmente são mais voláteis e duram menos tempo na pele. Já as notas de coração são aquelas que identificam a família olfativa da fragrância. Por fim, as notas de fundo ou base são marcantes e proporcionam fixação da fragrância na pele. 

Entenda as famílias olfativas

Cítrica inclui frutas cítricas como limão, laranja e mandarina;

Floral: a mais importante das famílias olfativas, geralmente utilizada em perfumes femininos;

Frutal: frutas vermelhas e suculentas. Moderna e vibrante;

Aromática: notas relacionadas às ervas aromáticas. O ingrediente principal dessa família é a lavanda;

Amadeirada: inclui vários tipos de madeiras, raízes, cascas;

Âmbar: dá potência e sensualidade à fragrância;

Gourmand: refere-se ao mundo dos doces e dos alimentos açucarados;

Oriental: faz referência ao oriente. São notas quentes e ricas com presença de âmbar e baunilha;

Chipre: contraste de notas cítricas, florais e amadeiradas;

Fougère: mistura de lavanda, notas cítricas, notas especiadas e notas aromáticas.

Onde aplicar as fragrâncias?

No momento da aplicação das fragrâncias, oriente seu cliente a aplicá-las nos locais mais adequados do corpo.

Nas mulheres, as fragrâncias devem ser aplicadas no pescoço, antebraço, pulso e atrás dos joelhos.

Já nos homens, além de pescoço, antebraço e pulso, o abdômen é mais uma opção.

Onde aplicar os perfumes
Onde aplicar os perfumes

Como orientar o cliente

Quando você ou sua equipe entendem como um perfume é pensado e desenvolvido, fica muito mais fácil entender o desejo do cliente e orientá-lo para uma compra assertiva.

O cliente escolhe o aroma, mas na loja é possível, através de um atendimento humanizado e com conhecimento técnico, proporcionar a ele(a) uma experiência única de compra e uma memória agradável do seu estabelecimento. 

Ao compreender melhor as famílias olfativas e explicá-las de forma simples e completa, é possível despertar no cliente memórias e sensações únicas, as quais ele irá associar a um momento da vida dele. 

Quando essas memórias são despertadas, a chance de concretizar uma venda aumenta, pois você oferece mais do que um produto. Oferece sensações e lembranças que fazem total sentido para ele e desta forma, você agrega valor ao seu produto e contribui para fidelizar o cliente.

Portfólio Água de Cheiro

Com diversas famílias olfativas, a Água de Cheiro tem um portfólio completo, para atender aos mais variados clientes. Veja:

Absinto e Absinto Proibido

Proibido, ousado e forte. São as combinações da misteriosa linha de Absinto. Sua originalidade traduz a sensualidade. O equilíbrio perfeito entre o proibido e a vontade de ser

único. As notas frutais e especiadas dão a esta fragrância um aspecto misterioso e sensual, quase proibido. É a marca registrada da sedução e de personalidade forte.

Absinto Elixir e Absinto Le Jazz

Elixir é uma bebida que possui virtudes mágicas, como uma poção relacionada à paixão. Por isso, a combinação dos nomes Absinto e Elixir remetem à alteração dos sentidos, ideal para uma fragrância que exala sensualidade e elegância.

Absinto Extensão de Linha

Os kits são uma forma de usar o produto com seus complementos. Isso significa prolongar a perfumação, tratar a pele ou usar uma maquiagem que combine com o propósito da fragrância. Além disso, são uma excelente forma de experimentação e artigo para presentear. Seus preços sempre são vantajosos. Ofereça para clientes novos e para os fiéis pela fragrância.

Absinto Le Jazz Extensão de Linha

Os kits são uma forma de usar o produto com seus complementos. Isso significa prolongar a perfumação, tratar a pele ou usar uma maquiagem que combine com o propósito da fragrância. Além disso, são uma excelente forma de experimentação e artigo para presentear. Seus preços sempre são vantajosos. Ofereça para clientes novos e para os fiéis pela fragrância. 

