O universo da perfumaria é repleto de termos que podem confundir o consumidor. Por isso, antes de investir nesse mercado, é importante que o empreendedor conheça as classificações das fragrâncias e as principais diferenças entre elas.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil possui o segundo maior mercado mundial de perfumes, no qual 78% da população consome fragrâncias. O setor está otimista e tem a previsão de crescer 6,2% até 2027.
Com o conhecimento do mercado, os investidores poderão aproveitar muito mais o bom momento econômico do segmento e alcançar o sucesso. Leia o texto a seguir para entender como funciona a classificação e as nomenclaturas das fragrâncias.
Quais são as características de um perfume?
Os perfumes são fórmulas que combinam diferentes ingredientes. De forma geral, eles contêm álcool e outras essências extraídas da natureza, provenientes de flores, folhas, sementes, madeiras, frutas, entre outros.
Esses componentes, naturais ou sintéticos, podem ser combinados para compor as mais diferentes fragrâncias. Isso influencia na classificação do perfume, pois, dependendo da essência que predomina na fórmula, ela passa a pertencer a outras famílias.
As principais famílias são:
Cítrica: inclui frutas cítricas como limão, laranja e mandarina;
Floral: a mais importante das famílias olfativas, geralmente utilizada em perfumes femininos;
Frutal: frutas vermelhas e suculentas. Moderna e vibrante;
Aromática: notas relacionadas às ervas aromáticas. O ingrediente principal dessa família é a lavanda;
Amadeirada: inclui vários tipos de madeiras, raízes, cascas;
Âmbar: dá potência e sensualidade à fragrância;
Gourmand: refere-se ao mundo dos doces e dos alimentos açucarados;
Oriental: faz referência ao Oriente. São notas quentes e ricas, com presença de âmbar e baunilha;
Chipre: contraste de notas cítricas, florais e amadeiradas;
Fougère: mistura de lavanda, notas cítricas, notas especiadas e notas aromáticas.
Vale ressaltar que, dependendo do modo como as essências são combinadas, as fragrâncias podem pertencer a mais de uma família, tornando-se duplas ou triplas.
Os diferentes tipos de fragrâncias

A classificação das fragrâncias depende da concentração da essência. Observar o tipo de perfume é o que vai garantir que o cheiro perdure pelo tempo desejado. Veja como funciona essa classificação:
Água de Colônia
A Água de Colônia é a que traz a menor concentração de essência, sendo de 3% a 8% de óleo na mistura. Por ter um cheiro mais leve, sua duração média é de 2 horas. É ideal para aplicar ao longo do dia ou para prolongar a sensação de refrescância após o banho.
Body Splash
Com concentração de até 7%, o Body Splash é uma opção para dias de calor e ocasiões descontraídas. Assim como a Água de Colônia, essas fragrâncias prolongam o frescor depois do banho.
Eau de Toilette
Com uma concentração um pouco maior, de 10% a 15%, o Eau de Toilette (EDT) tem uma durabilidade mais extensa, mantendo a fixação por até 8 horas.
Eau de Parfum
O Eau de Parfum (EDP), também conhecido como água de perfume, tem uma concentração que varia de 15% a 20%. Sendo assim, sua fragrância é ainda mais intensa, variando de 8 a 12 horas por dia. É ideal para trabalhadores do mundo corporativo.
Perfume
Somente as fragrâncias puras recebem essa classificação, que tem alta concentração de óleos essenciais (20% a 30%). O perfume (ou parfum) tem uma fixação intensa, podendo durar mais de 12 horas. Por ser feito com ingredientes mais raros, seu preço costuma ser mais elevado que o das demais opções.
Como orientar os clientes na escolha de fragrâncias
Quando você ou sua equipe entendem como um perfume é pensado e desenvolvido, fica muito mais fácil compreender o desejo do cliente e orientá-lo para uma compra assertiva.
O cliente escolhe o aroma, mas, na loja, é possível, por meio de um atendimento humanizado e com conhecimento técnico, proporcionar a ele(a) uma experiência única de compra e uma memória agradável do seu estabelecimento.
Ao compreender melhor as classificações das fragrâncias e explicá-las de forma simples e completa, é possível direcionar o cliente para o produto que mais se encaixa com seus objetivos, aumentando a satisfação na experiência de compra.
Seja um franqueado Água de Cheiro!
Com a Água de Cheiro, você tem a oportunidade de empreender em um dos mercados mais lucrativos do Brasil. Desde sua fundação, em 1976, a marca se destaca por seu portfólio, incluindo diversos tipos de fragrâncias, cosméticos, maquiagem e cuidados pessoais.
São quatro modelos de franquias disponíveis: Loja Premium, Loja Pop, Quiosque Tradicional e Quiosque Smart. O investimento inicial varia de R$ 86 mil a R$ 226 mil, com tempo estimado de retorno de 24 a 36 meses. O potencial de lucratividade vai de 14% a 18%.Acesse o nosso site e saiba como se tornar um franqueado.