Attractive e Sexy Attractive

Moderno e cosmopolita, Attractive foi inspirado no estilo de vida urbano das grandes capitais mundiais. Uma fragrância com notas que exalam todo o poder de atração.

Attractive Supreme

Poder e mistério são a essência de Attractive Supreme. Supreme é luxuoso. Supreme ostenta a si mesmo. Supreme adora chamar a atenção! É ser influência e inspiração. Supreme é ser e ter… ter brilho, ter poder, ter status, ter personalidade. Intenso, único. Apresenta uma fragrância explosiva. Criada especialmente para elevar seu poder de atração a um nível supremo.

Hydros

As notas frescas fazem de Hydros a colônia para homens esportistas, que veem no poder das águas a sua fonte de renovação. Hydros é ideal para quem gosta de atividades ao ar livre e da sensação de liberdade.

Água Fresca

Extremamente suave e refrescante, para mulheres que gostam de fragrâncias leves. Água Fresca é uma extensão do frescor do banho.

Obelisk

Explosão de elegância, Obelisk é a tradução de mulheres sofisticadas, exuberantes e marcantes que não deixam de lado a feminilidade e a delicadeza.

Relic

Relic é feito para mulheres que brindam a vida da maneira mais alegre e contagiante, sem perder a elegância.

Clássicos

Alegres, poderosas, aconchegantes, apaixonantes, românticas ou até mesmo sensuais. Um perfume possui a capacidade de emocionar quem os usa. Ingredientes marcantes e

lembranças inesquecíveis! A linha Clássicos é composta por fragrâncias que são presentes em histórias e memórias dos apaixonados pela Água de Cheiro!

1920 e 1920 Prestige

Uma fragrância com ar retrô, porém carregada de modernidade e glamour. Um bouquet de flores com notas macias e aconchegantes ao fundo mostram o requinte da mulher que a usa.

1920 Gentleman e 1920 Lord

Uma fragrância pensada para um homem que nunca sai de moda. Ele é sofisticado, elegante, atencioso e cordial. É o charme que faltava para completar uma linha tão clássica e sofisticada.

Meu Bem Estar

Se a rotina faz parte das nossas vidas, porque não fazê-la mais confortável e alegre? Faça com que em seus dias tenham momentos especialmente dedicados a você. A linha é composta por 8 variantes com fragrâncias diretamente associadas a cuidado e conforto.

Crazy Sensação de Morango e Crazy Delírio de Maçã Verde

Fragrâncias marcantes e com personalidade que evocam a personalidade e atitude.

Crazy Morango e Maçã são para mulheres que desejam sempre algo mais, não têm medo de ousar e que criam seu próprio estilo.

Saver Royal e Reserve

O prazer de se usar um bom perfume é tão forte quanto o prazer de saborear um belo whisky. Saver Royal carrega notas de madeira e especiarias que o tornam único e envolvente. Enriquecido com um fundo ambarado e licoroso, cada uma de suas gotas deixa revelar sua sofisticação.

Saver Royal Black

Artesanal, com estruturas de madeira abundante em calor e intensidade, sensualidade superexposta. Um blend com whiskies maturados por, no mínimo, 12 anos. Intenso, sofisticado, elegante e convidativo.

Famílias olfativas dos perfumes
Famílias olfativas dos perfumes

Forest Livre

Todo homem carrega seu impulso de liberdade, seus valores para viver o melhor que a vida tem a oferecer. Rumo ao sucesso! Mais do que um estilo, o melhor estilo de vida!

Confiante, bem-sucedido, carismático, poderoso, livre.

Ideale

A mistura dos elementos cítricos e florais com um moderno bouquet amadeirado fazem desta uma fragrância despojada e refrescante, ideal para pessoas que gostam de estar levemente perfumadas no seu dia a dia.

#Self[ie]

Um perfume para quem é autêntico, independente, adora diversão e a vida! Que sente a necessidade de expor suas opiniões, gostos e principalmente o que é importante, a qualquer momento, de forma verdadeira, descomplicada e feliz.

Para saber mais sobre a famílias olfativas da Água de Cheiro, continue navegando pelo nosso site. 

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